Efeito para Fotos: Como Fazer Panning?

2 744

Ok, garantir o efeito para fotos panning perfeito não é assim tão fácil, mas com a prática, paciência e uma compreensão das noções básicas, você é capaz de conseguir esse efeito para fotos e como resultado obter imagens dramáticas de objetos em movimento.

Panning não é sobre o movimento, este efeito para fotos é movimento e isso faz com que seja um desafio ainda maior: como seguir um objeto em movimento ao longo do seu plano de plano fundo? Na maioria das vezes, a imagem deste efeito para fotos está em um plano horizontal movendo-se rapidamente, como um ciclista, motociclista, carro de corrida e assim por diante. Mas, também poderia ser com um plano de fundo vertical, pense em um mergulhador se deslocando do trampolim até a água, por exemplo.

Em conceito, o efeito para fotos conhecido como panning é fácil. Você precisa primeiramente definir a velocidade do obturador para congelar o movimento, seguir o sua imagem com a câmera digital em quanto ele realiza o movimento e manter o obturador pressionado. Entretanto, a forma como você lida com os detalhes deste efeito para fotos é que vai determinar o sucesso de sua fotografia panning.

A fotografia panning é a melhor maneira para obter fotos em movimento, especialmente, fotos esportivas. Então, se você é um fotógrafo apaixonado por ação, este artigo vai trazer algumas dicas fantásticas para você reproduzir este efeito para fotos de forma mais fácil.

1.     Escolher a velocidade do obturador
Efeito para Fotos: Como Fazer Panning

Em primeiro lugar, você precisa saber que a velocidade do obturador correta é o fator determinante para produzir o efeito para fotos panning, este é o primeiro conselho que você precisa anotar em seu bloco de notas de fotógrafo de ação.

Evidentemente, escolher a velocidade do obturador depende de quão rápido o seu objeto vai estar se movimentando e quanta velocidade você deseja atribuir a ele em sua foto panning. Não se esqueça que a velocidade do obturador também se aplica quando o resultado desejado é uma imagem congelada em meio ao movimento.

Quando você tem uma imagem em movimentação constante, você não pode ficar parado e esperar para congelá-lo, por isso, interrompa o movimento com uma velocidade rápida do obturador. Ou seja, quanto mais lenta a velocidade do obturador menor o efeito para fotos panning.

Como você provavelmente já adivinhou, experimentação e experiência têm muito a ver com suas escolhas de velocidade do obturador e não há nada melhor que um monte de fotos para construir um banco de memória do que funciona melhor em todas as situações. Contudo, uma velocidade de obturador 1/60 pode ser suficiente para conseguir uma foto panning, mas, como disse anteriormente vai depender da velocidade de seu objeto.

2.     Mantendo o alvo afiado
Efeito para Fotos: Como Fazer Panning

Eu sei que a principal característica deste efeito para fotos é ter o fundo borrado, mas, uma foto inteiramente borrada não é o que seus espectadores gostariam de ver, no entanto. Você precisa manter o alvo de sua imagem afiado para parecer nítido na imagem.

Por exemplo, vamos dizer que você pretende fotografar um ciclista em plena corrida, só irá conseguir um efeito para fotos panning de sucesso se manter o seu rosto e corpo nítidos, em quanto o plano de fundo da imagem pode ser destorcido para representar a alta velocidade de locomoção.

O principal conselho é manter apenas uma imagem em foco na imagem, quanto mais objetos você pretende focar mais difícil será conseguir um efeito para fotos panning de sucesso. O seu espectador precisa saber qual o objetivo de seu efeito para fotos e o que quer dizer com ele afinal de contas.

3.     Usando o Flash
Efeito para Fotos: Como Fazer Panning com flash

Para garantir que algo será nítido o suficiente, use o flash da câmera e defina para sincronização de 2ª cortina, uma técnica em que o flash dispara no final da exposição. Quando você combina está sincronização com velocidades de obturação mais baixas, um efeito de desfoque resulta da combinação entre a luz ambiente da cena com o flash, dando-lhe padrões de fluxo de luz que seguem o seu objeto em movimento, já o movimento do objeto será congelado no final do fluxo de luz.

Além de usar a sincronização em 2ª cortina para produzir o efeito para fotos panning em todas as suas fotografias deste gênero, você também pode definir seus flashes para a operação manual e controlar sua produção, aumentando ou diminuindo seu poder, conforme necessário.

4.     Fazendo uma escolha de foco
efeito para fotos panning focagem

No efeito para fotos panning, você pode usar o modo focagem que preferir, aquele que o deixa mais confortável. Em outras palavras, se você é um daqueles fotógrafos que preferem a focagem automática, vá em frente!

