Home»Equipamentos de Foto e Vídeo»Review: Câmera FujiFilm X-T3 Mirrorless, uma Câmera Boa Demais para Ser Verdade!

Review: Câmera FujiFilm X-T3 Mirrorless, uma Câmera Boa Demais para Ser Verdade!

eMania https://blog.emania.com.br/content/uploads/2015/05/logotipo.png
eMania
1
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

A FujiFilm X-T3 é uma Câmera Mirrorless com um sensor CMOS 4 APS-C X-Trans BSI de 26 megapixels, Processador de Imagem X-Processor 4 de alto desempenho, visor eletrônico com resolução de ponta, LCD touchscreen e um corpo de liga de magnésio robusto resistente às fatalidades. A X-T3 também oferece Gravação de Vídeo 4K / 60P 4: 2:2 10bit, disparo contínuo 30fps com o obturador eletrônico ou 11fps com obturador mecânico, 425 pontos de foco automático com 100% de cobertura da área AF de detecção de fase, mais precisa e mais rápido Eye Detect AF, a capacidade de se concentrar até -3EV, e suporte para cartões de memória SD duplos.

O que há de novo?

À primeira vista, a Câmera Fuji X-T3 Mirrorless compartilha o mesmo estilo clássico da anterior, a Câmera FujiFilm X-T2, mas herda o visor de maior resolução da Câmera FujiFilm X-H1 Mirrorless, ganha um touchscreen, inclui um fone de ouvido e aumenta ligeiramente a espessura e o tamanho dos botões e controles de controle. Em termos de processamento, a Fuji Mirrorless X-T3 herda a simulação de filme Eterna da Fuji XH1, mas agora adiciona novas opções de ajuste monocromático e cromo colorido.

A leitura mais rápida do sensor agora suporta impressionantemente 4k em até 60p, ainda mais impressionante com a gravação de 10 bits a 60p agora disponível internamente diretamente no cartão SD (4: 2: 0 internamente ou 4: 2: via HDMI). Ele também dispara a 11fps com um obturador mecânico sem a necessidade do cabo de reforço opcional, ou a 20fps com o obturador eletrônico, ou até 30fps com o obturador eletrônico e um corte de 1,25x todos com autofoco contínuo.

Embora a FujiFilm possa não ter conseguido aumentar a estabilização do sensor-shift nem implantar uma bateria mais forte, a Câmera FujiFilm X-T3 Mirrorless continua sendo uma Câmera altamente atraente, com um enorme interesse de novos compradores e fiéis da FujiFilm. Ele também chega em um momento em que a maioria de seus rivais está promovendo modelos full frame com sensores maiores. A Fuji X-T3 Mirrorlesscom seu sensor APSC pode se manter competitivo e aproveitar o sucesso de seus antecessores? Descubra na continuidade desta análise.

Review: Câmera FujiFilm X-T3 Mirrorless, uma Câmera Boa Demais para Ser Verdade!
Acima: A FujiFilm X-T3 é certamente uma Câmera de aparência familiar – à primeira vista, parece fisicamente idêntica a Fuji X-T2 anterior, mas a maioria das atualizações importantes são de fato eletrônicas, há uma série de melhorias físicas que valem a pena.

Qualidade de imagem

A Mirrorless FujiFilm X-T3 produz imagens de excelente qualidade. Ela faz imagens JPEG livre de ruído de ISO 80 até 6400, com pouco ruído a ISO 12800 e mais ruído visível e leve dessaturação de cor nas configurações mais rápidas de ISO 25600 e 51200, um desempenho incrível para uma Câmera com um Sensor APS-C. Os arquivos RAW também foram excelentes, exibindo mais ruído, mas ainda produzindo imagens muito úteis da ISO 80-12800.

A Fotografia Noturna também são excelentes, com a velocidade máxima do obturador de 30 segundos sendo longa o suficiente para a maioria das cenas noturnas, e o modo Bulb permitindo exposições muito mais longas, se necessário. As configurações da Faixa Dinâmica melhoram sutilmente os detalhes nas sombras e luzes, enquanto os modos de Simulação de Filme remontam a uma época passada e os Filtros Avançados permitem que você se divirta com suas imagens.

