Não é de hoje que nossa sociedade discute os efeitos da ação do homem na natureza. E uma das maneiras de notarmos as mudanças ao nosso redor é, sem dúvida, por meio da fotografia. Ela é, aliás, ponto central na discussão em aulas de educação ambiental em muitas escolas, universidades e organizações ao redor do mundo. A fotografia de natureza é um modo de chamar atenção quanto à importância da causa ambiental para os seres humanos.
Desse modo, hoje trazemos um importante fotógrafo que conciliou o meio ambiental com uma estética apurada e exímia técnica profissional: Ansel Easton Adams. Nascido na cidade americana de San Francisco, em 1902, teve a infância marcada pela adoração ao piano. Porém, foi na fotografia que encontrou seu grande amor ao ganhar uma Kodak dos pais, aos 16 anos de idade, durante uma viagem em família para o Parque Nacional de Yosemite. Lugar que ele fotografaria, inclusive até o fim de sua vida aos 82 anos.
O início da conscientização
Em 1919, associou-se ao Sierra Club, primeira ONG norte-americana dedicada à preservação do meio ambiente. Durante a década de 1920, organizou diversas expedições fotográficas ao Yosemite, permitindo que ficasse reconhecido na época. Em 1926, ele tirou uma importante fotografia do mesmo Yosemite que visitava quando criança. A foto conhecida como “Monolith, a Face of Half Dome”, é um marco da construção do reconhecimento como fotógrafo.
Já na década de 1930, Ansel Adams intensifica o processo criativo de fotografias de natureza. A técnica fotográfica sempre foi levada muito a sério por ele em meio aos testes de novos equipamentos fotográficos. Não por acaso, ele incluiu o seguinte trecho em seu livro “A Câmera”:
“Prefiro mostrar a natureza de diferentes modelos de câmeras e seus recursos, esperando que o fotógrafo possa levar essas discussões em consideração no contexto de suas intenções e de seu próprio estilo.”
Enquanto muitos especialistas consideram ao trabalho de Adams à beira da perfeição, outros o criticam negativamente pela excessiva busca do ideal estético. Aí está uma discussão pertinente, pois é fato que o norte-americano era obcecdo pela perfeição harmônica em suas imagens.
O importante é que Ansel Adams, que faleceu em abril de 1982, deixou um importante legado para a fotografia de natureza. Contribuição essa fundamental para a ideia do segmento enquanto importante ferramenta de divulgação de temas ambientais. Com certeza, ele foi um dos fotógrafos precursores na defesa do meio ambiente que, felizmente, cresce cada dia mais.