Câmera FujiFilm X-T4 Mirrorless, a Retrô da FujiFilm Evolui para uma Híbrida Moderna

6 880

A FujiFilm X-T4 é a mais Recente Câmera Mirrorless APS-C de Foto e Vídeo da Fuji. Traz estabilização do corpo, disparo mais rápido, foco automático aprimorado e uma bateria maior que antecessora FujiFilm X-T3.

A FujiFilm diz que a Câmera Mirrorless X-T4 é um modelo irmão da Mirrorless X-T3, em vez de um substituto, o que é confirmado pelas especificações. É uma Câmera de 26MP capaz de fotografar a 20 qps e capturar 4K em até 60p.

FujiFilm X-T4 Mirrorless, a Retrô da FujiFilm Evolui para uma Híbrida Moderna
Nova Câmera FujiFilm X-T4 Mirrorless

Principais Especificações

  • Sensor de 26MP BSI CMOS
  • Estabilização de imagem no corpo (correção de até 6,5 EV)
  • Fotografia a 20 qps com AF (15 com novo obturador mecânico)
  • Vídeo 4K (DCI ou UHD) em até 60p
  • Vídeo 1080 a até 240 qps, saída como filmagens em câmera lenta 4-10x
  • Tela sensível ao toque traseira totalmente articulada
  • Visor eletrônico OLED de 3,68M pontos (taxa de atualização de até 100 qps)
  • Nova bateria NP-W235 classificada para dar 500 fotos por carga
  • Slots de cartão UHS-II duplos
  • Conector do tipo USB-C que permite o carregamento via USB PD
  • 12 modos de simulação de filme, incluindo Eterna Bleach Bypass

A Mirrorless FujiFilm X-T4 está se transformando em uma das melhores polivalentes Mirrorless que você pode comprar. Ele traz novos recursos importantes, como o IBIS, uma bateria nova e um obturador mais rápido e silencioso, que coletivamente a tornam uma Câmera Híbrida genuína para fotos e vídeos. Embora fosse bom ver um novo sensor, processador e visor, a X-T4 tem novos talentos suficientes para tentar modernizadores e proprietários de sistemas rivais.

Prós

  • IBIS é um grande bônus para gravação de vídeos e fotos
  • Tiro rápido de rajada
  • Obturador muito silencioso
  • Poderosos recursos de vídeo
  • Vida útil da bateria impressionante

Contra

  • Um pouco maior que a antecessor Fuji X-T3
  • Mesmo sensor e processador que a X-T3
  • Tela de articulação não tão boa para fotos
FujiFilm X-T4 Mirrorless, a Retrô da FujiFilm Evolui para uma Híbrida Moderna

A Câmera FujiFilm X-T4 é uma Câmera Mirrorless com uma personalidade dividida – por fora, são todos mostradores retrôs e chiques analógicos, mas por dentro está repleta de recursos mais avançados e tecnológicos que já vimos em qualquer Câmera FujiFilm XT até agora.

É uma combinação atraente. Como a Câmera FujiFilm X-T3 (que continuará à venda), a Mirrorless FujiFilm X-T4 é para fotógrafos amadores e profissionais interessados ​​em obter o mais recente poder de uma Mirrorless em um pacote divertido e desejável.

As principais novidades são a inclusão de um novo Estabilização de Imagem (IBIS) no Corpo da X-T4, tornando-a apenas a segunda Câmera FujiFilm a ter esse recurso, sendo a outra a FujiFilm X-H1. Os usuários de vídeo e de fotos podem se beneficiar do IBIS, e sua inclusão aqui deixa a Câmera Fujifilm X-T4 no mesmo nível de suas rivais, como o Sony A6600 Mirrorless.

O restante dos novos recursos da FujiFilm X-T4 Mirrorless parece uma lista de respostas às solicitações dos Fotógrafos de FujiFilm: uma Bateria Maior, Foco Automático aprimorado e, naturalmente, novo obturador (15fps mecânico) e um novo efeito de Simulação de Filme (chamado Bleach Bypass).