O novo sensor X-Trans IV de 26 Megapixel (tamanho APSC) pode oferecer apenas dois Megapixels extras em relação aos modelos X-Trans III anteriores, mas possui recursos de autofoco e vídeo altamente aprimorados com AF confiável de detecção de fase em todo o quadro e vídeo 4K em até 60p e 10 bit internamente – características seriamente impressionantes para um sistema que não era conhecido por AF ou vídeo nas gerações anteriores. O disparo contínuo também melhorou com 11fps mecânicos ou até 20fps usando o obturador eletrônico, aumentando para 30fps com uma pequena colheita e todos funcionam bem com AF contínuo. Há também um modo pré-burst para capturar momentos antes e depois de pressionar o obturador.

Review: Câmera FujiFilm X-T3 Mirrorless, uma Câmera Boa Demais para Ser Verdade!
FujiFilm X-T3 com lente FUJINON XF8-16mm F2.8 R WR ISO 200 1/220
Review: Câmera FujiFilm X-T3 Mirrorless, uma Câmera Boa Demais para Ser Verdade!
FujiFilm X-T3 com lente FUJINON XF80mm F2.8 R LM OIS WR Macro 1/250

A Câmera Fuji X-T3 Mirrorless não se limita apenas a melhorar o autofoco, o disparo contínuo e os recursos de vídeo. O visor, herdado da Câmera FujiFilm X-H1, agora é mais detalhado do que a Câmera Mirrorless X-T2 e possui um ajuste de dioptria travável. A tela ganha sensibilidade ao toque e você não precisa mais da empunhadura opcional para um conector de fone de ouvido ou gravação mecânica de 11fps – todos os incrementos de desempenho são integrados como padrão. Você agora obtém o Bluetooth e, por fim, o aplicativo para SmartPhone pode explorar com êxito o tag de localização ao fotografar. A FujiFilm também adicionou o modo Color Chrome de corpos GFX, bem como uma nova opção de ajuste monocromático que sutilmente aquece ou resfria imagens em preto e branco com resultados atraentes.

Corpo e Design

Review: Câmera FujiFilm X-T3 Mirrorless, uma Câmera Boa Demais para Ser Verdade!

As Câmeras FujiFilm são frequentemente inspiradas no visual analógico clássico, e a Câmera Fuji X-T3 Mirrorless não é diferente. Ela tem uma sensação distinta dos anos 80, reminiscente da série Fujica da FujiFilm. De fato, eu não poderia contar quantas vezes um estranho me pararia na rua, apontaria para a Câmera X-T3 Fuji e me perguntaria se eu estava filmando no filme – ou apenas concordaria entusiasticamente: “Câmera legal!”

O Design da Câmera Fuji X-T3 Mirrorless não é apenas absolutamente lindo, mas também funcional.

A Câmera Fuji possui três controles analógicos separados para ISO, velocidade do obturador e compensação de exposição. Embora apenas os dois primeiros sejam bloqueáveis, o mostrador de compensação de exposição é bastante resistente, para que você não tenha que se preocupar em girá-lo acidentalmente.

Existem dois discos de comando adicionais frontais e traseiros, que podem ser personalizados de acordo com as suas necessidades. Eu pessoalmente uso o seletor traseiro para ajustar a velocidade do obturador quando necessário, e o mostrador frontal para alternar entre diferentes modos automáticos ISO de faixa personalizada.

Além de destas funcionalidades, a fabricante decidiu lançar a FujiFilm X-T3 Mirrorless em duas cores (preto e prata), não que isso seja uma grande mudança, mas algo que dá uma cara nova ao produto e chama a atenção dos compradores.

