Como tirar fotos em 360 graus mais bonitas com seu Smartphone?

0 1.635

Fotos em 360 graus possuem uma gigantesca capacidade de registrar esplêndidas paisagens, ricas em detalhes e pormenores que, se feitas através de uma captura convencional, com a câmera no modo comum, não seriam possíveis de se obter.

Este recurso, ou seja, o de tirar fotos panorâmicas está disponível tanto nas máquinas profissionais de referência do ramo como em smartphones simples e populacionais e, vale ressaltar, que esta ferramenta é, sem dúvida, a melhor opção para quem deseja fazer imagens diferenciadas e conceituais.

Desde o seu surgimento, o objetivo da fotografia tem sido o de registrar, com o máximo de fidedignidade possível, a realidade do momento que precede a imagem, assim como boa parte de seu contexto. Afinal, o que os seus olhos estão vendo no momento em que a foto é batida e que vale ter gravado para sempre?

Resumidamente, a foto panorâmica é uma sequência de fotos em que você pode capturar a imagem que seus olhos estão enxergando entre o deslocamento da sua cabeça de um ombro até o outro.

História das fotos panorâmicas
historia fotos em 360 graus

Originada de palavras gregas, panorama significa “total” (pan) e “vista” (órama), sendo conceituada e conhecida, hoje, como uma vista que abrange toda uma área circunvizinha que se assemelha ao campo de visão humano, que é de 160º por 75º. É chamada, também, de fotografia de grande formato.

A primeira utilização do termo, na história da arte, é de 1792 e foi feita pelo pintor Robert Barker, irlandês que cunhou pinturas panorâmicas de Edimburgo em cilindros que eram vistos de dentro e que foram exibidos em Londres com o título “O Panorama”.

As fotos em 360 graus fazem, portanto, parte da história da fotografia. Os primeiros trabalhos panorâmicos, oficialmente falando, a que se tem registro, são datados de 1840 sendo que, apenas três anos depois, a primeira câmera fotográfica deste tipo foi patenteada na Áustria, por Joseph Puchberger.

Em 1904 a conhecida marca Kodak Cirkut lançou um dos modelos de câmera que ofereciam a possibilidade de se fazer fotos panorâmicas com maior qualidade e referência para a época. Usando filmes de 5” a 16” de largura, a máquina era capaz de produzir fotos em 360 graus com até 20 pés de comprimento.

Desde então, assim como no campo fotográfico de modo geral, as opções de fotos panorâmicas foram sendo melhoradas e modernizadas até chegar ao nível de qualidade da qual temos ciência hoje.

Tipos de panoramas
tipos de fotos panoramicas

É importante compreender que existem várias definições e tipos de panoramas, sendo que cada um deles é mais direcionado para uma finalidade em específico.

Panorama é, portanto, o quadro que possibilita ao observador ver a paisagem como se estivesse instalado num ponto mais alto, como numa montanha.

Os principais e mais conhecidos são:

  • Panorama fotográfico é o conjunto de quadros e imagens que, juntos, formam uma única e completa fotografia;
  • Panorama fotográfico cilíndrico é o trabalho de imagens que é projetado com o ângulo vertical de visão limitado a faixa horizontal;
  • Panorama fotográfico esférico é o projeto de imagens em que o telespectador encontra-se no centro, sem limitações de visão; e
  • Panorama de 360 graus é a montagem, posterior, através de ferramentas computadorizadas, que permitem a reconstrução, total, de uma paisagem.

Fotos em 360 graus no smartphone

Hoje toda hora é hora de foto e sempre há tempo suficiente para se fotografar! Você pode estar em qualquer lugar, vivenciando qualquer tipo de situação e fazer uma imagem para deixar aquele momento registrado, guardado para sempre ou para ser rapidamente postado nas redes sociais. As possibilidades são muitas!

A tecnologia trazida pelos aparelhos telefônicos mais modernos, smartphones tanto os da linha Android quanto os IOS, tem possibilitado que muita gente se sinta profissional ao fazer a captura de quadros e imagens, afinal, a qualidade e a precisão desses celulares tem potencializado o resultado final das fotos que são tiradas a todo o momento.

Há, inclusive, aplicativos de celulares que foram desenvolvidos especificamente para sanar essa necessidade: A de obter maiores resquícios de profissionalismo até mesmo em fotos caseiras!

