Para chegar ao resultado sobre as fotografias mais famosas da história mundial contemporânea, fizemos uma compilação de listas em sites especializados em fotografia e história. Veículos esses, aliás, que listam fotos publicadas em grandes revistas, jornais e premiações do gênero. Ou seja, estamos falando de meios de comunicação como Life, The Guardian, National Geographic, entre outros.
As cinco fotografias selecionadas contemplam períodos marcantes na história mundial do mundo contemporâneo. Se, por acaso, elas não forem unanimidade no ambiente fotográfico, certamente, são referências explícitas de grandiosos momentos icônicos de nossa história.
Assim, em ordem temporal, aqui estão as fotografias mais famosas da história:
1) Mãe migrante (1936)
Um ícone da Grande Depressão americana, momento de declínio econômico crônico no mundo durante a década de 1930. É, inegavelmente, uma das fotos mais famosas dos Estados Unidos.
A fotografia de Dorothea Lange expressa um profundo impacto emocional. As rugas no rosto da mãe demonstram desespero e angústia. Florence Owens Thompson, de 32 anos, aparece desolada por não ter comida para alimentar os filhos. Ao longo da história, inúmeros jornalistas americanos passaram décadas tentando localizar a mãe e seus sete filhos. Por fim, a encontraram já na reta final da década de 70, vivendo em um trailer.
2) O beijo da Times Square (1945)
Durante o anúncio do fim da guerra contra o Japão, em 14 de agosto de 1945, o fotógrafo Alfred Eisenstaedt registrou um marinheiro beijando uma jovem mulher de vestido branco.
Foi possível identificar mais tarde, na década de 70, como Edith Shain. A identidade do marinheiro, porém, permanece desconhecida e controversa. A fotografia foi imortalizada pela revista Life e não poderia deixar de estar na nossa lista com as fotografias mais famosas da história.
3 ) Albert Einstein mostrando a língua (1951)
O físico e teórico alemão, Albert Einstein, tinha recebido uma homenagem por seu aniversário de 72 anos quando “nasceu” a fotografia icônica.
Diante da perseguição dos fotógrafos e repórteres que pediam que fizesse uma pose, ele mostrou a língua para demonstrar seu descontentamento com o assédio. Mesmo que essa versão tenha sido confirmada pelo fotógrafo, há outras teorias menos possíveis. Como, por exemplo, um suposto protesto antibomba atômica.
4) Os Beatles atravessando a Abbey Road (1969)
Vendo essa foto dá até vontade de cantar um dos maiores sucessos dos Beatles: “Come together”, composta para o décimo segundo álbum da banda inglesa de mais sucesso no mundo.
Uma das fotografias mais famosas da história foi feita no dia 8 de agosto de 1969, imortalizando não só os Beatles, como também, o fotógrafo escocês Iain Macmillan, que capturou o momento do lado de fora dos estúdios Abbey Road, em Londres. Foram feitas seis fotos. Fontes da época relatam que o Macmillan só teve apenas dez minutos para clicar os músicos atravessando a faixa de pedestres. Contam também que Lennon teria dito: “Vamos tirar logo essa foto e sair daqui, deveríamos estar gravando o disco e não posando pra fotos idiotas”.
5) Menina afegã (1984)
Sharbat Gula tinha só 12 anos quando foi fotografada para uma reportagem da revista americana “National Geographic”, sobre a ocupação soviética no Afeganistão. Tornou-se, sem dúvida, uma das fotografias mais conhecidas do mundo.
Segundo Steve McCurry, autor da fotografia, a menina nunca tinha visto uma câmera antes. “Seu xale e o fundo, as cores tinham essa maravilhosa harmonia. Tudo o que eu realmente tinha que fazer era clicar no obturador”. Quase duas décadas depois, em 2002, McCurry, reencontrou Gula em uma região remota do Afeganistão. Ela não tinha a menor ideia do impacto que sua foto havia casado no mundo ocidental.