Veja, em números, como está o Mercado da Fotografia

3 1.600

Trabalhar com algo que se ama, se sente que tem o dom ou mesmo que as circunstâncias da vida acabaram conduzindo de uma maneira natural é algo que, fatalmente, envolve tomar nota também do conhecimento de como esse mercado funciona. Quem são os grandes investidores? O quanto esse mercado está em crescimento? Quais são as mais novas tendências? Tudo isso acaba fazendo parte do interesse e até mesmo do cotidiano.

Seja em áreas artísticas (fotografia, cinema, a pintura), comerciais, industriais, esportivas, enfim, o panorama de cada um desses setores acaba mostrando não só o que se pode oferecer de novo ao mercado para “preencher lacunas” como também procurar se especializar cada vez mais em assuntos que atraem cada vez mais os olhares curiosos, situação que acontece fundamentalmente no mundo fotográfico.

Pensando nesse aspecto, hoje olharemos mais a fundo a respeito desse tema graças as informações que anualmente são apuradas pela revista paulistana especializada em fotografia, a FHOX, demonstrando uma gama extremamente interessante de dados e estatísticas que podem ser interpretadas de diversas formas. Formas essas que podem te ajudar na abertura do seu negócio, na escolha da sua área de estudos dentro do universo fotográfico ou mesmo se isso pode afetar no seu hobby de fazer seus cliques informais com sua câmera.

Fotografia de Nicho

Com a crise que se deu início de 2015 para cá alguns setores do mercado cresceram, mas muitos caíram. Ser fotógrafo especialista de uma bolha específica se tornou inviável. A melhor opção para a maioria destes profissionais tem sido ampliar a atuação, focando principalmente em fotografia familiar. Não necessariamente fotografar toda família junta, mas de aproveitar que fotografou o casamento para estabelecer o começo de uma relação e se tornar o fotógrafo da família.

Como exemplo, um retratista que antes fazia apenas imagens de casamentos sentiu-se obrigado a estender suas atividades fotográficas para além da cerimônia. Já alguns Fotógrafos Newborn passaram a fotografar não apenas os recém-nascidos, mas também eventos infantis, gestantes e até mesmo o parto. Os fotógrafos de aniversários, um dos nichos mais afetados pela era das mídias digitais e redes sociais precisaram se adequar para outros eventos.

Uma solução prática tomada por muitos é a super personalização, a criação de coleções e produtos personalizados são recorrentes, ofertas de fotos e produtos impressos, divulgação, vídeos de bastidores e um ensaio completo que dispõe álbum + vídeo tem sido uma boa alternativa.

Queda no Mercado de Câmeras Digitais

De acordo com a CIPA, um grupo industrial com sede no Japão com membros como Olympus, Canon e Nikon, as remessas mundiais de câmeras caíram 87% entre 2010 e 2019, eliminando quatro décadas de crescimento. O declínio acentuado foi impulsionado principalmente por uma queda de venda nas remessas de Câmeras Digitais com lentes embutidas, o tipo que os fotógrafos casuais costumavam confiar antes do surgimento da fotografia em smartphones.

Com cada vez mais pessoas com câmeras de alto desempenho em seus telefones, ter um dispositivo separado apenas para fotos e vídeos parece impraticável. Se, no início, as câmeras do telefone não eram páreo para um bom fotógrafo compacto, hoje as câmeras do iPhone XS ou Samsung Galaxy S10 são altamente capazes de acompanhar suas necessidades artísticas.

Estatística de fotos tiradas mundialmente.

O gráfico acima criado pela Statista em 2017, mostra o crescimento do número de fotos tiradas desde 2013. Em 2017 a InfoTrends relata 1,2 trilhão de fotos capturadas, 85 por cento delas foram tiradas com um smartphone (o máximo na história da humanidade até então!), esta é uma estimativa conservadora, o número pode chegar a 14 trilhões!

Como fica o futuro da fotografia?

Mesmo diante destes dados que podem assustar alguns fotógrafos, o mercado de câmeras sempre terá espaço para Câmeras DSLRs e Câmeras Mirrorless para atender entusiastas e profissionais. A Câmera Digital é um segmento que ao contrário dos Smartphones, segue na contramão do mercado e está lentamente, mas certamente, sendo consumida.

Ainda existe um mercado enorme entre os fotógrafos ávidos que procuram arquivos de qualidade superior e mais flexibilidade. Só podemos esperar que os fabricantes de câmeras continuem tentando satisfazer nossas demandas e desejos cada vez maiores de criar câmeras ainda melhores.

Fonte: https://fhox.com.br/

você pode gostar também
3 Comentários
  1. […] A fórmula viver de fotos tem a finalidade de permitir ao fotógrafo o aprendizado rápido de todos os requisitos para trabalhar com escolas municipais, estaduais, particulares e creches, que entendemos ser verdadeiras minas de ouro. Aline Mascarenhas irá ajudar você a explorar os melhores nichos em diversos setores do mercado de fotografia. […]

  2. […] mercado fotográfico existe uma forte tendência  de separar  as lentes prime das lentes zoom, alegando […]

  3. Monstro Medieval Diz

    Tem que ressaltar que boa parte dessas dicas valem se o objetivo é fazer a foto o mais parecida possível com a realidade. Com intenções artísticas as regras são diferentes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.