No entanto, essas empolgantes adições são combinadas com o mesmo conjunto de sensores e processadores que o seu antecessor Fuji X-T3. Agora será que a nova Mirrorless FujiFilm X-T4 faz o suficiente para atrair e oferece qualidade de imagem que pode satisfazer as demandas de fotógrafos e videógrafos profissionais.

Design, Corpo e Manuseio

  • A FujiFilm X-T4 é um pouco maior e mais pesado que a Fuji X-T3
  • Há uma nova tela de toque totalmente articulada
  • Seu design em liga de magnésio ainda é resistente a diversidades
FujiFilm X-T4 Mirrorless, a Retrô da FujiFilm Evolui para uma Híbrida Moderna
Corpo Selado da FujiFilm X-T4

A FujiFilm nem sempre faz partidas dramáticas de seu modelo retrô, e a Mirrorless X-T4 não é diferente. Digamos que se você já pegou uma Câmera FujiFilm Série XT antes, se sentirá em casa aqui.

Existem, é claro, algumas mudanças. Pegue a Câmera Fuji X-T4 Mirrorless e seu peso extra é imediatamente perceptível – essa não é exatamente uma câmera pesada em comparação com DSLRs equivalentes, mas os 68g extras sobre a MirrorlessX-T3 é um pequeno aumento. Obviamente, muitos podem considerar esse peso extra, juntamente com o aumento de 5mm na largura da Câmera Mirrorless, uma ótima qualidade para equilibrar as Lentes mais longas. Mesmo assim a Mirrorless X-T4, não há como negar que ele continua sendo uma Câmera Fiji muito bonita. É ao mesmo tempo tátil e divertido fotografar, e esses podem ser fatores importantes para fotografar todos os dias ou para sair de uma rotina fotográfica.

Um pouco mais controversa é a inclusão de uma Tela LCD TouchScreen totalmente articulada. Essa é uma tela mais versátil do que a tela inclinável de três direções da Fuji X-T3, porque ela vira 180 graus para a frente, o que é útil se você gosta de gravar ou fazer vlog para a Câmera Digital. Também é útil dobrar para ficar de frente para a câmera, para protegê-la enquanto estiver na sua bolsa.

Mas há pequenas alterações no design da Câmera FujiFilm X-T3. Estranhamente, desta vez não há conector de 3.5mm para o fone de ouvido no corpo da Câmera Mirrorless, mas a FujiFilm fornece um Adaptador de Fone de Ouvido USB-C na caixa.

Também houve alguns pequenos ajustes no layout do botão – o Menu Rápido ‘Q’ foi movido para o canto superior direito, enquanto o Botão AF-On é mais usado e agora existem Modos distintos de ‘Stills’ e ‘Movie’ abaixo a discagem rápida do Obturador. Embora o último possa parecer um pequeno ajuste, ele sugere algumas das maiores mudanças que ocorreram sob o Design e Corpo.

Recursos e Foco Automático

  • A FujiFilm X-T4 possui Estabilização de Imagem no Corpo de 5 eixos
  • Isso fornece até 6.5 pontos de estabilização com certas Lentes FijiFilm
  • Um novo mecanismo de obturador mais silencioso ajuda a fotografar em até 15fps
FujiFilm X-T4 Mirrorless, a Retrô da FujiFilm Evolui para uma Híbrida Moderna
Câmera Mirrorless FujiFilm X-T4

Pode parecer muito semelhante aos seus antecessores Fuji XT, mas a FujiFilm X-T4 é o maior salto adiante da série até agora, graças a três novos recursos principais: Estabilização IBIS, uma nova bateria e um novo mecanismo de obturador.

A grande novidade, e o principal motivo de atualização das Câmeras XT mais antigas, é a nova estabilização interna. Como outros sistemas IBIS, isso neutraliza os movimentos das mãos enquanto você fotografa e permite usar velocidades mais lentas do obturador ao segurar a câmera. Isso pode ser particularmente útil com pouca luz, pois permite manter as Configurações ISO mais baixas do que seria possível.

