As 10 principais diferenças entre a Mirrorless Panasonic Lumix GH5 e GH5S

0 748

Seguindo a Câmera Panasonic Lumix DC-GH5 Mirrorless (a solução híbrida de vídeo / vídeo) e a Lumix G9 Mirrorless (o modelo esportivo e de vida selvagem), a Lumix acaba de lançar a Câmera Panasonic Lumix DC-GH5s Mirrorles e, como você pode esperar, este terceiro carro-chefe se concentra inteiramente em vídeo.

Nem um ano atrás, elogios estavam sendo feitos sobre os recursos avançados de vídeo da Lumix DC-GH5 Mirrorless, então é natural se perguntar: como esta câmera ainda mais orientada para vídeo se compara?

As 10 principais diferenças entre a Mirrorless Panasonic Lumix GH5 e GH5S

Bem, do lado de fora, muito pouco mudou. As duas câmeras têm o mesmo design e dimensões, o que significa que muitos acessórios funcionarão perfeitamente em ambos. As únicas diferenças visuais são o botão vermelho de gravação de vídeo, o anel vermelho ao redor do disco de acionamento e o vermelho S no nome. O layout dos botões também é o mesmo, incluindo o Joystick AF traseiro.

As 10 principais diferenças entre a Mirrorless Panasonic Lumix GH5 e GH5S As 10 principais diferenças entre a Mirrorless Panasonic Lumix GH5 e GH5S As 10 principais diferenças entre a Mirrorless Panasonic Lumix GH5 e GH5S
Com exceção da taxa de atualização que atinge 120fps na Panasonic Lumix DC-GH5s ao invés de 60fps, as especificações do EVF não diferem (3,860k pontos e 0,76x de ampliação). E a tela LCD multiângulo de 3,2 polegadas é exatamente a mesma com 1620k pontos.

É só quando olhamos sob o capô que podemos encontrar algumas diferenças relevantes sobre as quais vale a pena falar. Aqui estão os dez mais importantes!

Declaração de Ética: As informações fornecidas neste artigo baseiam-se em nossa experiência pessoal com a Lumix DC-GH5 Mirrorless e em um rápido hands-on com um GH5S de pré-produção no evento de imprensa do Reino Unido. Se tivermos a chance de usá-los lado a lado no futuro, publicaremos uma comparação completa. Não nos pediram para escrever nada sobre essas câmeras, nem recebemos qualquer tipo de compensação. Dentro do artigo, existem links afiliados. Se você decidiu comprar algo depois de clicar no link, nós receberemos uma pequena comissão.Obrigado!

1. Sensor

Câmera Panasonic Lumix DC-GH5 Mirrorless possui um sensor Live Mos de 20MP que é atualmente a maior resolução que você pode encontrar em uma câmera Micro Quatro Terços. Não há filtro de baixa passagem para maximizar a nitidez.

A Câmera Panasonic Lumix DC-GH5s Mirrorless tem um novo chip projetado com metade da contagem de megapixels (10,2 MP). Quanto maior o pixel, mais luz ele pode reunir, o que ajuda a reduzir o ruído em altas sensibilidades, assim como a série A7s da Sony.

Seguindo os passos das câmeras Lumix anteriores, como o GH2 e o LX100, a GH5S usa o formato de proporção de múltiplos aspectos. Como o sensor é um pouco maior que a área coberta pela lente, é possível alterar a relação de aspecto (4: 3, 16: 9 etc.), mantendo o mesmo ângulo de visão diagonal.

As 10 principais diferenças entre a Mirrorless Panasonic Lumix GH5 e GH5S

2. Sensibilidade ISO

A Panasonic Lumix DC-GH5 tem um intervalo de 200 a 25600 ISO e amplia os valores de “pull” para 100. Para o vídeo, o intervalo vai apenas de 200 a 12800.

Em nossa experiência, descobrimos que a câmera funciona muito bem até 6400 ISO para fotos e 3200 ISO para vídeo. Você pode empurrá-lo para 6400 para filmes também se você jogar com a configuração de redução de ruído um pouco.

Panasonic Lumix DC-GH5s leva o desempenho de pouca luz a um novo nível para o Micro Quatro Terços (m4/3). Oferece um intervalo de 160 a 51200 ISO com valores estendidos até 80 e até 204800 ISO. O intervalo inteiro, incluindo as configurações estendidas, está disponível para fotografias e vídeos. Esses valores são possíveis graças aos pixels maiores no sensor e ao ISO duplo nativo da câmera.

Ao contrário da Panasonic Lumix DC-GH5 que tem um ISO nativo de 400, o GH5S tem dois valores nativos de ISO 400 e ISO 2500. Então, por exemplo, se você quiser gravar 6400 ISO, o GH5S amplifica o ganho (maior voltagem para o sensor) a partir do 2500 valor nativo em vez do valor de 400 ISO. Isso significa que não precisa ampliar o ganho tanto quanto o GH5.

As 10 principais diferenças entre a Mirrorless Panasonic Lumix GH5 e GH5S As 10 principais diferenças entre a Mirrorless Panasonic Lumix GH5 e GH5S

A julgar pelas imagens comparativas oficiais gravadas em ISO 6400 e ISO 12800, a Panasonic Lumix DC-GH5S produz mais contraste e menos ruído nas sombras. Também tivemos a chance de gravar brevemente um teste ISO com a nova câmera em um evento de imprensa e os resultados em ISOs altos foram de fato muito bons, com imagens úteis até 12800 ISO.

3. Capacidades 4K e 6K
Ambas as câmeras podem gravar em formatos 4K Ultra HD (3840 × 2160) ou Cinema 4K (4096 × 2160). Com 4K regular as duas câmeras podem ir tão rápido quanto 50 / 60p mas no Cinema 4K a GH5 é limitado a 24p. A GH5S, por outro lado, pode gravar 4K e C4K a 50 / 60p.

