Como vender fotos na internet?

0 67
Tempo de leitura: 4 minutos

O mercado de fotografia na internet tem crescido cada vez mais na internet. Muitos ainda se perguntam em como vender fotos na internet, e neste artigo iremos indicar importantes caminhos para realização desse objetivo.

A venda online de fotos, geralmente, ocorre por intermédio de sites especializados que monetizam as imagens ao mesmo tempo de divulgam o trabalho do profissional em fotografia.

Atualmente, a internet oferece diversos bancos de imagens como o Shutterstock e o Adobe. Através do banco online de imagens, é possível a realização de compra e venda de imagens, e todas as vezes que uma venda é realizada o fotógrafo recebe uma comissão ou royaltie.

A cada compra, o cliente também adquire uma licença para baixar e usar a fotografia, gerando percentual para o profissional.

O mercado de fotografia na internet

Como vender fotos na internet?

Através da internet, o fotógrafo pode elevar suas vendas e comissões comercializando várias fotos e, ao mesmo tempo, vendendo a mesma imagem várias vezes para diferentes clientes.

Ao utilizar banco de imagem digital, clientes potenciais de diferentes regiões do mundo podem compra a foto, pois os bancos de imagens em grande parte são estrangeiros e globais.

Outra dica é também investir na exposição de imagens e portfólio em redes sociais como Instagram, Pinterest e Facebook. O fotógrafo pode manter perfis profissionais nas redes sociais como forma de gerar novos clientes para suas fotografias, além de seguidores.

O fotógrafo também pode investir na criação de sites e blogs profissionais para divulgar suas imagens, fotografias e serviços.

O que fazer?

As dicas servem para fotógrafos profissionais, amadores e que estão estudando. Em todos os casos, é importante organizar o portfólio, listar as fotografias que pretende vender para logo realizar o upload nos portais de banco de imagens e, principalmente, ter atenção com a qualidade e resolução da imagem final.


Questões como conceitos, temas, locais, qualidade visual, resolução e entre outros atributos são essenciais para atrair mais atenção e conquistar mais clientes.

Em relação aos bancos de imagens, o fotógrafo pode escolher diferentes categorias de fotos como natureza, família, automóveis, mulheres, crianças e entre outras.

Em todos os casos, é importante investir na aquisição de câmeras melhoras e até mesmo na compra de utensílios como tripés, bolsas para câmeras, equipamentos de iluminação fotográfica e entre outros para com o passar do tempo produzir fotos com qualidade superior.

Como vender fotografias na internet?

Seguindo as orientações iniciais que apresentamos anteriormente, é importante acreditar na criatividade, na pesquisa e nos estudos para se tornar em um grande profissional.

A seguir vamos indicar importantes sites que proporcionam a oportunidade de vender e divulgar fotos de forma 100% online.

1 – Adobe Stock

Como vender fotos na internet?
Adobe Stock

Estamos falando de um dos melhores bancos de imagem, e ele está trelado às plataformas e programas de edição da Adobe, fabricante e desenvolvedora de softwares como Photoshop, Illustrator, Premier e entre outros.

Este banco de imagem é um dos mais famosos do mundo, tendo mais de 100 milhões de fotos e imagens em seu acervo. Essa plataforma oferece comissão de 33% por cada fotografia e imagem vendia.

Para os assinantes dos softwares online da Adobe, o usuário pode realizar o upload de cada fotografia diretamente do painel de cada programa.

2 – Alamy

A plataforma online Alamy recebe mais de 100 mil fotos e imagens de mais de 170 países por dias. São profissionais de diferentes idiomas e dialetos unidos pela mesma linguagem, a linguagem da fotografia.

Neste banco de imagem a procura é gigantesca, pois a plataforma oferece royalties que atinge a 50% do valor da fotografia. Além da alta comissão, o fotógrafo que ainda é estudante, recebe 100% do valor.

3 – 123RF

Como vender fotos na internet?
123RF

Estamos falando de uma agência que trabalha com mais de 100 mil colaboradores, e paga comissões que variam entre 30% a 60%, dependendo do perfil do profissional e da quantidade de imagens compradas.

4 – Can Stock Photo

Essa plataforma é bastante tradicional, trata-se de um banco de imagens pertencente a uma agência de imagens que já possui cerca de 100 mil colaboradores ativos.

Os usuários recebem respostas em até 24 horas, sendo que as comissões podem chegar até 50% do valor da venda. A plataforma também utiliza o PayPal, o que facilita ainda mais o processo de pagamento e saque.

5 – Dreamstime

Como vender fotos na internet 123RF
Dreamstime

O banco de imagem da Dreamstime possui mais de 120 milhões de fotografias, e cerca de 700 mil colaboradores. O portal paga comissões que variam de 20% a 50% por cada fotografia baixada no site.

Para o fotógrafo que realiza o upload de uma foto exclusiva, o além da comissão, o site pagar mais 10% adicional.

6 – FineArt America

Se o profissional já conhece os melhores bancos de imagens digitais, a FineArt America permite vender fotografias impressas em diferentes formatos, como em postêres e porta-retratos.

É um site bastante atraente para o profissional que curte realizar fotografias autorais e de conceito independente. A plataforma também agrega outras imagens como ilustração e arte digital.

Como vender fotos na internet 123RF
PhotoShelter

7 – PhotoShelter

Muito mais do que um banco de imagens, o Photo Shelter proporciona ao profissional de fotografia criar um hot site para apresentar e vender suas fotos.

Nele, a comissão pode chegar a 85% sobre o valor de cada foto. O sistema do site oferece assinaturas para os usuários apresentarem suas fotos, podendo pagar entre 10 a 50 dólares mensais.

8 – Shutterstock

Citamos ele no início do artigo, mas o deixamos para o final. Este banco de imagens e fotografias está entre os mais tradicionais na internet. Cada imagem pode gerar um rendimento que varia entre 20% a 30% de comissão para o fotógrafo.

Conclusão

Portanto, seja utilizando um site próprio ou explorando as melhores agências digitais, é importante investir na realização e criação de fotografias digitais de qualidade.

No caso dos bancos de imagens, eles exigem que o fotógrafo tenha, no mínimo, 18 anos de idade, e que seja realizado um cadastro via e-mail. Também vale salientar que o fotógrafo escolha categorias bem definidas, e setores de mercado que possam atrair clientes potenciais e ativos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar Aceito Política de Privacidade