Todavia, em cada momento o modo de focagem de sua câmera pode precisar ser mais diferenciado. Quando o sua imagem tem uma linha consistente de movimento através de uma área específica, você pode usar o que os fotógrafos do esporte chamam de foco de zona, que é um termo antigo em fotografia e significa simplesmente fazer o pré-foco em uma área específica, em seguida, pressionar o botão do obturador assim que o sujeito chega nessa área.

Para esta técnica fotográfica, use o botão AF-ON, geralmente, na parte de trás de sua câmera DSLR. Toque o botão para obter o foco e, na sequência, retire o polegar para fora do botão e trave o foco. Esta técnica permite colocar o seu tema em qualquer lugar na composição do quadro.

Para um melhor resultado com esse efeito para fotos, utilize pequenas aberturas, assim você consegue alguma cobertura para a profundidade de campo de sua fotografia. Além disso, com o seu foco bloqueado, tudo o que tem para se concentrar é manter um nível constante e mover suavemente a sua câmera com a imagem para seguir o movimento.

E para objetos em movimento de forma imprevisível? Neste caso, escolha a focagem automática contínua (AF-C) de sua câmera digital para monitorar a sua imagem. Ao contrário do que acontece com o foco de zona, na focagem contínua você vai disparar mais quadros para conseguir o efeito para fotos panning, fator que interfere diretamente em sua taxa de enquadramento.

5.     Tripé ou câmera na mão?
efeito para fotos panning tripe

A reprodução do efeito para fotos panning varia muito, inclusive, se você deve utilizar um tripé para fotografia ou fotografar com a câmera diretamente em suas mãos. Tudo vai depender do tipo de imagem que está sendo fotografado e seu comportamento.

Quando a imagem de fotografia panning é previsível, um tripé é uma boa ideia, não importa qual a característica especial que ele possa ter algo simples já será bem útil. Mas, geralmente os esportes e eventos de ação, muitas vezes não são previsíveis, então, fotografar com a câmera em sua mão é excelente para adquirir experiência e produzir o efeito para fotos incrível.

Experimente uma postura sólida com os cotovelos e os braços, uma flexão leve dos joelhos e um balanço suave do corpo para acompanhar a imagem. Não é um pivô na cintura, mas você deve tentar isso também, ou qualquer outra coisa que você quiser. A maioria das coisas envolvidas no efeito para fotos diz respeito ao que funciona para você, quanto mais você trabalhar isso, mais vai descobrir o que é isso e aperfeiçoá-lo.

6.     Mantenha Distância
efeito para fotos panning distancia

Quanto mais distante o imagem é de você, mais lento ele vai aparecer e mais fácil vai ser perseguir a sua imagem com a sua câmera. Mas quanto mais próximo ao fundo, mais pronunciado a aparência e a sensação visual de velocidade.

Estes cálculos de distância terão também um efeito sobre as suas opções de lentes. Se você tentar deslocar um velocista de um local perto da pista com uma lente de 50mm, vai ser difícil. É melhor chegar mais longe, até mesmo na arquibancada um pouco e usar uma lente de 200mm. Dessa forma, vai parecer que ele está se movendo mais lentamente, tornando mais fácil para acompanhá-lo e produzir esse efeito para fotos.

7.     Plano de fundo
efeito para fotos panning plano fundo

O conselho habitual de manter um plano de fundo limpo para as suas fotos de ação não é válido para produzir o efeito para fotos panning. Neste caso específico, quanto mais objetos ao fundo de sua imagem, melhor.

A riqueza de coisas no plano de fundo da sua imagem vai transmitir maior movimento em sua fotografia, ou seja, mais coisas no fundo significa maior sensação de movimento e rapidez da imagem. Talvez, por isso as fotos panning no centro da cidade fazem tanto sucesso, não é mesmo?

8.     Redução de vibração
efeito para fotos panning vibracao

O VR [Redução da vibração] é um recurso em várias lentes NIKON e deixa o efeito para fotos panning muito mais consistente e fácil de realizar e seu percentual de boas imagens panning aumentam muito quando você usa essa função.

A função VR oferece duas opções de configuração: normal e ativa. A normal pode ser usada para a maioria do efeito para fotos panning. Já o Ativo é recomendado quando um fotógrafo está disparando de um veículo em movimento, como barco, ônibus, helicóptero, etc. Alguns fotógrafos panning, também usam o modo ativo da redução de vibração quando estão fotografando cavalos. Apesar de o fotógrafo permanecer ali de pé, o cavalo e cavaleiro realizam um movimento para cima e para baixo enquanto galopam.