E é sobre alguns desses aplicativos que vamos falar agora!

10 APPS para fotos panorâmicas
app fotos panoramicas

1-     Câmera Cardboard

Com toda certeza, o primeiro aplicativo a ser citado quando o assunto é fazer fotos em 360 graus, é o Cardboard.

Disponível para os celulares Android, é um app gratuito que possui muitas ferramentas interessantes para os amantes da fotografia.

Além de tirar fotos panorâmicas, o Cardboard também possui opções para habilitação da captura do áudio no momento em que a foto é tirada, o que possibilita outro tipo sensacional de experiência, mais recente no campo fotográfico.

Modo de capturar fotos em 360 graus no Cardboard: Extremamente fácil! Para fazer a imagem panorâmica, no aplicativo, basta posicionar a câmera do celular corretamente e pressionar, em seguida, o botão de captura, girando até que a ferramenta atinja o seu limite de alcance.

O resultado final da fotografia é montado pelo próprio app e, geralmente, apresenta uma surpreendente qualidade.

2-     Cycloramic Free 360

Um dos mais incríveis aplicativos para fotos panorâmicas, o Cycloramic tem um menu com opções bem simples, alem disso, o app ajuda o usuário a manter seu smartphone com o posicionamento correto enquanto as imagens são feitas para posterior compilação.

As fotos geradas possuem alta resolução e podem ser editadas no próprio aplicativo, com uma boa variedade de ferramentas e recursos.

O Cycloramic é gratuito e pode ser baixado em iOS ou Android. A publicidade vinculada pode ser considerada como irritante, porém, vale a pena devido à qualidade geral do app.

Modo de capturar fotos em 360 graus no Cycloramic: Este aplicativo, particularmente, bem aproveitado nos aparelhos iPhone e as dicas de captura são mais direcionadas para estes celulares, porém, vale ressaltar que não é um app exclusivo desta linha.

No iPhone 5 e 5s, basta que o usuário deixe o aparelho em pé, numa superfície confiável, enquanto o app, através de um mecanismo secreto, faz o giro 360º sozinho e finaliza a imagem. Já no iPhone 6, por ser arredondado, é indicado que o aparelho seja apoiado a algum suporte para que a foto panorâmica possa ser feita com sucesso.

3-     Splash – 360 Video Camera

Desenvolvido para iPhones, o Splash funciona de modo similar ao aplicativo Snapchat, possibilitando, entretanto, que sejam postadas fotos em 360 graus.

Seu grande diferencial é que, além de tirar fotos panorâmicas, este app possibilita que seus usuários tenham acesso a fotos que foram postadas por pessoas de todo o mundo, através de uma conexão própria.

Modo de capturar fotos em 360 graus no Splash: É necessário que sejam feitas várias fotos sequenciais no aplicativo para que, então, o próprio Splash as una, formando uma única e finalizada imagem.

O procedimento pode ser um pouco demorado, então a dica é que o usuário tenha muita paciência – além de alguma persistência – para que o resultado desejado seja alcançado.

4-     Photaf Panorama 3D

Aplicativo gratuito e que pode ser instalado em aparelhos telefônicos com sistema Android, rodando a partir do 3.2.7, o Photaf é uma excelente opção para quem deseja fazer fotos em 360 graus.

Um dos poucos apps que possibilitam que o usuário escolha qual o meio de captura da imagem panorâmica, ou seja, se no modo manual ou automático, permite, ainda, que a pessoa determine quais serão os ajustes de luz e flash utilizados para cada uma das composições.

Infelizmente, o aplicativo só está disponível na língua inglesa e possui, como ponto negativo, um expressivo número de anúncios que acabam por atrapalhar seu uso.

Modo de capturar fotos em 360 graus no Photaf: Acesse o menu do app e escolha a opção “Create panorama”, digite um nome para a imagem a ser criada e clique em OK. Em seguida o usuário pode definir se quer, ou não, que sua localização seja vinculada a imagem, sendo que para ativar este recurso deve clicar em “Yes” e, se não quiser, “No”.

Após isso, o app guiará o usuário, através de uma seta indicativa de direção. O Photaf apita toda vez em que é preciso parar a câmera para que uma nova imagem seja gerada. Clique em “Stitch Image“ para que a foto panorâmica seja finalizada.

