Problemas com Fotos de dança ? Experimente estas coisas!

0 1.285

A razão pela qual muitas pessoas são atraídas para a fotografia é a sua capacidade de comunicar uma ideia universalmente. A escrita, fala e até mesmo a música depende da linguagem. Fotografia não!

Uma grande foto na Inglaterra permanece assim na China, Brasil, ou qualquer outro lugar. Um grande romance em Português, no entanto, é apenas um molho de símbolos embaralhados para alguém que não conhece o idioma.

Contudo, há outra forma de arte que tem quase o mesmo apelo e até mesmo uma aceitação mais universal que a fotografia: a dança.

A dança é uma das mais belas artes já conhecidas pelo homem. Os movimentos graciosos, a poesia e a música impactam qualquer pessoa que esteja disposta a assistir um evento dançante. Tudo o que envolve a dança é uma festa para os sentidos, especialmente, para os olhos. A atração da dança é simplesmente irresistível, por isso, ela pode se tornar o tema central e dar espaço ao que vamos chamar de fotos de dança.

Assim como olhar para uma foto, ver alguém dançando não exige nenhum conhecimento da língua. A dança não requer qualquer equipamento caro, com exceção da fantasia em alguns estilos. Infelizmente, capturar grandes fotos de dança exige muita prática e equipamentos sofisticados são capazes de ajudar muito!

Mas, como tudo o que está em movimento, tirar fotos de dança ou dançarinos não é fácil. Possuir e usar uma câmera DSLR não garante que você consiga ótimas fotos de dança. Você tem que considerar uma série de fatores antes de disparar uma cena.

A razão para a atração de inúmeros fotógrafos para as fotos de dança é que elas contêm um quebra-cabeça ou paradoxo. A fotografia é uma arte congelada, enquanto a dança é tudo sobre movimento. Tentar capturar e transmitir movimento em suas fotos de dança pode ser um desafio real. Mas não tenho medo, este artigo foi escrito para ajudar!

Hoje vamos dar uma olhada em várias dicas e técnicas para conseguir fotos de dança melhores, assim você estará totalmente equipado para capturar imagens impressionantes desta forma de arte.

Coisas a considerar antes das fotos de dança

Aqui estão algumas coisas importantes que você precisa pensar antes de ir tirar fotos de dança.

1.    Dança é movimento!
fotos de dança movimento

Nas fotos de dança, os indivíduos movem-se a maior parte do tempo. Você precisa saber como se concentrar bem. E para isso, você precisa ter uma velocidade rápida do obturador, pelo menos 1/1000 de segundo.

Já que os seus temas estão sempre em movimento, será difícil conseguir uma foto mostrando seus rostos. Entretanto, você precisa mostrar os rostos dos dançarinos porque a sua história será incompleta sem eles. Além disso, quem iria querer olhar para uma foto das costas de alguém? Você precisa saber como obter os ângulos perfeitos e pegar as poses interessantes em suas fotos de dança.

Para mostrar os rostos dos dançarinos, você tem que estar disposto a se movimentar e experimentar diferentes ângulos. Além de dar-lhe tiros dinâmicos, mover-se também irá ajudá-lo a explorar diferentes origens que você pode querer incluir em suas fotos de dança. Por exemplo, seu foco principal é um casal na pista de dança; você não deve isolá-los do resto da multidão, tomando sua foto a partir de apenas um lado da sala. Mova-se para que você possa mostrar o seu fundo, os outros dançarinos, a plateia, o júri e assim por diante.

Isso torna as fotos de dança mais dinâmicas e interessantes. Tirar fotos de diferentes ângulos também irá ajudá-lo a produzir bons resultados. Você ficará surpreso com o quão dinâmico suas fotos de dança ficarão. Se sua câmera digital tem uma tela rotativa, tente colocá-la sobre sua cabeça, olhe para baixo na pista de dança ou os dançarinos, e tire uma foto. Você também pode tentar um ângulo baixo. Para obter os melhores resultados quando você está gravando uma pista de dança lotada ou estúdio, fique no meio da multidão e dispare a partir de ângulos diferentes. Seja como um bailarino ou coreógrafo para você ser capaz de visualizar a sequência de tiros que vai tomar.

2.    Equipamento

Eu sou um grande fã do ditado “câmeras não fazem boas fotos, mas fotógrafos sim”. Equipamentos fotográficos caros não podem garantir fotos de dança perfeitas, um kit básico é capaz de conseguir o mesmo resultado. Dito isto, a tecnologia moderna aumenta significativamente suas chances de fazer fotos de dança sólidas com bastante prática. Uma câmera DSLR tem uma boa reputação para fotos de dança. Também seria útil se a câmara tem uma alta taxa de quadros permitindo gravar várias fotos em uma sequência.

Em 90% do tempo ao tirar fotos de dança em um palco, você não terá permissão para usar um flash. Então, ter uma lente “rápida” também vai ajudar. Lentes telefoto são extremamente úteis, algo com uma distância focal de 85 milímetros ou mais seria perfeito. Lentes de foco automático também são importantes, porque quase todas as câmeras tornam mais difícil focar manualmente em ambientes com pouca luz.

