MARIO TESTINO: O FOTÓGRAFO PERUANO QUE CONQUISTOU O MUNDO

0 1.282

Mario Testino é o tipo de fotógrafo dono de um olhar único, extremamente criativo e conhecido por sua inerente simpatia. Nascido na capital peruana, Lima, é um fotógrafo de moda que mora atualmente em Londres, no Reino Unido. Se você não o conhece, não sabe o que está perdendo. Ele é internacionalmente famoso por suas propagandas de anúncio e imagens de moda ousadas, que rompem barreiras e lançam tendência.

Testino nasceu em uma família de classe média alta de linhagem europeia. Ele foi educado no Colégio Santa Maria em Lima. Também estudou Economia na Universidade do Pacífico, Direito na Pontifícia Universidade Católica do Peru e Relações Internacionais na Universidade de San Diego, Califórnia, nos Estados Unidos. Como podemos notar, ele tentou várias profissões e estudou muito antes de se tornar fotógrafo profissional.

Em meados da década de 70, mudou-se para Londres e passou a morar em um apartamento dentro de um hospital abandonado perto da Trafalgar Square (uma das praças mais conhecidas da cidade), onde ele passou a treinar fotografia.

No começo de sua carreira, seus primeiros trabalhos foram books para modelos que custavam 25 libras. Nos dias de hoje, Testino é colaborador da revista Vogue, onde sua carreira começou, e tornou-se reconhecido mundialmente. Suas fotografias ilustram também campanhas das marcas Burberry, Dolce & Gabbana, Estée Lauder, Valentino, Versace e Gucci, que marcou a década de 90 com ousadia, sua marca autoral em diversos trabalhos.

Apaixonado pelo Brasil, o fotógrafo latino lançou em 2009 o livro “Mario de Janeiro Testino” com diversas fotos do Rio de Janeiro e com personalidades brasileiras, como Cauã Reymond, Grazi Massafera, Rodrigo Hilbert e Alinne Moraes.

Conhecido por ser um exímio retratista, Testino foi responsável por colocar a icônica inglesa Kate Moss como uma das modelos mais bem sucedidas da história. Além das grandes campanhas realizadas, sua carreira é marcada por mostrar a intimidade das celebridades, destacando o lado humano, o que o torna um dos principais fotógrafos do mundo contemporâneo.

Seu último grande trabalho, intitulado “Towel Series”, lançado em 2015, apresenta modelos e personalidades ao redor do mundo trajando apenas uma peça: uma toalha branca. A série foi inspirada em uma de suas melhores amigas, Kate Moss.

Outra grande amiga de Testino, muito conhecida nossa aqui no Brasil, é Gisele Bündchen. Em uma entrevista  para a repórter Melinda Dalboni, do jornal carioca  “O Globo”, o fotógrafo revelou:

“Gisele é perfeita em muitos sentidos. Não é apenas uma mulher linda, com ótimas proporções, pele perfeita, tudo. Ela é uma pessoa com uma energia para se estar por perto, é uma pessoa maravilhosa por dentro. Kate é similar no sentido de que quando você está perto dela sente que está no centro de tudo o que está acontecendo hoje. Ela é cheia de vida e também uma mulher trabalhadora, e eu respeito muito isso nela.”

Depois dessas fotos, dá até vontade de ser fotografado por Testino. O fotógrafo é, sem dúvida, um dos maiores talentos de sua área, que representa com simpatia , graça e talento o povo latino, sul-americano. Para quem tem vontade de seguir na fotografia, principalmente no ramo da moda, conhecer o trabalho de Mario Testino não é só importante, como essencial. Fonte de inspiração e criatividade. Não é para qualquer um fotografar da família real inglesa, às modelos mais sucedidas no mundo fashion.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.