Review: Câmera FujiFilm X-T3 Mirrorless, uma Câmera Boa Demais para Ser Verdade!
Câmera FujiFilm X-T3 (Preta)
Review: Câmera FujiFilm X-T3 Mirrorless, uma Câmera Boa Demais para Ser Verdade!
Câmera FujiFilm X-T3 (Prata)

O lado traseiro da Câmera Fuji possui um joystick (que você pode usar para selecionar seu ponto de foco ao fotografar) e um teclado de discagem com quatro setas, cada uma das quais pode ser personalizada. Eu pessoalmente desabilitei os atalhos de flechas, quando me vi acidentalmente clicando neles um pouco demais. Ainda assim, é bom ter opções.

Ao contrário de sua antecessora a Fuji X-T2, a nova Mirrorless X -T3 também possui uma tela com toque ativado, que você pode tocar para focar seu assunto. Esta foi certamente uma das mudanças que eu mais gostaria de testar, mas achei o joystick muito mais confiável quando se tratava de foco. A tela de 3,2 polegadas inclina para cima ou para baixo, bem como de um lado para outro; infelizmente para vloggers, ele não vira para frente.

Review: Câmera FujiFilm X-T3 Mirrorless, uma Câmera Boa Demais para Ser Verdade!
Review: Câmera FujiFilm X-T3 Mirrorless, uma Câmera Boa Demais para Ser Verdade!

Características

  • 26,1 milhões de pixels (de 24,3 milhões de pixels para a Fuji X-T2)
  • Resolução máxima de 6240 × 4160 pixels (Proporção 3: 2)
  • Nova base ISO de 160 (capaz de gravar RAW até ISO 12.800)
  • Sistema autofoco híbrido de 425 pontos
  • Visor eletrônico de alta resolução de 3,69 pontos (EVF)
  • Capacidade de gravação de vídeo de vídeo de 10 bits em 4K (30p de largura total, 60p em 1,18 de corte)
  • 11 quadros por segundo ao fotografar no modo de arrebentamento com obturador mecânico (20 ao usar o obturador eletrônico e 30 ao fotografar em uma colheita de 1,25 x com o obturador eletrônico)
  • Slots Duplos de Cartão SD / SDHC / SDXC UHS-II
  • Conector USB-C
  • Dimensões: (W) 132,5 mm x (A) 92,8 mm x (D) 58,8 mm
  • Peso: 489g (excluindo Bateria NP-W126S e Cartão de Memória SD)

Então, o que todas essas especificações significam para você? Entre outras coisas, desempenho autofoco (AF) altamente rápido. De fato, o sistema de autofoco me ajudou a capturar alguns momentos que eu teria perdido facilmente se eu tivesse fotografado como a minha Câmera FujiFilm X100F

Veredito

Review: Câmera FujiFilm X-T3 Mirrorless, uma Câmera Boa Demais para Ser Verdade!

No geral, a FujiFilm X-T3 é uma Câmera muito impressionante, muito bem-arredondada, tanto para fotos quanto para vídeo. Apesar do seu exterior elegante, a Mirrorless X-T3 é uma Câmera séria com qualidade de imagem e capacidade de desempenho sérias – e tudo isso por um preço extremamente bom. A qualidade da imagem é fantástica em ISOs baixos e altos e é uma das melhores Câmeras APS-C que já conhecemos nesse aspecto.

A Fuji X-T3 é uma Câmera Mirrorless Compacta, mas poderosa, que oferece sem esforço fotos e vídeos de alta qualidade e lida com mais confiança do que qualquer outro corpo da série X até o momento. Pode parecer muito com o antiga Câmera Mirrorless Fuji X-T2 do lado de fora – não é ruim, herdando seu encanto inegável -, mas em suas mãos representa uma melhoria significativa em vários aspectos-chave.

Quer adquirir a Câmera FujiFilm X-T3? Ela está disponível a pronta entrega, visite nosso site: eMania Foto e Vídeo.

Confira também diversos outros produtos de foto, vídeo e cinema tais como Câmeras, lentes, estabilizadores e muito mais.

Comente

Post anterior

Prêmio internacional de fotografia vai para brasileira de apenas 17 anos!

Próximo post

Veja a fotografia espetacular de uma águia que ganhou o mundo

O Autor

Nizar Escandar

Nizar Escandar

Editor Chefe do Blog eMania