Como fazer um bom ensaio fotográfico com idosos?

0 751

A fotografia de qualquer pessoa ou objeto tem suas nuances especiais e com um ensaio fotográfico com idosos não poderia ser diferente.

A atenção aos detalhes, a empatia e o jeito como trata esses modelos mais experientes são determinantes para o sucesso das fotos. Afinal de contas, esse público geralmente tem mais resistências que qualquer outro e até certa limitação para dar vida às fotos que o fotógrafo imagina.

Por isso, paciência, zelo e criatividade são indispensáveis na hora de fotografar pessoas idosas. Essas características vão contribuir não apenas para o sucesso das fotos como também para que as pessoas envolvidas curtam todo o ensaio fotográfico, o que é mais importante.

Logo, veja neste post algumas dicas essenciais para tornar o seu ensaio de terceira idade um sucesso. Confira esses conselhos indispensáveis e domine completamente esse ensaio pra lá de especial!

Não se esqueça das limitações

O primeiro ponto é reconhecer as limitações dos modelos e respeitá-las durante toda a sessão de fotos com os idosos.

Tenha em mente que atitudes simples, como sentar no chão ou ficar plenamente ereto, podem ser mais difíceis para as pessoas idosas do que parecem. A idade traz, junto com a experiência, limitações físicas e mentais que podem atrapalhar o ensaio fotográfico.

Além disso, como o fotógrafo geralmente é mais novo não tem conhecimento dessas limitações. Mas lembre-se que as coisas simples para você podem não ser assim tão fáceis para os idosos.

Portanto, antes de começar as capturas, converse com os modelos ou os clientes francamente. Procure descobrir suas limitações físicas como problemas de audição, dores na coluna, impossibilidade de se abaixar, visão comprometida, etc.

Em seguida, crie um ensaio fotográfico com idosos que respeite todas essas particularidades e, mesmo assim, consiga extrair o máximo das cenas.

São cuidados simples, mas que demonstram a sua preocupação como indivíduo para com seus clientes ou modelos. Não deixe essa dica passar em branco!

Aliás, se fazer o briefing é uma tarefa costumeira em todos os serviços fotográficos por que com os idosos seria diferente? Pense nisso!

Seja didático e atencioso
Como fazer um bom ensaio fotográfico com idosos?

Essa é uma dica que mistura um pouco do que vimos anteriormente, as limitações do idoso, com o zelo do fotógrafo pelas pessoas que serão registradas nas imagens.

É comum que, durante o ensaio fotográfico, o profissional dê algumas instruções para melhorar o resultado final da fotografia. Alguns exemplos são: sugestões de poses, alinhamento de partes do corpo, indicação de ações para os modelos, etc.

Contudo, quando falamos em fotografar idosos, é preciso criar uma forma especial de passar essas instruções. Esse cuidado precisa ser tomado não só pelas limitações físicas do modelo, mas também como forma de dar vida à sessão que você imaginou, como fotógrafo.

Sendo assim, seja atencioso e didático nessas orientações. Repita o que disse quantas vezes forem necessárias e, de preferência, demonstre o que deseja que eles façam para facilitar o processo de comunicação.

Ao agir assim você dá mais fluidez ao ensaio fotográfico, já que eles entenderão mais rápido o que você deseja. Da mesma forma, você evita que os idosos se sintam mal durante a sessão ou fiquem com um sentimento de que não são capazes de fazer as coisas. Fique esperto!

Procure não demorar muito

Pessoas idosas têm uma resistência física e psicológica menor do que indivíduos mais jovens. Isso quer dizer que eles se cansam mais rápido, têm mais probabilidade de sentir dores no corpo e até de chegar ao esgotamento em uma sessão fotográfica.

O seu trabalho como fotógrafo da terceira idade é evitar o cansaço dos modelos e aproveitar ao máximo o tempo da sessão. Não fique perdendo muito tempo entre as fotos, como escolhendo as imagens, tire o máximo possível delas e deixe para selecionar as melhores posteriormente.

Do mesmo modo, é bom evitar deslocamentos muito grandes entre os cenários, que escolheu para fotografar os idosos. Procure um parque próximo que tenha tudo o que você precisa e se posicione em uma localização mais privilegiada para as filmagens.

Fazer os idosos andarem de um lado para outro e se movimentarem muito vai fazê-los se cansar mais rápido. Essa fadiga vai sabotar completamente as imagens e acabar com o seu planejamento, então seja esperto e faça escolhas sábias na hora de selecionar o cenário.

Além disso, procure separar um dia para filmagens internas e outro para as externas. Ou seja, em uma data previamente agendada registre as fotos em seu estúdio e outro dia às ao ar livre, por exemplo. Isso vai evitar que os idosos se sintam cansados e desistam da sessão fotográfica!

Fique atento aos detalhes
Como fazer um bom ensaio fotográfico com idosos?

A última dica para fotografar idosos é ficar atento aos detalhes e isso não apenas como fotógrafo, a fim de conseguir excelentes capturas, mas como ser humano também.

Observe a reação dos idosos durante as filmagens e veja o que estão sentindo. Converse com eles durante todo o ensaio e troque feedbacks com frequência.

E se precisar parar de tirar fotos por um tempo, para que se recuperem, não tenha medo e nem resistência em fazer isso. Lembre-se que para as fotos ficarem lindas os modelos precisam estar em seu melhor estado, o que não inclui cansaço ou tédio, por exemplo.

Já em relação às fotos, aproveite as marcas do tempo na pele e no rosto dos idosos. Use uma iluminação que valoriza essas marcas, afinal são conquistas e não devem ser vergonhas para ninguém.

É lógico que antes de adotar essa perspectiva é preciso conversar com os idosos. Veja se eles têm algum problema com fotos nesse sentido, a fim de não irritá-los ou decepcioná-los com as imagens mais tarde.

No mais é só usar a sua criatividade e bom senso para dirigir o ensaio fotográfico com idosos. Se fizer isso, com certeza suas imagens ficarão maravilhosas e, melhor ainda, os idosos vão adorar essa experiência e indicá-lo para os amigos.

Gostou dessas dicas sobre como fotografar idosos e conseguir o melhor resultado possível em suas imagens? Compartilhe este post em suas redes sociais e ajude outros fotógrafos que desejam ler esse conteúdo.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.