O sistema IBIS da Fiji X-T4 aparentemente fornece 6.5 Stops (baseado no padrão CIPA. Apenas pitch / yaw shake) de estabilização com a maioria das Lentes FujiFilm XF / XC (18 do total de 29 Lentes da FujiFilm, para ser mais preciso). Isso é bastante impressionante e particularmente emocionante se você possui lentes prime clássicas como a Lente Fuji XF 35mm f/1.4 ou a Lente FujiFilm XF 56mm f/1.2. Precisamos demais tempo para testar o efeito do sistema, mas certamente apreciamos a versatilidade e a segurança extra de saber que havia uma estabilização poderosa disponível para estabilizar nossas cenas.

Uma adição mais sutil, mas talvez igualmente significativa, é o novo Obturador da Mirrorless Fuji X-T4. Claramente, alguns truques da FujiFilm X-H1 foram capturados, porque uma nova absorção de choque torna o obturador da X-T4 incrivelmente silencioso, o que foi um benefício real quando filmamos. Juntamente com um novo motor, ele também permite que a FujiFilm X-T4 fotografe a impressionantes 15fps com o obturador mecânico, o que o coloca no topo com as Câmeras Mirrorless mais rápidas do mercado.

Obviamente, essa velocidade não é particularmente útil se o foco automático não puder acompanhar a ação e, felizmente, a FujiFilm ajustou seu sistema AF para a X-T4 também. A Fuji afirma que a taxa de sucesso de rastreamento da Mirrorless X-T4 é duas vezes melhor que a antecessora Fuji X-T3, o que não era exatamente um desleixo, o Modo AF Rosto / Olho também foi aprimorado. Certamente descobrimos que o desempenho do foco automático é muito rápido para capturar objetos em movimento, como ciclistas.

FujiFilm X-T4 Mirrorless, a Retrô da FujiFilm Evolui para uma Híbrida Moderna
Nova Bateria FujiFilm NP-W235

O grande novo recurso final da Câmera X-T4 é a bateria maior, a Bateria FujiFilm NP-W235. Esta é uma partida e tanto para a FujiFilm, que usou a mesma bateria (ou uma variante dela) em todas as suas Câmeras X-Pro e XT até agora. Porém, com Câmeras Mirrorless como a Sony A6600 oferecendo duração de bateria de 720 fotos, parece um movimento sensato para o Fuji X-T4, que agora pode gerenciar 500 fotos por carga no modo ‘Normal’ ou 600 fotos no Modo ‘Economico’ (de acordo com padrão CIPA). Isso pode não ser o líder da classe, mas é um grande impulso na vida útil da Bateria da Fuji X-T3, de 390 fotos e reduz o perigo de um ícone vermelho piscando na bateria sem carga, arruinar sua foto.

Profissionais e amantes de casamentos que desejam desempenho durante o dia também terão a opção do novo Baterry Grip FujiFilm VG-XT4, que aceita duas Baterias FujiFilm NP-W235 adicionais que aumentam a resistência de uso da Fuji X-T4 para 1.450 fotos.

Habilidades de Vídeo

  • A FujIFilm X-T4 pode gravar vídeo 4K / 60p e Full HD a 240fps
  • Pode gravar vídeo em 4K / 60p 4:2:0 de 10 bits no cartão SD
  • Há um novo Modo Boost de IS para fotos estáticas
FujiFilm X-T4 Mirrorless, a Retrô da FujiFilm Evolui para uma Híbrida Moderna
LCD Articulado da FujiFilm X-T4

A FujiFilm X-T3 é uma excelente e pequena Câmera de Vídeo, pelo menos em termos de qualidade, mas não possui o Estabilização IBIS e a Tela Articulada que a tornariam ótima – e é aí que brilha a nova FujiFilm X-T4 Mirrorless.