Para este tipo de fotos panning há uma mudança vertical no plano de fundo, por isso, o VR ativo funciona melhor. Como regra geral, podemos dizer que se há muitos objetos em movimento na imagem para se tornarem panning, use o modo ativo. Mesmo assim, o efeito para fotos desejado sempre pode mudar esta regra, a lei é testar… testar e testar.

9.     Prática
efeito para fotos panning pratica

Panning é um efeito para fotos incrível, mas todas as dicas e técnicas precisam ser praticadas, ou seja, a velocidade do obturador, tripé contra mão, VR normal ou ativo, vão depender muito do que diz a sua experiência prática.

Para os iniciantes, comecem com algo bastante lento e gerenciável, como alguns carros na estrada, ou fotografe alguns eventos com menor complexidade. Peça a alguém para correr ou andar de bicicleta por você 20 vezes na rua, então você pode colocar esses conceitos a prova e ver a melhor configuração para sua câmera.

O ponto mais interessante é que o efeito para fotos panning não precisa ser aplicado apenas a esportes, ele pode trabalhar a imagem de natureza da mesma forma. Contudo, para conseguir o efeito para fotos panning da natureza vai precisar fotografar mais imagens que o habitual, de preferência com o auxílio de um tripé. No entanto, ainda assim é possível retratar lindas fotos panning da natureza, embora este movimento seja um pouco mais complexo no meio ambiente.

10.Perseverança
efeito para fotos panning perseveranca

Além do efeito para fotos panning necessitar de prática ele também exige muita paciência, como já falamos em outro momento neste artigo e, principalmente, perseverança para conseguir alcançar as suas boas fotos.

Não se surpreenda se você tomar 10, 20 ou 30 fotos panning para obter um resultado realmente satisfatório. Mesmo com toda a sua experiência, alguns fotógrafos não conseguem cumprir qualquer uma das fotos pannning já na primeira tentativa. Pode ser necessário repetir a cena por diversas vezes, ou então, usar o modo de captura contínua para ganhar várias imagens em um só momento e salvar o seu trabalho.

De igual modo, a perseverança é a melhor maneira para alcançar a perfeição na reprodução do efeito para fotos panning em sua fotografia. Com o tempo, você irá notar as configurações baseando-se naquilo que não deu certo, ou simplesmente, não trouxe o resultado que esperava. Inevitavelmente, a fotografia é um aprendizado de mais erros do que acertos!

Todavia, na maioria das vezes toda essa espera e perseverança são capazes de recompensá-lo com uma foto panning de tirar o fôlego, aliás, na fotografia quase sempre alcançamos uma recompensa válida para todo o esforço na busca pela imagem perfeita.

Conclusão sobre o efeito para fotos panning
efeito para fotos panning conclusao

Se você estiver tentando garimpar a primeira foto panning você deve abordá-la com uma atitude experimental. Pode ser muito divertido, mas também pode ser bastante frustrante, em um evento especial onde você tem sua imagem em movimento rápido como uma corrida de carros, você provavelmente vai querer misturar o seu estilo de filmagem.

Procure usar esta técnica durante todo o dia em vez de disparar alguns disparos em velocidades mais altas uma vez ou outra. Desta forma, você vai acabar com uma variedade de disparos e provavelmente acabar com alguns dos mais úteis, em vez de ter apenas uma coleção de fotos panning borradas inutilizáveis ​​.

Se você quiser praticar panning, e é algo que você precisa muito, experimente por a cabeça para fora em uma parte movimentada da cidade e pegar a passagem do tráfego. Dessa forma, você tem uma fonte interminável de imagens.

Também tenha em mente que é improvável que a sua imagem principal sempre será completamente nítido e em foco. Esta técnica é sobre a obtenção de uma imagem relativamente acentuado em comparação com o plano de fundo. Alguma indefinição de sua imagem principal pode, na verdade, aumentar a sensação de movimento no disparo.

Depois de colocar está técnica de efeito para fotos em prática, deixe o seu resultado ou opinião sobre este artigo no campo de comentários abaixo. Compartilhe com seus amigos de profissão estas dicas, pois, pode ser muito útil para eles também.

você pode gostar também
2 Comentários
  1. […] Panning é uma das técnicas fotográficas que requer experiência e paciência, mas pode ser atingida por […]

  2. […] Panning é uma das técnicas fotográficas que requer experiência e paciência, mas pode ser atingida por […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.