Home»Dicas de Fotografia»5 exercícios práticos para se tornar um fotógrafo cada vez melhor!

5 exercícios práticos para se tornar um fotógrafo cada vez melhor!

eMania https://blog.emania.com.br/content/uploads/2015/05/logotipo.png
eMania
8
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

Nós, como seres humanos descontentes, nunca estamos satisfeitos com o que alcançamos. Sempre acreditamos que podemos ser mais, ir além e ter mais habilidades do que as atuais. Isso é bom, afinal é essa inquietude que nos faz evoluir e reinventar as nossas habilidades diariamente.

Mas você já parou para pensar como manter essa evolução na fotografia? Como se manter atualizado e por dentro das últimas tendências do mercado? Ou ainda, como evitar cair na mesmice e deixar que a concorrência passe por cima de você? Alguns exercícios práticos podem ajudá-lo nessa tarefa.

Veja neste post 5 exercícios de fotografia simples para se tornar um fotógrafo melhor a cada dia. Acompanhe essas dicas e descubra definitivamente como melhorar o seu desempenho como fotógrafo e surpreender os seus clientes. Confira!

1. Mantenha seu portfólio atualizado

Já falamos em outro post sobre a importância de um portfólio de fotografia, mas mantê-lo atualizado é igualmente essencial para sua carreira. Você não pode publicar algumas dezenas de fotos em seu site e depois nunca mais atualiza-lo.

Com o passar do tempo, suas técnicas fotográficas e gostos pessoais vão mudando bastante. Chegará um ponto em que aquelas fotos antigas nada terão a ver com o seu trabalho atualmente, algo que pode decepcionar as pessoas que o contratarem ou não fazer jus ao seu talento.

Portanto, tenha o hábito de atualizar o seu portfólio com frequência. Você pode separar um dia no mês para fazer isso, atualizar de forma trimestral, anual ou outra frequência. O mais importante é garantir que aquelas imagens retratam exatamente o seu conhecimento técnico e o resultado que é capaz de gerar nas imagens.

2. Abandone a marca d’água

É tentador adicionar a sua logomarca a cada foto que publica em suas redes sociais ou portfólio. Talvez você acredite que isto está contribuindo para preservar o seu trabalho e garantir que não “roubem” as suas fotos, mas na verdade não é bem assim.

Hoje qualquer pessoa é capaz de tirar uma marca d’água em softwares de edição de imagens, mesmo aquelas com pouco conhecimento de fotografia. Então, quem quiser copiar sua foto fará isso com ou sem logomarca.

Outros fotógrafos acham que se adicionarem a logo em um local adequado e de tamanho suficiente estarão livres do plágio. Mas tudo o que conseguem é fazer com que seus admiradores fiquem furiosos, pois a marca tampou completamente a imagem e acabou com a foto que você levou horas para fazer.

Sendo assim, esqueça a marca d’água de suas fotos, abandone essa estratégia que na verdade é uma perda de tempo. Experimente liberar alguma de suas fotos gratuitas em bancos de imagens, para seu trabalho alcançar mais pessoas e você ganhar fama naturalmente.

Com certeza você terá resultados melhores se fizer isso, do que ficar colando sua logo em todas as fotos que registrar. Além de inútil é uma completa perda de tempo, que você poderia aplicar em algo mais proveitoso.

3. Sempre esteja atualizado

Você sabe dizer o que é tendência na fotografia atualmente? Consegue saber quais cliques estão na moda e quais fotos já estão ultrapassadas?

Para um fotógrafo profissional é muito importante se manter atualizado sobre as novidades da fotografia. Tendências, modismos e novas técnicas surgem a todo o momento. E você precisa acompanhar tudo o que acontece, além de aproveitar o time para diferenciar as suas imagens.

Procure acompanhar blogs de autoridade sobre o tema, fotógrafos experientes e personalidades que você admira em seu estilo fotográfico. Veja as fotos deles com frequência, se informe sobre novas técnicas e fique por dentro das novidades.

Além disso, não deixe de se informar oficialmente através de cursos, workshops, livros, feiras e competições. E não esqueça de postar esses compromissos em suas redes sociais também, a fim de mostrar para seus potenciais clientes que está se atualizando.

4. Consistência é a chave do sucesso

Com que frequência você posta novas fotos em suas redes sociais, no seu portfólio ou site? Quantas vezes tira a sua câmera digital da bolsa para fazer fotos livres, sem ter nenhum ensaio fechado?

Um ditado popular já dizia que “a prática leva à perfeição” e com a fotografia não é diferente. Quanto mais fotos você registra, melhores ficam as suas habilidades fotográficas, mais desenvolvido o seu olhar fotográfico estará e mais fácil será construir as imagens que você sempre sonhou.

Por esse motivo, não deixe para tirar fotos apenas quando tem um cliente. Aproveite outras oportunidades livres para se exercitar, experimentar novas técnicas e inovar em suas imagens.

Não existe tempo ruim para fotografar quando estamos preparados e dispostos a aprender. Use essas chances para se aprimorar, além de aumentar o seu portfólio de fotografias e ter mais chances de atrair novos clientes.

Uma excelente dica é reservar uma data específica para esse ensaio livre e para atualizar suas redes sociais. Não subestime a importância da consistência para o seu trabalho de fotografia.

5. Exercite a sua criatividade diariamente
5 exercícios práticos para se tornar um fotógrafo cada vez melhor!

Uma das habilidades mais essenciais para um fotógrafo é a criatividade. Se você perdê-la terá dificuldades nesse mercado e suas fotos sofrerão por conta disto.

Uma forma de evitar o bloqueio criativo, ou a exaustão mental, é exercitar sua criatividade diariamente. É claro que tirar fotos com frequência ajuda, como falamos no tópico anterior, mas você ainda pode ir além.

Leia um bom livro, assista filmes, séries, novelas, documentários e outras produções artísticas. Vá ao teatro quando possível, tire umas férias de vez em quando, divirta-se. Tudo isso contribui para manter a sua energia em dia, além de ser uma ótima forma de colecionar ideias.

Você vai ver que algo que viu lá no teatro ou no cinema pode ser usado para um ensaio fotográfico, por exemplo. Tudo está conectado e com as artes não é diferente. Então tenha o hábito de buscar inspirações para seu trabalho, especialmente fora da fotografia.

E aí, você pratica alguns desses exercícios de fotografia para melhorar suas habilidades? Tem outras dicas de fotografia para compartilhar com a gente? Deixe o seu comentário abaixo!

Comente

Post anterior

A magia de dominação da arte chamada fotografia subaquática

Próximo post

Agora acabou! Canon encerra de vez a venda de câmeras analógicas

O Autor

Nizar Escandar

Nizar Escandar

Editor Chefe do Blog eMania