Como surfar uma onda… com uma Dirt Bike. E ainda filmar tudo em 4K.

0 308

A mente do ser humano é algo realmente esplêndida. Surfar já é uma exemplo disso e a gente nunca pode achar que os seres humanos não conseguiram realizar alguma coisa realmente incrível e legal quando colocam as suas mentes para trabalhar incessantemente. E ao colocar suas mentes para trabalhar, um bando de motociclistas, surfistas e profissionais do cinema conseguiram realizar umas das maiores proezas dos últimos tempos: Filmar um motociclista surfar uma onda. E não é qualquer onda, estamos falando de algo com mais de 10 metros de altura e alta intensidade. Para nossa felicidade tudo deu certo e o resultado foram imagens incríveis.

Em uma colaboração com a DC Shoes – uma empresa de roupas desenvolvida principalmente para esportes radicais -, o mundialmente renomado atleta de motocross Robbie Maddison pegou recentemente uma viagem  sua ao Taiti e a transformou em uma experiência  ao céu aberto: surfar uma onda com uma moto.

Ele pegou sua dirt bike – moto feitas para andar em trilhas – especialmente encomendada para surfar e resolveu pegar algumas ondas. E não estamos falando de pequenas ondas também. Não, estamos falando enormes ondas de 10 metros de altura que poderia absolutamente esmagar alguém. A corrida de moto maluca estava perto de três anos na produção, e, claro, foi gravada em câmera (muitas câmeras na verdade – as tomadas de POV foram tiradas com uma Ação Cam Sony 4K, aparentemente o X1000V) e editada para as especificidades de um esporte de ação, um segmento que é tão deslumbrante como é insano.

Dirt Bike

 

Há, também, um documentário por trás das cenas sendo feito, mas, infelizmente, ele aparece como demorará a ser lançando. Pelo menos teremos algum tempo antes de ver como foi que eles conseguiram essa proeza de filmar em 4K uma dirt bike surfar uma onda. Por enquanto podemos apenas imaginar como foram as tentativas frustradas e quão cansativo deve ter sido para colocar e tirar da água uma moto que pode facilmente pesar mais do que duzentos quilos.

Mas como eles conseguiram surfar uma onda com uma moto?

Se você está se perguntando se uma moto igual a que você vê todo dia nas ruas poderia sobreviver a uma viagem subaquática – a resposta é simples e direta: não. Para você entender um pouco mais do processo aqui está um trecho de sua entrevista a Rolling Stone:

Cada vez que a moto ia para abaixo da linha d’água, nós tínhamos um extenso e exaustivo trabalho mecânico para reinicia-la e coloca-la para outra rodada de tentativas de funcionamento. Sabíamos que estávamos fadados a afundar a moto algumas vezes no Taiti, portanto, nós transferimos um motor de quatro tempos de 450cc para um motor de dois tempos para a vantagem de ter um motor que é menos complicado e que tem menos eletrônica e fiação para a gente lidar.

 

Não é apenas o ato de surfar em uma motocicleta muito incrível em si, mas a equipe de produção por trás deste vídeo também merece todas as menções honrosas em termos de técnicas cinematográficas. A filmagem dessa loucura aquática foi muito bem realizada.

Eles estão a par com outros filmes de esportes de ação que são cheios de cenas aéreas e câmera lenta, uma abundância às vezes desnecessária. Mas esta filmagem também adicionou uma  gama de outros tipos de cena e incluíram alguns shots macro com um ar mais sereno, além de shots de rastreamento de movimento rápido (que eu estou supondo que foram capturados com carros ou outras motos), shots de POV com a Sony Ação Action Cams, fotos subaquáticas, e muitos mais.

Adicione a isto o design de som incrivelmente envolvente e uma edição rápida e instigante e você é deixado com uma das filmagens do segmento de esportes de ação mais frescas e bem produzidos do ano. Realmente algo a ser visto e revisto.

Dirt Bike

 

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.