6 erros fotográficos comuns cometidos por fotógrafos amadores

1 606

Todos os fotógrafos concordam com uma coisa: todos eles já cometeram erros fotógrafos quando estavam começando a carreira. Desde a linhas de horizonte tortas até o foco precário, vamos mostrar alguns dos erros mais comuns cometidos por fotógrafos amadores.

1. Fotos sem graça

Muitos fotógrafos amadores se perguntam por que as imagens deles ficam tão sem graça se comparadas às fotografias profissionais nas quais eles se inspiram. Na maioria dos casos, isso acontece devido à iluminação da cena. A luz é um dos principais elementos de qualquer fotografia e muitas vezes, se a imagem não é iluminada o suficiente, independente do que for retratado, ela pode ficar sem graça e desinteressante – e esse é um dos principais erros fotográficos cometidos por amadores.

2. Foco ruim

O foco correto é absolutamente fundamental para uma fotografia. Não importa o quão perfeita está a sua iluminação, ou o que será retratado, se ele estiver focado da maneira errada, ou se a câmera se mover na hora do disparo, sua fotografia estará arruinada.

Um dos principais motivos que levam os fotógrafos amadores a cometerem esse erro é se apoiar no modo de foco automático da câmera. Nesse modo, o sistema da própria câmera digital escolhe um ponto para focar e, muitas vezes, esse sistema pode escolher algum elemento atrás, ou na frente do assunto principal da sua imagem.

Existem algumas dicas que podem te ajudar a fazer o foco corretamente, mas para iniciar, o que você precisa saber é: use o modo de foco manual combinado com um tripé e seja paciente: permita-se ter tempo o suficiente para você pensar na composição e na imagem como um todo. Dessa maneira, você vai saber exatamente onde focar.

erros fotograficos

3. Horizonte torto

Muitos fotógrafos profissionais concordam que um dos maiores erros fotográficos cometidos por amadores é deixar o horizonte torto nas imagens. E fotografias com linhas de horizonte tortas não ficam boas.

Se você usar um tripé, esse problema pode ser facilmente evitado, já que muitos tripés mostram o nivelamento. Se você estiver fotografando com a câmera na mão, é importante se concentrar e conseguir que as linhas do horizonte fiquem retas no visor de seu equipamento. Se você fizer a foto e elas não estiverem corretas, você pode corrigi-las no Photoshop, ou no Lightroom.

erros fotograficos

4. Muito ruído

Os fotógrafos amadores também podem encontrar dificuldades em deixar as suas fotografias nítidas. Atingir essa nitidez já pode ser desafiador em condições boas de iluminação, mas é realmente difícil quando há pouca luz no ambiente.

Uma maneira de evitar esse, que é um dos erros fotográficos mais comuns, é ajustar diminuindo a velocidade do obturador da câmera  em condições ruins de iluminação e diminuir o ISO.

5. Edição demais

Todas as fotografias podem ser beneficiadas com um pouco de edição, porém, se ela for excessiva, pode causar efeitos negativos ao invés de melhorar o trabalho. O segredo é trabalhar a edição de imagens para que ela fique sutil e favoreça a fotografia ao invés de levÁ-la ao extremo.

Um dos maiores erros fotográficos, portanto, é editar tanto a imagem até ela parecer falsa. Quando isso acontece, é difícil convencer qualquer editor a aceitar publicá-la em algum lugar.

erros fotograficos

6. Corta mal a fotografia

A maneira como você corta a sua imagem no processo de edição pode ter um impacto poderoso na fotografia. Se você posicionar o sujeito principal da sua fotografia perto de muita coisa, ele pode ficar perdido dentro do enquadramento.

Por outro lado, não mostrar o que está ao redor pode prejudicar a história que você deseja contar com a sua fotografia.
Sendo assim, o segredo é cortar a sua fotografia na hora em que você está a fazendo, através das técnicas de enquadramento.

você pode gostar também
1 comentário
  1. […] ajustar a abertura para diferentes efeitos fotográficos, o medidor de luz interno da câmera mede as condições de iluminação da cena e ajusta a […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.