Dificilmente você estudou sobre marketing (ou teve algum contato) e não escutou a célebre frase: “A propaganda é a alma do negócio”. Independente se já atua no mercado fotográfico ou tem o interesse em adentrar no mesmo.
Fato é que, mesmo com o leque de recursos e estratégias para popularizar uma marca, essa frase continua sendo uma premissa básica. E, por isso, saber quais são as dicas de marketing mais certeiras para seu negócio é um ativo de extremo valor.
Pensando nesse cenário, o Blog eMania resolveu trazer alguns pontos relevantes dentro dos meios existentes. Nesse sentido, aliás, a ideia é fugir do senso comum em relação a ferramentas, pontos “rígidos” e ideias que possam parecer “receitas”. Isso porque, como você deve imaginar, a melhor estratégia de marketing é aquela que funciona para o seu negócio em especial.
Geração de Impacto
Cada vez mais as pessoas não apenas querem como já estão exercendo o papel de consumidores com alto grau de exigência. Logo, além da qualidade do produto, a forma como um negócio se comunica com seu público precisa agregar. Em valor, pautar causas relevantes, demonstrar impacto social… ou mesmo tudo isso de uma só vez.
Por isso, uma das dicas de marketing mais valiosas é fazer o trato com o público deixar o caráter habitual de superficialidade. Se posicionando, assim, como alguém que entende, compadece e busca soluções para os problemas/necessidades da maneira mais personalizada possível.
Antecipação
O processo de evolução tecnológica atingiu uma velocidade considerável nos mais diferentes temas e, em relação a estratégia de divulgação de marcas, isso não é diferente.
Por isso, o consumo constante sobre dicas e tendências é uma das dicas de marketing que precisam estar inclusas na sua estratégia. Será somente dessa forma que você estará apto a entender o mercado e, em determinado momento, perceber ideias ainda en concepção que podem ser aproveitadas antes de se tornarem conceitos “batidos”.
Ecossistema
O ato de enxergar outros profissionais do mercado fotográfico meramente como concorrentes é um dos pontos que, certamente, irá fazer com que a sua carreira e/ou negócio fique extremamente defasado em relação as melhores dicas de marketing a serem seguidas.
Isso porque a formação de uma rede de alianças, parcerias e, consequentemente, indicações é a melhor maneira de fazer com que haja a formação de um “ecossistema” onde a alimentação em conjunto gera ganhos importantes para todos os seus integrantes. Por isso, saiba que existe concorrência, mas também existem oportunidades dentro do mesmo cenário onde somente com buscas e contatos será possível diferenciar um do outro.