Dicas para fotografar através de objetos

0 753

Fotografia pode ser tanto o estudo da criatividade, quanto o estudo da técnica. Mesmo se um profissional souber todos os detalhes técnicos da câmera digital que usa, ele ainda não vai ter uma imagem espetacular garantida – uma imagem que evoque emoção, uma que te faça parar tudo o que está fazendo só para ficar admirando-a. Fotografias desse tipo são feitas quando se “pensa fora da caixa”, experimentando novas técnicas e ideias que podem parecer ridículas, ou inacreditáveis. Por sorte, os fotógrafos têm a fama de serem um pouco doidinhos, então tentar novas e inovadoras técnicas não é tão surpreendente assim.

Uma dessas técnicas bacanas e inovadoras, para adicionar um pouco de criatividade nas imagens, é fotografar através de objetos. Essa técnica é, literalmente, ter um pequeno objeto entre a sua lente e o assunto principal da sua imagem. Essa maneira de fotografar é comumente usada para emoldurar o sujeito da foto, com o objetivo de concentrar a atenção nele, suavizar as bordas da imagem, ou adicionar um efeito bacana de cor, para modificar uma fotografia que seria comum sem essa inovação.
A ideia geral de fotografar através de objetos é deixar o primeiro plano desfocado e ser capaz de capturar a imagem através dele, mas ao mesmo tempo, manter a imagem do sujeito principal da foto bem nítida.

Esse efeito é melhor conquistado quando se coloca o objeto bem próximo à lente, seja segurando-o com a mão, ou o apoiando no próprio equipamento fotográfico. Deixar o objeto longe do sujeito a ser fotografado e perto da lente, faz com que fique mais fácil desfocá-lo.

Mesmo que essa técnica funcione com qualquer lente, quando mais curta for a distância focal da que você vai usar, mais perto o objeto vai ter de ficar da sua lente, fazendo com que fique mais fácil segurá-lo.
Se o objeto através do qual você vai fotografar for grande, será fácil perder o foco do sujeito principal da foto. Nessas situações, é melhor focar no assunto da fotografia e depois traga o objeto do primeiro plano para perto da lente para criar o efeito de blur. Às vezes é possível usar o objeto desfocado do primeiro plano para esconder elementos distrativos do plano de fundo.

Exemplos

atraves de objetos
Karthika Gupta

A foto acima é da fotógrafa Karthika Gupta, que escreveu um artigo sobre a modalidade de fotografar através de objetos para uma revista norte americana dedicada à fotografia digital. Segundo ela, o tigre estava em uma posição perfeita para a foto. O que ela fez foi segurar um pedaço de papel transparente de bombom na frente da lente da câmera para dar um toque rosado à foto, já que o papel tinha essa cor. “A única edição posterior nessa imagem foi um leve aumento no contraste”, afirmou Karthika.
A técnica “fotografar através de objetos” funciona especialmente bem com folhas, flores e até pequenos pedaços de vidro. As possibilidades são praticamente infinitas quando se trata de encontrar algo para ser usado nesses casos. Se você não estiver se sentindo inspirado, algumas vezes levar com você objetos simples como um pedaço de tecido, ou de plástico, já pode ajudar e pode mudar completamente o resultado da sua fotografia final.
Analise o local que você vai fotografar e você vai encontrar algo para ser registrado através de outro objeto. Mesmo se você for fotografar mais de uma foto em um mesmo lugar, você pode encontrar algo novo a cada piscar de olhos.

atraves de objetos
Karthika Gupta

Continuando com os exemplos da fotógrafa Karthika Gupta, na comparação de imagens acima, ela usou uma flor rosa como objeto na frente da lente para dar um efeito suave à imagem. “Mas de alguma forma, eu não fiquei satisfeita com o resultado”, afirmou. Na fotografia seguinte, ela escolheu uma folha e a segurou na parte de cima da lente. “Eu amei esse efeito. Ficou como se eu estivesse espiando a cena atrás de um arbusto, mas mesmo assim, conseguindo retratar detalhes importantes da paisagem”.

atraves de objetos - Karthika Gupta
Karthika Gupta

Já nas imagens dos bolos acima, a primeira foto é uma fotografia comum. Na segunda, a fotógrafa mudou o ângulo de disparo e usou uma folha como objeto para ser usado como “filtro”.
Fotografar através de objetos adiciona um elemento interessante nas fotografias. Quando você usa peças coloridas de vidros, ou flores, você consegue efeitos impressionantes, que parecem filtros de aplicativos de smartphones.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.