Como encontrar a melhor fonte de luz natural

0 989

Você provavelmente já ouviu falar que a luz natural que vem de uma janela pode criar lindas fotografias, mas saiba que isso tem um lado negativo: ela poder mudar durante a sua sessão de fotos. Para conseguir a fotografia que você quer, o ideal é entender suas opções de iluminação e encontrar a melhor fonte de luz natural para você no momento do disparo da câmera digital.

Quais são as minhas opções de janela?

Você também já ouviu dizer que a melhor fonte de luz natural é aquela que vem de janelas grandes ao norte, ou sul de um prédio? Isso é verdade… Em partes. Essas janelas produzem ótimas luzes, mas não são as únicas opções. Você pode criar belas imagens no interior de algum lugar com qualquer abertura ao exterior. Portas, portões de garagem, portas de vidro… Todas essas alternativas podem ser fontes de luz natural para suas fotografias. Qualquer abertura de um espaço irá funcionar desde que a luz que entra tenha uma direção singular.
Para testar e saber se a abertura que você tem à disposição vai funcionar, fique na frente dela e veja se você produz sombra no lugar. Se a resposta for afirmativa, você sabe que a sua fonte de luz vai produzir sombra em qualquer que seja o elemento a ser fotografado. Controlar e modificar essas sombras pode fazer com que sua imagem fique mais criativa, complexa e interessante.

A luz vai mudar

Se você gostou da luz natural que a sua janela permite em sua foto, tenha em mente que ela não vai ser sempre assim. À medida que o sol se move no céu, ele vai afetar a maneira em que a luz que vem através de sua janela se parece. Isso significa que você não ver ter uma luz sensacional para fotografar durante todo o dia. Para saber qual é melhor momento para fotografar usando a luz da sua janela, confira como essa fonte de iluminação age em diferentes momentos do dia para você entender melhor como a luz muda e como essa mudança pode afetar suas fotografias.

Modificando sua luz

Há uma razão pela qual a luz das janelas ao norte e ao sul é ideal. Nessas janelas, você nunca vai ter o brilho do sul entrando diretamente por elas. Se a sua janela está para o leste, ou oeste, a luz natural do sol vai incidir diretamente para dentro do ambiente no começo, ou fim do dia.

Tenha em mente que certos obstáculos, como edifícios e árvores, por exemplo, também podem afetar a forma como a luz natural vem através de sua abertura. Se a luz é muito dura e as linhas de sombra são muito proeminentes para o seu gosto, você pode adicionar uma fonte de difusão em frente da janela.

A luz natural durante o dia

A luz natural evolui da seguinte maneira durante o dia: ela começa com uma tonalidade quase azul. À medida que a manhã avança, a cor da luz se aquece. No final do dia, ela volta para o aspecto azul, mais frio. Se você for fotografar por um longo período, a temperatura da luz vai mudar diversas vezes. Lembre-se de ajustar o seu balanço de branco para compensar essa mudança na sua fotografia.

Se você tiver várias janelas, ou áreas abertas para fotografar usando a luz natural, saiba que você não precisa fotografar de apenas um lugar durante o dia todo. Se você sabe que a luz em uma janela é especialmente boa para fotografar durante a manhã, fique lá nesse período. Se ela fica melhor durante a tarde em outra janela, então mude a sua posição no período vespertino. Com um pouco de planejamento, você pode assegurar que sempre terá a melhor luz natural à sua disposição em um determinado ambiente.

Se o local que você estiver não tiver opções viáveis de iluminação, ou se você for fotografar durante a noite, então a luz artificial é a sua melhor escolha.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.