Câmera Blackmagic Design Micro Studio 4K – Review

1 473

A Câmera Blackmagic Design Micro Studio 4k é pouco mais do que um sensor com uma montagem de lente, mas tem um grande impacto. Com sua capacidade de controlar a íris e o foco remotamente e de ter comunicação bidirecional por meio de seu fone de ouvido, essa pequena câmera é perfeita para alguns poucos.

A Blackmagic Design é conhecida por seus lançamentos disruptivos a cada ano. A NAB 2015 não foi diferente, anunciando a URSA Mini , a Micro Cinema Camera e a Micro Studio Camera 4K, além de muitos outros anúncios que não são da câmera. A Câmera Blackmagic Design Micro Studio 4k é única porque não grava internamente e não tem uma maneira integrada de visualizar o que está sendo filmado. Em essência, é um sensor com uma montagem de lente e algumas saídas. Mas isso faz com que seja exclusivamente qualificado para fazer o que é chamado: filmar no estúdio.

Embora a Câmera Blackmagic Design Micro Studio 4k seja um pouco mais do que um sensor, ela é muito útil e, para alguns, ela atende a uma necessidade muito específica. Os radiodifusores vão se alegrar com essa câmera, pois ela oferece um conjunto de recursos específico que a coloca em disputa com muitas outras câmeras que são muito mais caras. A Câmera Blackmagic Design Micro Studio 4k você pode encontra-la na loja eMania Foto e Vídeo.

Câmera Blackmagic Design Micro Studio 4K

Poucas opções, grande poder
A Câmera Blackmagic Design Micro Studio 4K possui o mesmo formato da Câmera Micro Cinema , com um grande recurso de diferenciação: a incapacidade de gravar vídeo. Mas, como falta a capacidade de gravar, há mais algumas opções com a Micro Studio Camera . A maior e mais notável opção que o diferencia de sua câmera Brother é que ele grava em UHD 4K e não apenas 1080 HD.

A Câmera Micro Studio 4K possui 6 entradas / saídas. Uma porta HDMI, entrada e saída 6G SDI DIM, conector de fone de ouvido, entrada de microfone de ¼ de polegada e, por último, uma porta de expansão. A porta de expansão oferece muito mais opções, como entrada de energia, entrada LANC, entrada de canal 1 x S.Bus, saída PTZ, saída de controle de lente B4 e entrada Genlock.

Câmera Blackmagic Design Micro Studio 4K

A Câmera Blackmagic Design Micro Studio 4K é projetada com a instalação em mente. Um operador de sala de controle pode controlar o controle de foco e abertura remotamente usando o conector de expansão ou com um ATEM Switcher via SDI ao usar lentes compatíveis. Devido a essa capacidade remota, as operações de notícias e outras transmissões ao vivo poderão operar sua câmera sem um operador de câmera no chão do programa. Isso permitirá a redução dos custos de produção.

Câmera Blackmagic Design Micro Studio 4K

A Câmera Blackmagic Design Micro Studio 4K possui um sensor de imagem Micro Quatro Terços (M4/3), captura UHD 4K e 1080 HD, possui um microfone integrado e até oferece conversação através de sua entrada de microfone usando fones de ouvido para iPhone. Tem uma opção de montagem de ¼ -20 na parte superior da câmera e três na parte inferior.

Vamos dar uma volta.
Sem um estúdio de transmissão para testar, emparelhamos a Câmera Micro Studio 4K com o Video Assist da Blackmagic Design. O Video Assist nos permite gravar a saída da câmera, para que possamos editar e avaliar a qualidade da filmagem. Com essa configuração, há uma grande desvantagem; o Video Assist grava apenas em 1080 HD.

Como outros produtos Blackmagic Design que avaliamos, o Video Assist precisava de uma atualização de firmware antes de funcionar corretamente. Neste caso, não gravaria nada. Uma vez que o firmware foi atualizado, começamos a filmar em ProRes em 1080HD. Queríamos tirar a câmera do campo para fotografar e ter uma ideia da câmera.

Câmera Blackmagic Design Micro Studio 4K

Como uma nota lateral, a primeira grande força da Micro Studio Camera 4K é que é uma câmera de estúdio que pode realmente ser usada no campo.

Ficou aparente enquanto montava esse equipamento que qualquer gravação a mão seria impossível – é muito estranho – então nós disparamos um tripé, e foi isso. Durante as filmagens, experimentamos o próximo problema que a Câmera Micro Studio 4K possui; o menu só é visível através da saída HDMI, não da saída 6G SDI DIM que estávamos usando para conectar ao Video Assist . Felizmente tivemos um cabo HDMI à mão e fomos capazes de acessar o menu e continuar a filmar.

