Home»Artigos de Foto e Vídeo»O que é Foto 4K? Tecnologia da câmera da Panasonic explicou

O que é Foto 4K? Tecnologia da câmera da Panasonic explicou

eMania https://blog.emania.com.br/content/uploads/2015/05/logotipo.png
eMania
1
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

A Panasonic tem recurso em suas câmeras chamado “4K Photo“, algo que investe muito tempo para promover – mesmo oferecendo um botão dedicado para Foto 4K em algumas de suas câmeras.
O que é Foto 4K? Tecnologia da câmera da Panasonic explicou

No entanto, há muito espaço para confusão em torno do que realmente é. Então, para esclarecer as coisas, estamos mergulhando na Foto 4K para explicar rapidamente o que é e o que não é.

4K é sobre vídeo, certo?
Se você já ouviu falar sobre 4K antes de ser provável em termos de vídeo. Há jogos 4K, 4K Blu-ray e televisores 4K e, sim, é tudo sobre exibição de vídeo.

Mas no caso da função Foto 4K da Panasonic, não é um vídeo que você tem, é uma fotografia de resolução 4K, que é de cerca de 8 megapixels.

Normalmente, na sua TV, essa resolução de 4K seria de 3840 x 2160 pixels por causa do aspecto 16: 9, embora em alguns casos você possa capturar fotos em um aspecto diferente, como 4: 3 ou 3: 2, que são mais comuns para a fotografia.

Então, é uma Foto 4K realmente um vídeo? Sim, um vídeo 4K é capturado, mas o resultado final é uma fotografia com resolução 4K.

Como funciona a Foto 4K ?
Foto 4K é realmente uma forma de dispero burst. Isso difere da captura “contínua” ou “alta velocidade” oferecida pelas câmeras Lumix, que geralmente tem cerca de 12fps – porque essa função está usando a resolução total do sensor, por exemplo, 16 megapixels.

O que a Foto 4K oferece é uma captura mais rápida a 30 quadros por segundo, o que é muito mais impressionante e capaz de congelar ação de movimento rápido de uma maneira que 12fps não conseguem. Tomemos por exemplo pessoas pulando – 4K a foto é a melhor opção, porque é muito mais provável que você congele a ação naquela cena.

Isso porque está usando a captura de vídeo 4K para trabalhar essa mágica e, em seguida, apresentar a opção de salvar a imagem perfeita como uma foto.

As opções que você adquire diferem de câmera para câmera porque você é governado até certo ponto pela potência oferecida, mas no final, o 4K Photo funciona da mesma maneira em todos os modelos, usando 30fps para captura e apresentando uma imagem de 8 megapixels para economizar o fim.

Por que usar foto em 4K?
A filmagem em alta velocidade é muito divertida e produz ótimos resultados, e é o que você escolherá se quiser capturar algo em ação, como congelar um momento no automobilismo ou apenas seu cachorro sacudindo a água de sua pele. Embora você possa fazer uma única foto com uma velocidade rápida do obturador, provavelmente perderá o momento.

Nestes casos, quanto mais rápido é melhor, a capacidade de 30fps da Foto 4K é uma vantagem real para obter a foto desejada.

A desvantagem, é claro, é que você está recebendo apenas uma foto de 8 megapixels no final e isso tem algumas limitações se você quiser ampliar e cortar. Por essa razão, a Foto 4K é mais adequado para cenas muito deliberadas, onde tudo se encaixa bem no quadro, por exemplo, o seu cão, criança, que os resultados clássicos do exame saltam no ar.

Então, a Foto 4K é realmente apenas um termo de marketing inteligente?
Shhhh, não seja tão negativo. Bem, sim, sim.

Tudo relacionado a “4K” imediatamente traz à mente a mais recente tecnologia “4K Photo” não é exceção – soa avançado de uma forma que “8 megapixels de Foto” não faria. Afinal, a sua câmera do smartphone provavelmente tem uma resolução superior a 8 megapixels na parte de trás, então a mensagem se perderia.

A verdadeira mensagem é que a Foto 4K é sobre agarrar o momento perfeito em ação de movimento rápido, dando-lhe uma ótima foto nítida, perfeita para compartilhar.

Comente

Post anterior

As 10 principais diferenças entre a Mirrorless Panasonic Lumix GH5 e GH5S

Próximo post

Você sabia que existe um banco de imagens voltado a fotos de pessoas negras?

O Autor

Nizar Escandar

Nizar Escandar

Editor Chefe do Blog eMania