3.    A iluminação importa!
fotos de dança iluminação

Em seguida, você precisa ter uma boa compreensão da iluminação adequada. Mesmo se você está fotografando um show, a luz não será boa o suficiente para fotos de dança bem iluminadas. Haverá um monte de tons vermelhos, verdes e azuis que não são as cores naturais vistas por nossos olhos.

O maior desafio para muitos fotógrafos é a iluminação. Como eu disse acima, o equipamento pode ajudar, mas compreender algumas noções básicas sobre como a luz interage com a câmera é importante. Primeiro você vai querer avaliar a cor da luz, em seguida, a temperatura da cor (balanço de branco) e assim por diante. Veja este artigo, sobre os Tipos de Luzes na Fotografia e como usá-las.

Vá às configurações de equilíbrio de branco de sua câmera e ajuste manualmente a temperatura da cor, que será Kelvin ou simplesmente K. Os números mais baixos são para luz laranja ou vermelha, os números mais altos, para luz branca e azul.

A sua abertura deve ser de pelo menos f 2.8 na maioria dos casos. Se você está gravando uma aula de dança dentro de um pequeno estúdio fotográfico com uma iluminação adequada, você pode ficar com uma abertura tão grande, como f 3.5 a f 4. No entanto, essa condição é mais difícil de se conseguir!

Use um flash sempre que possível, para congelar seu tema e conferir um olhar atraente para suas fotos de dança. Combine o seu flash com baixa velocidade do obturador e suas fotos de dança ficarão incríveis! Com uma velocidade de obturador lenta, você vai ter algum efeito borrado no fundo de suas fotos de dança, mas o tema principal permanecerá claro em toda a imagem. Isto é conhecido como o “efeito desfocado mais afiado” por alguns fotógrafos.

Saiba como usar o flash corretamente. Se você usa pouco dele, as imagens ficam escuras, usando muito, você poderá obter fotos de dança superexpostas e não borradas. Para corrigir esse problema, reduza o ISO, restrinja a abertura e diminua a velocidade do obturador.

Para fotos que saem com um fundo escuro e aquelas com pouco (quase imperceptível) borrão, você vai precisar obter mais uma iluminação ambiente para a foto. Para fazer isso, você deve usar velocidades de obturador mais rápidas, um ISO mais elevado e uma abertura maior.

4.    Focando seu tema
fotos de dança foco

Vamos nos concentrar em focalizar. Você precisa ter as configurações adequadas para sua câmera conseguir o foco que você deseja alcançar. Aqui estão algumas sugestões simples:

Use focagem automática – Não tente ser o Superman ou Mulher Maravilha. Você não deve fazer todo o trabalho sozinho, sua câmera DSLR pode ajudar e muito neste momento. Apesar de muitos fotógrafos preferirem a focagem manual, em fotos de dança usar o foco automático da câmera pode ser uma “mão na roda”.

Use Modo de disparo contínuo ou Burst Mode – Certifique-se, no entanto, para segurar ou pressionar o obturador ao fazê-lo. Isso é útil quando o desempenho está em seu pico e a emoção está visível em suas fotos de dança.

Como você está no modo de focagem automática, você também deve configurar a câmera para Autofoco Contínuo (AI Servo AF para Canon e AF-C para câmeras Nikon), assim você será capaz de se ajustar facilmente com o movimento do dançarino. Isso deve ser feito enquanto o obturador é pressionado pela metade.

5.    Use um monopé (ou tripé se for permitido)

Esta é a melhor maneira de manter suas fotos de dança perfeitamente estabilizadas. Também é uma boa técnica para manter suas fotos em bom foco. Você não terá que se preocupar sobre fotos tremidas porque você estava segurando a câmera com as mãos por muito tempo. Isto é verdade especialmente se você tiver uma lente pesada. Um monopé ou tripé também permitirá que você se desloque através da sala ou local de forma mais fácil e independente.

6.    Deixe suas fotos de dança mais vivas!
fotos de dança mais vivas

Traga um olhar mais vivo para suas fotos de dança, ajustando sua câmera para o comprimento focal mais longo. Fazendo isso vai iluminar o seu assunto enquanto consegue um efeito de borrado na luz ambiente. Para adicionar mais vida e cor à foto, incline a câmera para cima e para baixo e movimente da esquerda para a direita enquanto captura suas fotos de dança. Assim conseguirá trilhas leves que irão tornar a imagem em “movimento”. Sem dúvida, esta é a melhor maneira para capturar dançarinos em ação.

Composição de suas fotos de dança adequadamente

1.    Capturando o movimento
fotos de dança movimento

Falando em termos de arte, há quatro maneiras artísticas tradicionais que criam a sensação de movimento em seu trabalho. O primeiro é chamado movimento antecipado, um princípio mais difícil de explicar. O teste para isso é se a foto ou pintura esta por vir de repente à vida, o que aconteceria? Basicamente, diz respeito a poses impossíveis que você pode transmitir em suas fotos de dança. Alguém não pode simplesmente flutuar no ar, então, se nós vemos uma imagem com o dançarino em pleno ar, nós sabemos que ele estava pulando.