Câmera Blackmagic Design Micro Studio 4K

No geral, a qualidade da imagem era boa. Não encontramos nenhuma falha importante na qualidade da imagem. As cores eram legais e verdadeiras, além de mostrar um ótimo alcance dinâmico. Ao fotografar, nós filmamos em um buraco de natação local, filmando cenas em pleno sol, sombra parcialmente sombreada e cheia. Em cada instância, ainda havia detalhes nos destaques e sombras. Para operar a íris, use os botões para cima e para baixo da câmera. Assim como a maioria das câmeras com lentes intercambiáveis, a Câmera Micro Studio 4K não vem com filtros ND embutidos, portanto, ter uma prática ao usar esta câmera no campo é imprescindível.

Nossa recomendação
É muito importante, ao endereçar esta câmera, que ela seja julgada com base no que ela deveria fazer. É uma câmera que será instalada em um estúdio, feita em um olho no céu ou para alguma produção remota de tomadas, onde há uma sala de controle com um switcher presente.

Recomendamos esta câmera para alguém que esteja procurando uma câmera independente? Definitivamente não. Apenas não é projetado para isso. Embora possa ser equipado para funcionar dessa maneira, existem maneiras mais econômicas de obter esses recursos por meio de outras opções de câmera.

Mas, se você está procurando grande valor em uma câmera de estúdio, então esta câmera é para você. Casas de adoração, emissoras de TV aberta e produção de eventos ao vivo se beneficiariam de um monte delas pelo custo de apenas uma câmera de outra marca. A qualidade da imagem é boa e sua flexibilidade para operadores de sala de controle é estelar. Isso dará à sua produção a vantagem de que ela precisa. A Câmera Micro Studio 4K pode ajudar a reduzir a sobrecarga porque o operador da câmera não é necessário e, por último, elimina 10bit 4: 2: 2 através da saída 6G-SDI DIN.
Câmera Blackmagic Design Micro Studio 4KPrós
Ótima qualidade de imagem
Portátil o suficiente para ser móvel

Contras
HDMI é necessário para acessar o menu

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS:
Tamanho do sensor: 13.056 mm x 7.344 mm
Resoluções de disparo: 3840 x 2160, 1920 x 1080
taxas de quadros: HD 1080p23,98, 24, 25, 29,97, 30, 50, 59,97, 60, 1080i50, 59,94, Ultra HD 2160p23,98, 24, 25, 29.97, 30
Foco: Controle de foco remoto via conector de expansão ou protocolos ATEM Switcher CCU via SDI ao usar lentes compatíveis.
Controle de Íris: Controle de íris via botões Up e Down, controle remoto via conector de expansão ou protocolos ATEM Switcher CCU via SDI ao usar lentes compatíveis.
Montagem da lente:
Controles de montagem MFT ativos : 5 botões de controle, incluindo Set, Up, Down, Menu e Power.
Microfone: Microfone estéreo integrado.
Opções de montagem: 1 x 1/4 “(superior), 3 x 1/4” (inferior)

Câmera Blackmagic Design Micro Studio 4K
Conexões

Saída de Vídeo SDI: 1 x 6G-SDI 10-bit 4: 2: 2 via conector DIN 1.0 / 2.3.
Entrada de Vídeo SDI: 1 x 6G-SDI 10-bit 4: 2: 2 via conector DIN 1.0 / 2.3.
Saída de Áudio SDI: Suporte de áudio integrado de 2 canais no fluxo SDI.
Saída de Vídeo HDMI: 1 saída HDMI Tipo A. Saída HDMI está sempre em HD 1080p.
Saída de Áudio HDMI: 2 canais de 48 kHz e 24 bits de
porta de expansão: conector serial DB-HD15 fornece suporte para:
entrada LANC: 1 x entrada de canal S.Bus
saída PTZ: saída de controle de lente B4

Entrada Genlock

Entrada de áudio: 1 mic de áudio estéreo de 3,5 mm ou nível de linha.
Saída de Áudio: 1 conector estéreo de 3,5 mm para fones de ouvido estéreo, compatível com fones de ouvido iPhone para talkback.
Controle Remoto: Controle remoto sobre SDI via protocolo ATEM Switcher CCU ou via porta de expansão usando LANC ou S.Bus.
Interface do computador: porta USB Mini-B para atualizações e configuração de software.

você pode gostar também
1 comentário
  1. Câmera Blackmagic Design Micro Studio 4K – Review | fotografia

    […] A Câmera Blackmagic Design Micro Studio 4k é pouco mais do que um sensor com uma montagem de lente, mas tem um grande impacto. Com sua capacidade de controlar a íris e o foco remotamente e de ter comunicação bidirecional por meio de seu fone de ouvido, essa pequena câmera é perfeita para alguns poucos.A Blackmagic Design é conhecida por seus lançamentos disruptivos a cada ano. A NAB 2015 não foi diferente, anunciando a URSA Mini , a Micro Cinema Camera e a Micro Studio Camera 4K, além de muitos outros anúncios que não são da câmera. A Câmera Blackmagic Leia tudo… […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.