5-     Nokia Panorama
nokia fotos panoramicas

Disponibilizado para aparelhos do Windows Phone, smartphones Lumias, é o aplicativo que possibilita o registro de fotos em 360 graus através de uma interface de uso simples e sem grandes dificuldades de manuseio.

Considerado como um app de bom funcionamento, o Nokia Panorama tem algumas diversificações se comparado aos seus semelhantes e, basicamente, essas diferenças se resumem ao modo de captura. Veja:

Modo de capturar fotos em 360 graus no Nokia Panorama: Após posicionar a câmera do celular, para iniciar a captura da imagem panorâmica, é preciso estar atento para as paradas que são solicitadas pelo aplicativo durante o giro.

Também é comum que o Nokia Panorama peça para que seu usuário refaça o giro para que seja feito um novo registro de imagens antes da finalização da foto.

6-     Panorama 360

Além de ser um aplicativo para Android de fácil uso, o Panorama 360 funciona, também, como uma rede social em que é possível postar fotos e interagir com os demais usuários que estão espalhados ao redor do mundo.

Pode ser baixado gratuitamente, porém, infelizmente, o app possui alguns importantes, e interessantes, recursos que devem ser pagos para que o uso seja liberado.

Modo de capturar fotos em 360 graus do Panorama 360: Posicione o smartphone e faça o giro enquanto as imagens são capturadas. O Panorama 360 montará, automaticamente, a foto panorâmica.

7-     Photo Sphere Camera

Integrado ao Google Maps, o Photo Sphere é uma excelente opção de aplicativo para quem quer fazer fotos panorâmicas de qualidade.

Possibilitando a postagem no Maps e, por conseguinte, compartilhamento com milhares de usuários, o Sphere possui uma interface de uso agradável e bastante simples. Além disso, o app pode ser instalado em português nos Androids com versões a partir de 4.2.

Modo de capturar fotos em 360 graus no Photo Sphere: Defina a paisagem (ou ambiente) a ser fotografo e faça o enquadro ideal pela tela no próprio aplicativo. É possível, ainda, seguir as orientações que vão aparecendo na tela e, depois, aguardar a finalização automática feita pelo próprio aplicativo.

8-     Auto Stitch Panorama
auto stitch fotos em 360 graus

Aplicativo extremamente simples, sua marca registrada, o Auto Stitch é funcional, ou seja, trabalha rapidamente de modo ágil.

Seu defeito é que, dependendo da função desejada, será necessário a instalação da versão pró, a opção paga do aplicativo.

Modo de capturar fotos em 360 graus no Auto Stitch: Tire uma sequência de fotos no app e aguarde a sincronização das imagens, feita automaticamente pelo Auto Stitch.

9-     360

Para aqueles que gostam de ter suas fotos postadas imediatamente após a captura, a dica é ter o app 360 baixado no celular para unir qualidade e criatividade numa mesma ferramenta.

A interface do aplicativo é bem simples e permite o compartilhamento, quase que instantâneo, ao Facebook.

Apesar de ser um aplicativo gratuito, muitas das opções de uso requerem um “plus”, que pode ser adquirido por compras internas.

Modo de capturar fotos em 360 graus no 360: Verifique, no visor do celular, qual o melhor posicionamento para dar inicio a captura de sua foto panorâmica e siga as demais orientações da tela.

10- Wondershare Panorama

Aplicativo com resquícios de simplicidade, sua prioridade é a eficiência e rapidez na execução de fotos panorâmicas e, se este for seu único objetivo, é o mais indicado por ser ágil.

O Wondershare não possui sistemas de compartilhamento de imagens, um ponto extremamente negativo no mundo conectado em que estamos inseridos, porém se você não faz o tipo de pessoa que gosta de postar tudo, pode ser uma boa ideia experimentá-lo.

Modo de capturar fotos em 360 graus no Wondershare: Posicione o precursor da câmera e vá clicando quadros orientados através do visor do aparelho telefônico. O app faz a junção das imagens posteriormente.

Conhece outros aplicativos para fotos em 360 graus?

Compartilhe conosco através dos comentários e não deixe de nos contar como foi a experiência com os app citados neste artigo. Qual você classificaria como o melhor para fazer fotos panorâmicas?

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.