A edição do famoso calendário 2017 da Pirelli veio com tudo este ano. Isso porque diversas atrizes famosas de Hollywood foram alvos de cliques por ninguém menos que o fotógrafo de moda alemão Peter Lindbergh. Figura essa, aliás, que também trabalha com cinema e música.

Para quem não conhece, o calendário Pirelli é uma publicação anual, existente desde 1964, e costuma reunir fotógrafos renomados e grandes ícones do cenário fashion e cinematográfico. Com o intuito, principalmente, de colocá-las nas paisagens mais deslumbrantes do planeta.

Caráter inovador
Neste ano, o calendário trouxe consigo uma proposta inusitada: enaltecer a beleza natural das atrizes. Ou seja, mostrar a realidade das rugas, imperfeições, marcas de expressões que, inegavelmente, atingem todo ser humano.
Não por acaso, em uma entrevista onde abordou esse trabalho, o fotógrafo disse as seguintes palavras:

“Numa época em que as mulheres são apresentadas pela mídia e por toda parte como embaixadoras da perfeição e da beleza, pensei que seria importante lembrar a todos que existe uma beleza diferente, mais real e autêntica, e não manipulada pela propaganda ou outra coisa qualquer. Uma beleza que fala da individualidade, da coragem de ser quem se é e da sensibilidade. O sistema atual, baseado no consumo, oferece um único tipo de beleza, demasiadamente ligado à ideia de juventude e de perfeição. Mas essa ideia de beleza não tem relação com a realidade e com as mulheres.”

As sessões de fotos foram realizadas entre maio e junho do ano passado, em Berlim, Los Angeles, Nova York, Londres e na praia francesa de Le Touquet. O calendário é composto por 40 imagens, incluindo retratos e ambientes com o mínimo de retoque possível (apenas luz e contraste).

Uma verdadeira constelação
A seleção feita pelo fotógrafo se revelou no final do ano passado, em Paris, e conta com figuras de tarimba global. Como, por exemplo, Kate Winslet, Penélope Cruz, Nicole Kidman, Helen Mirren, Uma Thurman, Lupita Nyong’o, Alicia Vikander, Robin Wright, Julianne Moore, Rooney Mara, Jessica Chastain, Charlotte Rampling, Zhang Ziyi e Léa Seydoux. Além das citadas, também há a participação especial de Anastasia Ignatova, professora de teoria política em Moscou, na Rússia.

Peter também disse que o shooting foi uma declaração de amor para todas as fotografias:
“É uma música de amor para as mulheres que eu realmente conheço e de quem eu realmente gosto, sem exceções. Quis me casar com todas as mulheres desse calendário em algum momento da minha vida. Só não tive coragem de perguntar se elas queriam!”
Se ficou interessado em ver mais fotos do calendário, ou as fotos do backstage, acesse o site oficial do Calendário Pirelli.