Os 10 principais erros da Fotografia Digital

0 591

Alguns erros da fotografia digital podem ser comumente cometidos tanto por fotógrafos amadores quando pelos mais experientes. A boa notícia é que muitos desses erros podem ser corrigidos facilmente com um pouco de conhecimento.

Saiba quais são esses erros e o que fazer para amenizá-los:

Imagens borradas

Entre os grandes erros da fotografia digital está a imagem borrada. Isso acontece quando o sensor digital da câmera não recebe luz suficiente e por isso a câmera se esforça para fazer uma imagem sem borrões.
Entre as várias maneiras de resolver esse erro estão o uso do tripé, a escolha de um ISO maior para velocidades mais altas do obturador e o uso do flash para congelar qualquer movimento.

Muito contraste

Uma fotografia com muito contraste mostra muita diferença entre as áreas iluminadas e as áreas de sombra da imagem. Isso é muito aparente em fotografias feitas em um dia ensolarado.
Para amenizar este, que é um dos erros da fotografia digital mais comuns, use o flash para preencher as áreas de sombra e tente diminuir a exposição da imagem.

too-much-contrast

Olhos vermelhos

Apesar de ser fácil corrigir os olhos vermelhos com um programa de edição de imagem, é ótimo saber como prevenir isso. Os olhos vermelhos em fotos geralmente aparecem em retratos de pessoas com olhos claros, quando o flash da câmera reflete nas retinas. Você pode prevenir isso não usando o flash sempre que possível.

Muitas câmeras digitais também possuem o modo de disparo que reduz os olhos vermelhos e você pode usá-lo a seu favor. Outra técnica é pedir para o seu modelo não olhar diretamente ao flash para evitar o reflexo nos olhos dele.

maxresdefault

Cores apagadas

As cores apagadas também são um dos erros da fotografia digital mais cometidos e conhecidos. Para lidar com o problema, você pode usar o balanço de branco. Escolha o modo automático, ou as configurações ideais para o cenário retratado.

Menos é mais

Quando vamos compor uma fotografia, precisamos criar algo interessante ao olhar, mas ao mesmo tempo, evitar distrações excessivas. Normalmente, um objeto principal de foco é o suficiente.
Se você tem um objeto principal no fundo da imagem e objetos secundários distrativos no primeiro plano, corte a imagem e foque somente no que você quer destacar. Isso pode ser feito posteriormente, com um programa de edição de imagem.

O assunto principal está muito distante

Em todas as fotografias que fazemos, nós temos de ter algo interessante no quadro. Se o seu elemento principal está muito longe, ele não vai causar muito impacto. Você pode trazê-lo para mais perto com uma boa lente fotográfica, ou pode cortar a foto depois em um programa de edição. Mas lembre-se de fazer a foto na maior resolução possível para poder cortá-la sem se preocupar com a qualidade.

Baixa resolução

Fotografar em baixa resolução pode fazer com que você consiga armazenar mais fotos no seu cartão de memória, mas pensar assim é um dos principais erros da fotografia digital. Usar uma baixa resolução quer dizer que a qualidade da sua imagem vai ser afetada e não será possível imprimir cópias grandes das fotografias sem deixar os pixels em evidência.
E mais: toda vez que você salva uma imagem em JPEG, o arquivo perde um pouco da qualidade. Se você começar com um arquivo em baixa resolução, a edição das duas fotos será muito limitada.

Muito ruído

O ruído digital quer dizer o mesmo que o granulado de um filme fotográfico. Quanto maior for o ISO e quanto mais você ampliar a imagem, mais ruído vai aparecer. Imagens retratadas à noite são as que mais sofrem com isso, pois a câmera DSLR se esforça para retratar os detalhes no escuro.
Para reduzir o ruído, use uma resolução de imagem maior e sempre utilize um tripé para você ter a liberdade de diminuir o ISO sem causar danos à fotografia.

Fotos com baixa exposição

Uma imagem com baixa exposição é aquela que é sai muito escura, pois não havia luz suficiente no sensor na hora do disparo da câmera. Se você vir no visor que sua imagem tem muita sombra e está muito escura, você pode aumentar a abertura do diafragma para permitir uma maior entrada de luz.

_DSC4241

Fotos com alta exposição

Se a sua fotografia está muito clara e se ela tiver perdido alguns detalhes, é porque ela está superexposta. Isso significa que há muita luz incidindo no sensor da câmera. A superexposição pode piorar em dias claros, ou com fontes de luz muito fortes. Para corrigir a superexposição, que também é um dos erros da fotografia digital mais cometidos, você pode tentar diminuir a exposição diminuindo a abertura do diafragma.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.