Os dois produtos podem gravar internamente em 4: 2: 2 10-bit e 400mpbs em 4K (200mbps em 1080p) até 30p.

O sensor de alta resolução também oferece ao Panasonic Lumix DC-GH5 uma vantagem em relação à resolução máxima de vídeo. Ele pode gravar 6K no modo anamórfico até 30p e possui um modo de foto de 6K que permite gravar em 30p e salvar qualquer um dos quadros de vídeo em um JPG de 18MP.

As 10 principais diferenças entre a Mirrorless Panasonic Lumix GH5 e GH5S
GH5, 1/4000, f / 5,1, ISO 1000 – 6K foto

As duas câmeras podem gravar imagens anamórficas em 4K até 60p e ter os recursos de foto 4K até 60p também.

4. Vídeo em câmera lenta
Panasonic Lumix DC-GH5 tem um excelente modo VFR com um máximo de 180fps, o que lhe dá uma filmagem em câmera lenta de até aproximadamente 6x.

A Panasonic Lumix DC-GH5s vai um passo além com um máximo de 240fps.

5. Curva gama V-Log L
O V-Log L é a curva de gama Log da Panasonic. Ele permite gravar a faixa dinâmica mais ampla possível no modo de vídeo, usando a faixa de sensibilidade nativa da câmera (ISO 400). No entanto, não é incluído por padrão na Panasonic Lumix DC-GH5 e custa cerca de US $ 100 para download. O GH5S vem com o V-Log L já instalado.

6. Estabilização de imagem
Panasonic Lumix DC-GH5s tem seu quinhão de novas tecnologias em comparação com a GH5, mas há uma característica importante que está faltando: estabilização de 5 eixos.

As 10 principais diferenças entre a Mirrorless Panasonic Lumix GH5 e GH5S

A Panasonic Lumix GH5 pode usar seu sistema de estabilização no corpo em combinação com a estabilização ótica das lentes Lumix para um desempenho superior até 5Ev de compensação (padrões CIPA). Este sistema é chamado Dual IS2.

A Panasonic GH5S, por outro lado, só pode confiar na estabilização ótica de lentes Panasonic ou hardware estabilizador de terceiros.

7. RAW de 14 bits
Sabemos das muitas melhorias feitas nas especificações de vídeo da Panasonic GH5S, mas e ainda dos fotógrafos – existe alguma coisa que possa interessá-los? Bem, enquanto a resolução do sensor não é nada para escrever, a inclusão do RAW de 14 bits é uma surpresa muito boa. Se minha memória me serve bem, é a primeira Câmera Micro Quatro Terços (M4/3) a exceder 12 bits.

O 14-bit fornece mais informações de cor, o que é bom, mas seria mais bem-vindo no GH5, já que é mais orientado para o still do que a GH5S.

As 10 principais diferenças entre a Mirrorless Panasonic Lumix GH5 e GH5S

8. Autofoco velocidade e sensibilidade
Ambas as câmeras utilizam o sistema AF Depo de Defocus da Panasonic, que funciona com a detecção de contraste, mas oferece uma velocidade mais rápida do que os sistemas tradicionais baseados em contraste. A  Panasonic Lumix GH5 usa uma versão mais rápida com uma velocidade de bloqueio de 0,05s.

A  Panasonic Lumix GH5S é um pouco mais lento, com uma velocidade de bloqueio de 0.07s, mas tem melhor sensibilidade com pouca luz (-5Ev vs -4Ev na GH5).

Também estão incluídas as configurações personalizadas do AF-C que permitem ajustar o comportamento do AF em ambos os produtos.

9. Conexões adicionais
As duas câmeras possuem uma porta HDMI de tamanho completo, USB Tipo C, entrada para microfone, saída de fone de ouvido, entrada remota, sincronização com flash e dois slots para cartão SD com compatibilidade UHS-II.

A  Panasonic Lumix GH5s tem entrada e saída de timecode que funciona através da porta de sincronização flash (um cabo é fornecido), o que significa que você pode genlock com câmeras broadcast. O microfone na porta também pode ser usado como entrada de linha para outras fontes de áudio.

10. Preço
A  Panasonic Lumix GH5 pode ser encontrado para cerca de R$12mil apenas o  corpo ou em um kit 12-35mm f / 2.8 ou o 12-60mm f / 2.8-4.

Panasonic Lumix GH5s é mais caro a partir de R$14mil para o corpo sozinho. Não há pacotes de lente do kit.\

As 10 principais diferenças entre a Mirrorless Panasonic Lumix GH5 e GH5S

Conclusão
A Câmera Panasonic Lumix GH5s Mirrorless é a escolha lógica para os gravadores de vídeo, uma vez que a câmera foi projetada para esse propósito mais do que qualquer modelo Lumix até hoje.

Mas a verdade é que a Câmera Panasonic Lumix GH5 Mirrorless, apesar de ser rotulado como um modelo híbrido, é tão capaz de reproduzir vídeo quanto a GH5 em muitos aspectos, e é muito mais capaz do que muitos de seus concorrentes no mercado Mirrorless. Por esse motivo, também continua sendo uma opção válida para o trabalho de vídeo profissional.

Talvez o aspecto mais importante a ser considerado seja a maior faixa de sensibilidade ISO da Lumix GH5, pois resolve – ou pelo menos minimiza – um problema que a Micro Quatro Terços (M4/3) sempre enfrentou, que é o desempenho com pouca luz. Se você trabalha frequentemente em condições de pouca luz, certamente encontrará os Lumix GH5s como uma ferramenta mais flexível para trabalhar.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.