FUJIFILM Valor da Inovação
Pouco depois, em junho de 1938, com a construção de uma fábrica em Odawara, a empresa expandiu a área de produtos químicos, na qual eram manuseados materiais fotossensíveis, tais como prata, tintas e outros químicos e a área de equipamentos e de materiais de precisão ótica, como fibra ótica e equipamento fotográfico. Com o início da Segunda Guerra Mundial, a empresa praticamente direcionou sua produção para abastecer as tropas japonesas durante o conflito. Com o final da guerra, a FUJIFILM experimentou um crescimento fantástico, introduzindo no mercado inúmeras novidades, como por exemplo, o filme fotográfico colorido e iniciou a produção de câmeras fotográficas.
No final da década de 1950, a empresa iniciou um forte processo de expansão internacional, chegando ao Brasil em 1958; inaugurando, em 1965, sua primeira subsidiária nos Estados Unidos, onde contava com apenas seis funcionários trabalhando no icônico edifício Empire State na cidade de Nova York; e abrindo uma filial na cidade de Hambrugo na Alemanha em 1966. Na década de 1970 a FUJIFILM ampliou ainda mais a sua linha de produtos com o lançamento de aparelhos de FAX, copiadoras coloridas, e, pouco depois, no início da próxima década, as máquinas fotográficas instantâneas. Em 1982, a empresa introduziu no mercado o FUJIFILM Memory Tape, primeiro suporte informático para arquivo de informação produzido no Japão. Mas a maior novidade da década aconteceria com o lançamento da câmera digital, considerada por alguns, como a primeira do mundo. Nos anos seguintes, quando o mundo digital “tomou de assalto” a fotografia, a marca japonesa passou a desenvolver câmeras digitais para os mais variados estilos, com máquinas compactas, semiprofissionais e até modelos retrô.
A década de 1990 foi marcada pelo desenvolvimento de tecnologias como a ATOMM (Advanced Super Thin Layer & High Output Metal Media) para gravação digital, podendo desta forma, lançar no mercado uma ampla gama de produtos únicos; do Sistema FCR (Fuji Computed Radiography) de diagnóstico de Imagem Digital para a área médica, introduzido em 1992; do sistema de impressão direta em chapa CTP Plate; e do Minilab Digital Frontier, que causou uma revolução digital com altíssimo nível de qualidade, praticidade e velocidade, oferecendo uma grande variedade de opções de impressão, muito além dos equipamentos tradicionais, tendo uma exclusiva impressão a laser e um scanner de última geração que garantiam total controle da nitidez das imagens, tonalidades mais ricas e o máximo de definição para objetos, cores e sombras.
A partir do novo milênio, a FUJIFILM passou a desenvolver e lançar no mercado tecnologias inovadoras no segmento de imagens que iriam revolucionar o mercado, como por exemplo, o SDES (Secure Document Exchange Services) para distribuição de documentos via internet; e o serviço pioneiro em rede Net Print, que oferecia impressão segura de conteúdos digitais através do uso de fotocopiadoras em lojas de conveniência. Mundialmente, a FUJIFILM está atuando dentro do conceito “Image Intelligence”, sistema de softwares de processamento de imagem digital que está incorporado ao painel de comando da série Frontier (impressoras e câmaras digitais fotográficas da marca). Esse sistema é capaz de fazer uma análise instantânea na entrada da imagem e identificar as correções necessárias para que o resultado final seja uma impressão de alta qualidade e mais fiel ao ambiente e à emoção do fotógrafo no momento da foto.
Atualmente a FUJIFILM atua em três segmentos de negócios: Soluções de imagem (filmes coloridos, câmeras digitais, dispositivos óticos, equipamentos de acabamento fotográfico e papel colorido, bem como produtos químicos e serviços para acabamento fotográfico), Soluções de informação (sistemas de diagnósticos, sistemas gráficos, materiais altamente funcionais, meios de gravação, materiais eletrônicos e produtos industriais) e Soluções de documento (copiadoras de escritório e dispositivos multifuncionais, impressoras, sistemas de produção e serviços, papel, consumíveis e serviços de escritório). Este último segmento é operado pela Fuji Xerox, uma joint-venture formada em 1962 entre a empresa japonesa e a americana Xerox para a região Ásia Pacífico.
A empresa foi fundada em 1934 em uma pequena cidade localizada na base do vulcão mais famoso do Japão – o Monte Fuji. Isso explica porque o seu primeiro logotipo continha como símbolo o famoso Monte. Depois de algumas reformulações a marca chegou em 1980 ao símbolo que a fez conhecida, a “caixinha de filme fotográfico em perspectiva” na cor vermelha. Este logotipo ficaria famoso também aplicado com detalhes verde e o nome da marca escrito em branco.
Slogans da Fuji
Value from Innovation. (2014)
Get the Picture. (2002)
Dados corporativos
A Fuji no Brasil
Fonte: Mundo das marcas
[…] alguns momentos que eu teria perdido facilmente se eu tivesse fotografado como a minha Câmera FujiFilm […]