Retratar um ser-humano, por si só, já é um trabalho complicado não necessariamente pelo jogo de luzes, uso de lentes fotográficas diferentes ou mesmo por elementos tecnológicos, mas sim, em muitos casos, pela impaciência e inquietação do modelo escolhido.
E quando essa função é modificada para os animais silvestres, que estão muito mais preocupados em seguirem seus hábitos naturais do que ficar dando atenção a um humano que quer registrar esse momento para a posteridade?
Com certeza o nível de dificuldade aumenta consideravelmente, dai o valor ainda mais notável de fotos de animais onde o clique parece ter sido tirado de forma pedida, solicitada pelo fotógrafo e atendida pelo animal.
Com isso, nada mais justo do que uma grande agência de fotos e notícias como a Reuters realizar, em todos os anos, uma seleção entre seus colaboradores para tomar conhecimento das melhores fotografias feitas com animais silvestres.
Normalmente a divulgação dos eleitos nessa e em outras categorias da qual a Reuters e outras agências de foto e notícias divulgam as galerias acontece no fim do ano. E, enquanto a versão 2015 das melhores fotos de animais do planeta não são reveladas, confira algumas das escolhidas em 2014:
Macaco da neve, Yamanouchi, Japão
Águia-careca, Alasca, Estados Unidos
Urso marrom Kamchatka, Hamburgo, Alemanha
Gorila, Sydney, Austrália
Pássaro Cardeal, Nova York, Estados Unidos
Flamingos, Guangzhou, China
Camelo, Sydney, Austrália
Raposa, Londres, Inglaterra
Lontra, Massachusetts, Estados Unidos