Como vender fotos na internet?

0 652

O mercado de fotografia na internet tem crescido cada vez mais na internet. Muitos ainda se perguntam em como vender fotos na internet, e neste artigo iremos indicar importantes caminhos para realização desse objetivo.

A venda online de fotos, geralmente, ocorre por intermédio de sites especializados que monetizam as imagens ao mesmo tempo de divulgam o trabalho do profissional em fotografia.

Atualmente, a internet oferece diversos bancos de imagens como o Shutterstock e o Adobe. Através do banco online de imagens, é possível a realização de compra e venda de imagens, e todas as vezes que uma venda é realizada o fotógrafo recebe uma comissão ou royaltie.

A cada compra, o cliente também adquire uma licença para baixar e usar a fotografia, gerando percentual para o profissional.

O mercado de fotografia na internet

Como vender fotos na internet?

Através da internet, o fotógrafo pode elevar suas vendas e comissões comercializando várias fotos e, ao mesmo tempo, vendendo a mesma imagem várias vezes para diferentes clientes.

Ao utilizar banco de imagem digital, clientes potenciais de diferentes regiões do mundo podem compra a foto, pois os bancos de imagens em grande parte são estrangeiros e globais.

Outra dica é também investir na exposição de imagens e portfólio em redes sociais como Instagram, Pinterest e Facebook. O fotógrafo pode manter perfis profissionais nas redes sociais como forma de gerar novos clientes para suas fotografias, além de seguidores.

O fotógrafo também pode investir na criação de sites e blogs profissionais para divulgar suas imagens, fotografias e serviços.

O que fazer?

As dicas servem para fotógrafos profissionais, amadores e que estão estudando. Em todos os casos, é importante organizar o portfólio, listar as fotografias que pretende vender para logo realizar o upload nos portais de banco de imagens e, principalmente, ter atenção com a qualidade e resolução da imagem final.

Questões como conceitos, temas, locais, qualidade visual, resolução e entre outros atributos são essenciais para atrair mais atenção e conquistar mais clientes.

Em relação aos bancos de imagens, o fotógrafo pode escolher diferentes categorias de fotos como natureza, família, automóveis, mulheres, crianças e entre outras.

Em todos os casos, é importante investir na aquisição de câmeras melhoras e até mesmo na compra de utensílios como tripés, bolsas para câmeras, equipamentos de iluminação fotográfica e entre outros para com o passar do tempo produzir fotos com qualidade superior.

Como vender fotografias na internet?

Seguindo as orientações iniciais que apresentamos anteriormente, é importante acreditar na criatividade, na pesquisa e nos estudos para se tornar em um grande profissional.

A seguir vamos indicar importantes sites que proporcionam a oportunidade de vender e divulgar fotos de forma 100% online.

1 – Adobe Stock

Como vender fotos na internet?
Adobe Stock

Estamos falando de um dos melhores bancos de imagem, e ele está trelado às plataformas e programas de edição da Adobe, fabricante e desenvolvedora de softwares como Photoshop, Illustrator, Premier e entre outros.

Este banco de imagem é um dos mais famosos do mundo, tendo mais de 100 milhões de fotos e imagens em seu acervo. Essa plataforma oferece comissão de 33% por cada fotografia e imagem vendia.

Para os assinantes dos softwares online da Adobe, o usuário pode realizar o upload de cada fotografia diretamente do painel de cada programa.

2 – Alamy

A plataforma online Alamy recebe mais de 100 mil fotos e imagens de mais de 170 países por dias. São profissionais de diferentes idiomas e dialetos unidos pela mesma linguagem, a linguagem da fotografia.

Neste banco de imagem a procura é gigantesca, pois a plataforma oferece royalties que atinge a 50% do valor da fotografia. Além da alta comissão, o fotógrafo que ainda é estudante, recebe 100% do valor.

3 – 123RF

Como vender fotos na internet?
123RF

Estamos falando de uma agência que trabalha com mais de 100 mil colaboradores, e paga comissões que variam entre 30% a 60%, dependendo do perfil do profissional e da quantidade de imagens compradas.

4 – Can Stock Photo

Essa plataforma é bastante tradicional, trata-se de um banco de imagens pertencente a uma agência de imagens que já possui cerca de 100 mil colaboradores ativos.

Os usuários recebem respostas em até 24 horas, sendo que as comissões podem chegar até 50% do valor da venda. A plataforma também utiliza o PayPal, o que facilita ainda mais o processo de pagamento e saque.

5 – Dreamstime

Como vender fotos na internet 123RF
Dreamstime

O banco de imagem da Dreamstime possui mais de 120 milhões de fotografias, e cerca de 700 mil colaboradores. O portal paga comissões que variam de 20% a 50% por cada fotografia baixada no site.

Para o fotógrafo que realiza o upload de uma foto exclusiva, o além da comissão, o site pagar mais 10% adicional.

6 – FineArt America

Se o profissional já conhece os melhores bancos de imagens digitais, a FineArt America permite vender fotografias impressas em diferentes formatos, como em postêres e porta-retratos.

É um site bastante atraente para o profissional que curte realizar fotografias autorais e de conceito independente. A plataforma também agrega outras imagens como ilustração e arte digital.

Como vender fotos na internet 123RF
PhotoShelter

7 – PhotoShelter

Muito mais do que um banco de imagens, o Photo Shelter proporciona ao profissional de fotografia criar um hot site para apresentar e vender suas fotos.

Nele, a comissão pode chegar a 85% sobre o valor de cada foto. O sistema do site oferece assinaturas para os usuários apresentarem suas fotos, podendo pagar entre 10 a 50 dólares mensais.

8 – Shutterstock

Citamos ele no início do artigo, mas o deixamos para o final. Este banco de imagens e fotografias está entre os mais tradicionais na internet. Cada imagem pode gerar um rendimento que varia entre 20% a 30% de comissão para o fotógrafo.

Conclusão

Portanto, seja utilizando um site próprio ou explorando as melhores agências digitais, é importante investir na realização e criação de fotografias digitais de qualidade.

No caso dos bancos de imagens, eles exigem que o fotógrafo tenha, no mínimo, 18 anos de idade, e que seja realizado um cadastro via e-mail. Também vale salientar que o fotógrafo escolha categorias bem definidas, e setores de mercado que possam atrair clientes potenciais e ativos.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.