Câmeras DSLR ou compactas: Qual delas escolher para conseguir melhores fotos?

0 389

Em um outro artigo no blog eMania, falamos sobre a diferença entre as câmeras Canon e a Nikon e qual delas você deveria comprar. Hoje vamos falar sobre as câmeras DSLR e as compactas e, principalmente, qual delas é ideal para sua carreira como fotógrafo profissional.

Você deve concordar que escolher uma câmera fotográfica não é nada fácil. Nos últimos anos há uma verdadeira avalanche de câmeras, com as mais diversas especificações, utilidades e atributos. No meio desta guerra você simplesmente não sabe qual delas escolher.

Para piorar surgem as câmeras DSLR e câmeras compactas que deixam você cada vez mais indeciso sobre qual delas pode ajudá-lo em seu dia a dia como fotógrafo. Neste artigo, vamos lhe dar dicas para decidir entre uma e outra.

Utilização da câmera
câmeras DSLR uso

A primeira coisa a se levar em conta na escolha entre câmeras DSLR ou compactas, é conhecer totalmente a forma como serão utilizadas. As câmeras compactas são mais indicadas para utilizações ocasionais. Então, se você pretende capturar fotos em seu tempo livre, sem nenhum ganho financeiro, elas podem ser muito úteis.

Contudo, para impressão de fotos de alta qualidade, captura de imagens quase que diariamente e, especialmente, a fotografia profissional, câmeras DSLR são mais indicadas e preferidas nestas circunstâncias.

Os motivos para isso você vai conferir nos próximos tópicos deste artigo, não perca!

Qualidade da imagem
câmeras DSLR qualidade

Indiscutivelmente, as câmeras DSLR possuem uma maior qualidade de imagem do que as compactas. Este fator é visível nas fotografias tiradas por uma e comparação com a outra.

Mesmo em condições difíceis, a sua câmera DSLR é capaz de captar imagens nítidas e atraentes, combatendo oscilações de luminosidade, cor e foco. E por falar em foco, a focagem automática presente na maioria das câmeras DSLR possibilita um ajuste perfeito para centralizar o tema principal de sua foto.

Câmeras compactas, no entanto, não oferecem estes ajustes automáticos ou manuais capazes de trazer o cenário perfeito para uma fotografia profissional e de qualidade.

Velocidade de trabalho
câmeras DSLR trabalho

Câmeras DSLR são comparadas com pequenos computadores e não é à toa! Assim como o computador, notebook, celular ou tablet que está utilizando para ler este artigo, a sua câmera DSLR também é equipada com um Processador.

O que isso quer dizer? Simples, capacidades lógicas de processamento de informações e dados variados, como imagens, funcionalidades e opções do menu que provavelmente já lhe chamaram a atenção em algum momento.

Graças a isso, as câmeras DSLR são mais rápidas e eficazes para fazer o trabalho de fotografia profissional. Câmeras compactas podem ser lentas ao executar tarefas recorrentes e com muito esforço, novamente, as câmeras inteligentes saem na frente!

Opções de ajuste
câmeras DSLR ajustes

Não há exceções! Conforme sua experiência e habilidades técnicas em fotografia aumentam, mais funcionalidades você vai precisar em sua câmera.

Sem dúvida, um fotógrafo não conseguirá chegar ao sucesso ou impulsionar sua carreira sem uma câmera DSLR lotada de recursos e ajustes extras. Essas configurações adicionais são úteis para a captura de fotos profissionais com extrema qualidade.

Com uma câmera DSLR é possível ter o controle de ruído em suas imagens, focagem automática, disparo continuo e em alta velocidade, entre outros. Em câmeras compactas não é possível ter nada disto!

Tamanho e ergonomia
câmeras DSLR ergonomica

Talvez este ponto diga mais sobre a preferência de cada fotógrafo. Afinal, o tamanho e ergonomia de câmeras DSLR e compactas agradam a diferentes públicos e, por isso, chegam a empatar em certo ponto.

Enquanto as câmeras compactas são pequenas e fáceis de carregar para qualquer parte em sua bolsa, as câmeras DSLR necessitam de um transporte melhor projetado. Você não pode colocar uma câmera DSLR com uma lente telefoto dentro de uma necessidade, por exemplo.

Em contra partida, as câmeras DSLR são projetas de forma ergonômica, ou seja, criadas para se adaptar as mãos do fotógrafo, por exemplo. Os fabricantes fazem isso para que o profissional de fotografia possa carregar a sua câmera DSLR pelo tempo necessário para capturar as fotos que precisa.

Acessórios para sua câmera
câmeras DSLR acessorios

Da mesma forma que os ajustes extras de sua câmera DSLR são indispensáveis para uma fotografia profissional, os acessórios também desempenham um papel importante em sua carreira como fotógrafo.

Ter opções de lentes, flashes, baterias extras, filtros, tripés e monopés, etc. ajudam a capturar fotos mais robustas e planejadas. Para a fotografia em miniatura, por exemplo, será melhor contar com uma lente macro, já para ambientes com pouca luminosidade, os flashes externos são insubstituíveis, e assim por diante.

As câmeras DSLR possuem uma linha imensa de acessórios, já as câmeras compactas não contam com esse diferencial, o que pode ser um obstáculo em sua fotografia profissional.

Opinião dos especialistas
câmeras DSLR especialistas

Se as dicas acima não foram suficientes para fazê-lo comprar uma câmera DSLR, talvez, você fique mais tranquilo em saber que a maioria dos fotógrafos prefere um equipamento fotográfico mais completo em sua rotina.

Baseado no que falamos aqui e muitos outros diferenciais, as câmeras DSLR tem ganhado cada vez mais espaço no cenário fotográfico e despertando, inclusive, a atenção de amadores e iniciantes na fotografia profissional. Afinal, já que vai começar algo, por que não iniciar do jeito certo, não é mesmo?

Não tenha medo da câmera!
câmeras DSLR medo

Algumas pessoas céticas dizem que uma câmera DSLR pode ser muito complicada de operar. Entretanto, a maioria delas possui diversos recursos automatizados, que possibilitam apontar e disparar sem precisar se preocupar com nenhuma configuração.

Modos configurados previamente ajudam a obter ajustes perfeitos para sua fotografia profissional. Os fotógrafos iniciantes podem escolher as configurações e deixar a câmera DSLR se preocupar com tudo, enquanto focam a sua criatividade na imagem.

Logicamente, as funções avançadas da fotografia são úteis para o seu trabalho e você pode se especializar com o tempo para utilizar cada uma delas da melhor forma possível.

Sem sombras de dúvidas, as câmeras DSLR podem fazer mais por você e seu trabalho como fotógrafo profissional. Não hesite em conhecer os modelos disponíveis e pesquisar qual delas atende melhor as suas necessidades.

Quanto às câmeras compactas, bom, deixe-as para usar em um passeio ou fotos que não exigem muito esforço de seu equipamento. Agora diga-nos você mesmo, o que acha das câmeras DSLR e compactas e qual delas utiliza em seu dia a dia. Deixe o seu comentário.

 

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.