OS MELHORES FILMES SOBRE FOTOGRAFIA: RETRATOS DE UMA OBSESSÃO

0 473

Friozinho aparecendo e não há nada melhor do que chegar em casa do trabalho ou esperar o final de semana para ver um bom filme debaixo das cobertas, certo? Pensando nisso, este mês estamos fazendo um especial dos melhores filmes sobre fotografia já lançados. Hoje, falaremos um pouco sobre o filme americano, Retratos de Uma Obsessão, do diretor premiado Mark Romanek.

Você tem saudades da época que era comum levar as fotos para serem reveladas? Bom, talvez este filme seja para você. Retratos de Uma Obsessão é sobre a história de um solitário funcionário de uma loja de fotografia que após passar um bom tempo revelando as fotos de uma determinada família, desenvolve uma estranha obsessão por ela.

Posso adiantar (sem dar spoiler) que o longa-metragem chama atenção pela direção meticulosa de Mark Romanek, como também, pela atuação fabulosa de Robin Williams, que dá vida a Seymour Parrish, o funcionário obcecado pelas fotografias da família Yorkin.

Parrish capricha ao máximo em seu trabalho: trata muito bem todos os clientes e os negativos deixados por eles. Porém, Nina, Jake e Will Yorkin são seus preferidos. Como uma câmera oculta, o funcionário da lojinha de fotografias acompanha de perto suas vidas por meio dos filmes que eles levam para serem revelados.

Pouco a pouco, os personagens vão revelando sua verdadeira essência. Nesse momento, o personagem de Robin Williams, ator conhecido pelo lado cômico, começa a surpreender em um papel dramático cheio de suspense. A voz, a feição, os gestos: vemos a obsessão dele pela família em tudo.

São nove anos que ele acompanhou os Yorkin, tempo suficiente para conhecer alguém muito bem, que é o grande problema. Seymour Parrish sabe demais. Tanto que uma tensão é gerada durante a narrativa, o que a deixa envolvente.

Retratos de Uma Obsessão é o típico filme de suspense que nos faz pensar em nossas próprias ações. Apesar de ter sido lançado em 2002, época em que não existiam redes sociais, o filme se mostra atual em nosso contexto. Hoje, com tanto compartilhamento de nossas informações e fotografias pessoais no universo online, já parou pra pensar quem está vendo esse material? Pois é, bom ficar de olho!

Ficha Técnica

Nome original: One Hour Photo (2002)

Diretor: Mark Romanek

Roteirista: Mark Romanek

Elenco: Robin Williams, Connie Nielsen, Michael Vartan, Erin Daniels, Eriq La Salle, Gary Cole, Paul Hansen Kim

Duração: 95min

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.