Ao adicionar esses recursos, a Câmera Fuji X-T4 realmente está levando a guerra por Vídeo em cima da Panasonic GH5, e também não parou por aí; ele tem vários outros novos recursos de vídeo que o elevam ao verdadeiro status geral de híbrido.

Em um nível de usabilidade, os modos de vídeo e fotos da FujiFilm X-T4 são mais claramente separados, graças ao novo sub-dial ‘Still / Filme’ e também a um Menu ‘Q’ separado (abreviação de ‘rápido’) para filmes. Isso permite que você mantenha as configurações dos dois modos verdadeiramente separadas, o que é ótimo se você precisar alternar regularmente entre os dois em um evento.

A FujIFilm Mirrorless X-T4 ainda é o melhor em gravação de vídeo 4K / 60p 4:2:0 de 10 bits internamente, mas você pode montar um gravador de vídeo externo para gravar cenas de 10:4:2:2 de 10 bits através da porta Micro HDMI. Há também um novo modo de câmera lenta de 240fps, que parece muito divertido e pode ser mais do que um truque se a qualidade dos 120fps doa Fuji X-T3 for algo a se considerar.

Precisamos de muito mais tempo para testar e falar dos novos poderes de vídeo da Câmera FujiFilm X-T4 Mirrorless, embora o rastreamento de faces certamente parecesse tão confiável quanto seu antecessor. Uma questão que tudo isso levanta, no entanto, é onde deixa a série XH. A FujIFilm insiste que a série XH ainda não está morta, mas a Mirrorless X-T4 FujIFilm certamente herda muito do que a tornou uma alternativa forte e focada em vídeo à linha XT.

Veredito

A Câmera Mirrorless FujiFilm X-T4 é a evolução natural da série XT, se você procura uma Câmera Mirrorless elegante que seja igualmente hábil em tirar fotos e gravar vídeos, não há dúvida de que é uma nova opção altamente atraente.

FujiFilm X-T4 Mirrorless, a Retrô da FujiFilm Evolui para uma Híbrida Moderna
FujiFilm X-T3 e FujiFilm X-T4

A adição de um Modo Burst mais rápido, melhor duração da bateria e melhor estabilização de imagem resultam em uma Câmera Mirrorless mais arredondada. Além disso, seu modo de filme dedicado vê um impulso que pode atrair um público mais amplo – embora a Sony tenha esse mercado como grande líder.

Coloque a FujiFilm X-T4 contra qualquer Câmera Mirrorless do seu tipo na mesma faixa de preço e ela será mais do que a sua. Seja para fotos ou vídeos, a FujiFilm mostra que ainda pode definir a referência nesta categoria.

você pode gostar também
6 Comentários
  1. […] FujiFilm lançou um novo software que permite usar Câmeras Mirrorless FujiFilm das Séries X e GFX em WebCams Profissionais de Super qualidade. O aplicativo se chama APP FujiFilm X Webcam e […]

  2. […] FujiFilm lançou um novo software que permite usar Câmeras Mirrorless FujiFilm das Séries X e GFX em WebCams Profissionais de Super qualidade. O aplicativo se chama APP FujiFilm X Webcam e […]

  3. […] FujiFilm lançou um novo software que permite usar Câmeras Mirrorless FujiFilm das Séries X e GFX em WebCams Profissionais de Super qualidade. O aplicativo se chama APP FujiFilm X Webcam e […]

  4. […] quarta-feira (23) pela própria companhia, a multinacional fabricante de equipamentos fotográficos Fujifilm lançou uma série de atualizações para seis diferentes tipos de lentes da linha XF. Cinco delas […]

  5. […] quarta-feira (23) pela própria companhia, a multinacional fabricante de equipamentos fotográficos Fujifilm lançou uma série de atualizações para seis diferentes tipos de lentes da linha XF. Cinco delas […]

  6. […] Câmera FujiFilm X-T4 Mirrorless, a Retrô da FujiFilm Evolui para uma Híbrida Moderna […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.