Friozinho aparecendo e não há nada melhor do que chegar em casa do trabalho ou esperar o final de semana para ver um bom filme debaixo das cobertas, certo? Pensando nisso, este mês estamos fazendo um especial dos melhores filmes sobre fotografia já lançados. Hoje, falaremos um pouco sobre o documentário indicado ao Oscar, O Sal da Terra, dos diretores Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado.
Imagine que privilégio conhecer a história dos principais trabalhos de Sebastião Salgado, um dos maiores fotógrafos da atualidade? De certa forma, é o que o documentário de 2014, O Sal da Terra, nos proporciona. Com uma narrativa não linear da carreira fotográfica de Salgado, os diretores Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado (filho de Sebastião Salgado), retratam o brilhantismo desse expoente da fotografia brasileira.

Vida e obra
Alguns pontos, com ligação a aspectos mais pessoais, recebem apenas um breve registro. Como, por exemplo, a infância humilde na cidade de Aimorés (interior de Minas Gerais), o ingresso na faculdade de economia e o relacionamento com a esposa Lélia. Isso porque o que realmente sobressai é o registro fotográfico de Salgado, um projeto de vida que encanta os olhos de quem assiste.
As fotografias, aliás, são mostradas a ele, o que faz invocar as lembranças da época em que foram capturadas. O depoimento de Sebastião é rico e precioso, do tipo que não veríamos em uma entrevista para um jornal ou revista.
A “fotografia social” é bem latente ao decorrer do filme, já que as fotografias tiradas na Etiópia, em Mali, na Serra Pelada e em Ruanda – lugares de conflitos – não passam despercebidas. Assim como a criação do Instituto Terra, criado por Sebastião e sua mulher, com intenção de recuperar e preservar a natureza.
O documentário O Sal da Terra é surpreendente em inúmeros aspectos. Além da imersão que proporciona ao adentrarmos no universo íntimo de Sebastião Salgado, também são pontuados os trabalhos mais significativos ao longo de quatro décadas de carreira; e apresenta um desfecho otimista sobre a destruição da natureza, que é cerne do trabalho atual do fotógrafo: os danos provocados no meio ambiente podem ser revertidos. Basta querermos!
Ficha Técnica
Nome original: The Salt of the Earth (2014)
Diretor: Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado
Trilha Sonora: Laurent Petitgand
Duração: 110min