OS MELHORES FILMES SOBRE FOTOGRAFIA: THE SEPTEMBER ISSUE

0 413

Friozinho aparecendo e não há nada melhor do que chegar em casa do trabalho ou esperar o final de semana para ver um bom filme debaixo das cobertas, certo? Pensando nisso, este mês estamos fazendo um especial dos melhores filmes sobre fotografia já lançados. Hoje, falaremos um pouco sobre o documentário The September Issue, do diretor multifacetado indicado ao Oscar, RJ Cluter, que também é produtor de televisão.

The September Issue mostra o processo de produção da edição de setembro da revista Vogue, tradicionalmente o mês é o mais importante para as revistas especializadas em moda nos Estados Unidos: as edições são maiores e atraem mais anunciantes. O documentário mostra o esforço que toda equipe da revista faz para lançar dentro do prazo a publicação de moda mais esperada no ano.

O filme se debruça, principalmente, na famosa editora chefe da revista, Anna Wintour, com também, nos fotógrafos e estilistas que auxiliam no processo criativo da publicação. Grace Coddington, uma ex-modelo que se tornou diretora criativa da Vogue, também é colocada sob os holofotes.

Para quem gosta de fotografia de moda ou tem interesse em seguir o caminho, esse documentário é essencial, já que grandes fotógrafos aparecem durante o filme: Patrick Demarchelier, Steven Klein, Craig McDean, Mario Testino e David Sims. Só os grandes nomes do ramo.

É muito interessante notar no filme as diferenças paradoxais entre Anna Wintour, editora chefe, e Grace Coddington, diretora criativa. As duas são opostas em vários âmbitos: nos seus estilos pessoais e na forma que trabalham para a revista. Enquanto Wintour é durona e um pouco fria, Coddington é romântica e muito simpática.

Tais personalidades auxiliam durante toda a produção da revista junto aos fotógrafos, estilistas e modelos. The September Issue é uma boa pedida para quem quer fazer parte desse universo. Fica muito claro durante o documentário, que o trabalho é levado muito a sério, como em qualquer outra publicação jornalística ou fotográfica.

Além do esforço e criatividade, o filme mostra todos os lados do processo de criação: o ruim e o bom. Como também a mensagem que todo trabalho de excelência requer esforço, seriedade e MUITA dedicação.

Ficha Técnica

Nome original: The September Issue (2007)

Diretor: RJ Cluter

Trilha Sonora: Flathead

Duração: 90 min

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.