Se, no Brasil, a superação do quadro que já foi devastador na pandemia parece cada vez mais próxima, o mesmo não pode se dizer do país onde ela surgiu, a China. Isso porque se identificou uma sub variante da ômicron que seria ainda mais contagiosa do que os tipos conhecidos. Dentro deste panorama e com a ascendente do número de casos, o governo chinês se viu obrigado a retornar o caráter de lockdown. Algo que, inegavelmente, torna o ambiente da cidade conhecida como um potente núcleo financeiro em uma “cidade fantasma”.
Tamanho é a urgência que, de acordo CNN, um grande contingente de soldados patrulha as ruas da cidade para garantir o cumprimento do toque de recolher. Além disso, para reforçar o atendimento com números tão alarmantes, pelo menos 30 mil médicos estão a caminho de Xangai. Para se ter uma ideia, se descobrem, em média, quase 14 mil novos casos diariamente.
Com isso, o youtuber Tim Chambers como o diário britânico The Guardian deram uma boa noção as pessoas do que significam as medidas adotadas. Para isso, sobrevoaram, com um drone, diversos pontos da cidade que tem 26,3 milhões de habitantes completamente vazios. Um claro contraste daquela que é a cidade mais populosa da segunda nação com maior população do planeta.
Nas imagens produzidas com as lentes do veículo do Reino Unido, além de mostrar o ambiente urbano, o veículo também demonstrou as zonas de quarentena que precisaram ser montadas visando o tratamento de casos mais leves da doença que segue fazendo vítimas. Porém, é possível notar, de maneira mais específica, como a cidade teve sua movimentação brutalmente afetada pelo necessário decreto de lockdown.