OS MELHORES FILMES SOBRE FOTOGRAFIA: A FOTOGRAFIA OCULTA DE VIVIAN MAIER

0 543

Friozinho aparecendo e não há nada melhor do que chegar em casa do trabalho ou esperar o final de semana para ver um bom filme debaixo das cobertas, certo? Pensando nisso, este mês estamos fazendo um especial dos melhores filmes sobre fotografia já lançados. Hoje, falaremos um pouco sobre o documentário indicado ao Oscar, A fotografia oculta de Vivian Maier, dos diretores John Maloof e Charlie Siskel.

Você já imaginou mesmo que por um instante se o seu trabalho fotográfico fosse reconhecido apenas após a sua morte? Isso realmente aconteceu com a fotógrafa americana Vivian Maier, e é o tema do documentário estadunidense A fotografia oculta de Vivian Maier.

Quem foi Vivian Maier? – talvez seja o cerne do filme que tenta dar forma à vida de uma das maiores fotógrafas de rua do século passado. O pouco que se sabe sobre a misteriosa figura de Maier é que trabalhou como babá por mais de quatro décadas e saia para tirar fotos em seus dias de folga.

Com sua câmera Rolleiflex ela capturou os diversos cenários da cosmopolita Nova York nas décadas de cinquenta e sessenta. Também fez inúmeras viagens internacionais, como para Manila, Bangkok, Pequim, Egito, Itália, sempre registrando as ruas das cidades. Totalizando um acervo de mais de 150 mil fotografias.

Certo dia em meados de 2007, o historiador John Maloof arrematou, por 400 dólares, 30 mil negativos e 1600 rolos de filmes não revelados, sem ter ideia do conteúdo. Buscava material para sua pesquisa sobre a arquitetura de Chicago, mas, quis o destino, encontrou a anônima Vivian Maier.

Conhecida por ser uma mulher independente e liberal, Vivian Maier morreu aos 83 anos em um asilo na cidade que eternizou por meio de suas fotos, Nova York. John Maloof não chegou a conhecê-la. Entretanto, ficou obcecado pela fotógrafa desconhecida. Revelou boa parte de suas fotos, encontrou cartas e pessoas que Vivian havia cuidado quando babá.

E por meio desses materiais junto com os depoimentos, que descobrimos fatos inusitados, durante o documentário, dessa mulher fascinantemente misteriosa. De modo envolvente e com leveza, A fotografia oculta de Vivian Maier narra parte da trajetória da babá que não queria fama. Ainda são muitos os mistérios sobre ela. Porém, ao menos, uma certeza: a senhorita Maier era dona de uma percepção envolvente e única.

Ficha Técnica

Nome original: Finding Vivian Maier (2013)

Diretor: John Maloof e Charlie Siskel

Trilha Sonora: J. Ralph

Duração: 1h 24min

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.