Home»Dicas de Fotografia»Descubra as relações entre a sua lente e o ângulo de visão

Descubra as relações entre a sua lente e o ângulo de visão

eMania
3
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

O ângulo de visão é a medida que mostra o quanto de uma cena, ou elemento, uma lente pode absorver. A medida é representada por graus e pode ser feita horizontalmente, verticalmente, ou diagonalmente em uma imagem.

Nesse caso, a distância focal é essencial: lentes com distância focal mais curta são capazes de capturar mais de uma cena em apenas uma fotografia. Enquanto isso, distâncias focais mais longas oferecem uma visão mais limitada. É claro que você pode afastar a câmera da cena para trazer mais elementos à fotografia, ou se aproximar do modelo para preencher mais o quadro da imagem. Outra opção é ficar no mesmo lugar e usar o zoom da lente para aproximar, ou afastar algo do quadro. Independente da sua escolha, o ângulo de visão para a distância focal da sua lente fotográfica não vai mudar.

O que muda efetivamente, é e relação entre os objetos que estão na fotografia se você e a sua câmera se moverem para mais longe, ou mais perto.

Como o movimento funciona de acordo com o ângulo de visão

– Se você se aproximar da cena a ser fotografada com uma lente grande angular, você vai capturar mais elementos do plano de fundo, do que do assunto principal da imagem.

– Por sua vez, a lente longa se comporta ao contrário conforme você se afasta: ela vai registrar uma porção menor do plano de fundo em relação ao objeto principal.

Distância focal e ângulo de visão

Quando fotógrafos falam sobre a distância focal de uma lente, o que eles querem focar é no ângulo de visão. Isso porque o ângulo de visão vai determinar como uma cena pode ser enquadrada e composta em uma fotografia.

Dito isso, as lentes mais longas, com distâncias focais de 200 mm, 300 mm e 400 mm oferecem ângulos mais estreitos, o que facilita o isolamento de objetos dentro de uma cena mais ampla.
Porém, há uma desvantagem em ter um ângulo de visão com poucos graus: ao mesmo tempo em que é fácil isolar esses objetos, também é mais fácil perdê-lo dentro de uma cena maior, já que o mínimo movimento da câmera digital pode causar um efeito dramático e você terá de focar tudo de novo.

Esse problema é ressaltado se você estiver tentando fotografar um objeto, ou elemento em movimento, como fotografar pássaros voando de perto com uma lente de 600 mm.

Já as lentes grande angulares invertem esse problema: as distâncias focais entre 16 e 35 mm são capazes de capturar vários detalhes de uma foto e, consequentemente, fica mais fácil enquadrar e recompor uma cena rapidamente.

ângulo de visão

Mas, como tudo na vida, existe a desvantagem: nesse caso, fica mais fácil registrar elementos distrativos e indesejados, que entram no enquadramento quando você estiver posicionado para fotografar. Desse modo, fica mais difícil destacar apenas um elemento principal dentro de uma cena rica e cheia de “ruídos”.

Utilizando o ângulo de visão criativamente

Todas essas características distintas dos ângulos podem ser usadas criativamente nas suas fotografias. Por exemplo, se você estiver em um lugar muito pequeno, onde não há muito espaço para se locomover, você pode usar uma grande angular para conseguir capturar o elemento principal da imagem e o que está em volta dele.

Você também pode brincar com a escala, já que os objetos que estão próximos à câmera vão parecer muito maiores em relação aos objetos que estão distantes dela.

ângulo de visão

Como escolher a lente certa para uma cena específica

Quanto mais curta for a distância focal, maior será o ângulo de visão que ela proporciona. Por exemplo, uma lente fisheye de 8 mm pode capturar uma imagem de 180º – se você não tomar cuidado, até o seu pé pode aparecer na imagem.

Por outro lado, as teleobjetivas oferecem um ângulo de visão de apenas três, ou quatro graus.

Tendo isso em mente, fica mais fácil escolher a lente apropriada para a cena que você está retratando.

Post anterior

Como conseguir fotografar um ambiente a luz de vela

Próximo post

Como tirar fotos em 360 graus mais bonitas com seu Smartphone?