A segunda técnica é conhecida por muitos nomes, mas basicamente significa um esboço embaçado e pode ser conseguido por abrandar a velocidade do obturador. Às vezes você pode deslocar a câmera com o tema das fotos de dança deixando-o mais em foco do que o fundo, em outras oportunidades você pode permitir que seu movimento difuso seja compensado com um fundo estático.

A terceira maneira é muito difícil de conseguir sem um flash de alta tecnologia. Ela é chamada de múltiplas formas como sua antecessora. Esta técnica aparece utilizada em diagramas técnicos, quando uma pessoa é mostrada em várias posições sobrepostas na mesma imagem.

A última maneira de criar uma sensação de movimento, na verdade, não representa o movimento físico, mas apenas oferece ao espectador várias coisas para olhar nas fotos de dança tornando assim o seu movimento perceptível na imagem. A técnica de repetição da forma consegue isso na maioria das vezes.

2.    O momento adequado!
fotos de dança momentos

As próximas seções vão ser dicas e coisas menores para procurar. Enquanto movimento, iluminação e foco são coisas que você vai querer pensar em todas as fotos de dança, pequenas coisas só podem ser utilizadas ocasionalmente.

A primeira delas é o momento perfeito em suas fotos de dança. Enquanto todos os fotógrafos esperam que suas imagens capturem um momento de grande emoção ou ação, estou me referindo a pequenos momentos.

Mantenha-se atento para as coisas pequenas, podem não ser a coisa mais importante acontecendo naquele dia, mas tem um sabor e estranheza que realmente capta a cena em que está. Experimente os momentos excêntricos em suas fotos de dança para ver o resultado!

3.    A pose do dançarino (a)!
fotos de dança pose

Muitas formas de dança confiam em poses diferentes mantidas por breves momentos. Dê uma atenção extra para estas ocasiões quando for capturar suas fotos de dança. O dançarino está congelado por uma fração de segundo, dando-lhe algum alívio de ter que manter uma velocidade rápida do obturador. Essas posturas são frequentemente detidas ao girar ou enquanto está levantando a dançarina, por exemplo.

4.    Capture os detalhes nas fotos de dança
fotos de dança detalhes

Tenha em mente que a dança é uma experiência de corpo inteiro, por isso, envolve várias partes. Não tenha medo de se concentrar em um movimento de mão específico ou posição do pé durante as filmagens. Quantos jovens bailarinos aspirantes têm cartazes mostrando um close-up dos pés?

Experimente focar nas coisas que seriam impossíveis, ou mais difíceis de perceber a olho nu. Lembre-se que as fotos de dança tem o poder de trazer à tona pequenos detalhes que em outras ocasiões passariam totalmente despercebidos.

Juntando tudo!
fotos de dança juntando

Você realmente não precisa se tornar um bailarino profissional, mas, seria ótimo entender os dançarinos e sua arte. Conheça a terminologia, os movimentos, assista alguns vídeos, ou estude outros fotógrafos de dança. Comparecer a eventos de dança também é uma opção, descubra como tudo funciona para saber como se comportar na hora de capturar suas fotos de dança.

Você será capaz de reconhecer os músculos tensos que levam a um salto poderoso, ou a ligeira curva antes de entrar nas pontas dos pés ou uma pose semelhante. Uma vez que você começar a reconhecer os comportamentos, você pode antecipar melhor as ações que se seguirão, tornando capaz de melhorar suas fotos de dança e capturar momentos de tirar o fôlego.

O ponto é captar, através de fotos, a beleza que os dançarinos estão retratando no palco. Assim como a fotografia e qualquer outra forma de arte, dançar exige disciplina. Ao contrário da fotografia, a maioria dos bailarinos inicia muito jovem e trabalha por horas do dia, vários dias por semana para ser considerado bom no futuro. A grandeza nas fotos de dança também é difícil de alcançar. Então, lembre-se que enquanto você está gravando também deve tentar o seu melhor para fazer jus ao esforço dos bailarinos.

Lembre-se, alguns estilos de fotografia é conhecimento, mas um monte deles também contam com a sorte. Mas, assim como a loteria, você não vai ganhar se você não jogar, certo? Então, quanto mais vezes fotografar assuntos desafiadores, mais gratificantes serão os resultados!

Estas são apenas algumas dicas e técnicas que você pode usar para tirar fotos de dança e dançarinos. Lembre-se, porém, que tudo isso não vai funcionar se você não praticar. Prática, prática e prática é o segredo para fotos de dança melhores. Experimente e tente novamente. É a melhor maneira de aprender e tornar-se bom no que você gosta de fazer.

Você tem algum uma dica extra para adicionar este artigo? Então, deixe o seu comentário no campo abaixo.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.