Home»Artigos de Foto e Vídeo»Guia Definitivo para Fotografia de Moda

Guia Definitivo para Fotografia de Moda

eMania https://blog.emania.com.br/content/uploads/2015/05/logotipo.png
eMania
6
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

Quem disse que a fotografia de moda tem a ver apenas com roupas? Sem o conhecimento correto de exposição, iluminação, composição, até mesmo as roupas mais impressionantes irão parecer sem vida quando impressas em um catálogo ou exibidas online. Fotografia de moda é uma disciplina desafiadora que combina os elementos normais de fotografia com a vida e energia de um modelo e suas roupas.

Neste guia, você vai aprender a tirar fotos incríveis de moda que capturam a aparência do seu modelo e suas roupas com facilidade, continue a ler para aprender como se tornar um fotógrafo de moda profissional.

Você é novo na fotografia? Para entender as coisas descritas neste artigo sobre fotografia de moda, embora tenha procurado deixá-las o mais simples possível, vai precisar conhecer alguns conceitos básicos. Se ainda não conhece nada sobre estes termos procure por um artigo para iniciantes no Blog eMania.

Noções básicas de fotografia de moda
fotografia de moda nocoes

Se você estiver familiarizado com a forma de operar sua câmera digital no modo manual, você não terá problemas para se ajustar às noções básicas de fotografia de moda. Desde que seu assunto raramente se mova, a fotografia de moda será fácil para a maioria dos fotógrafos profissionais.

A preparação, em minha opinião, é a parte mais importante da fotografia de moda. Na verdade, não basta se preparar, você tem que estar cada vez mais preparado. Nunca comece um projeto de fotografia de moda sem ter uma ideia concreta do que pretende conseguir.

Carregue com você alguns livros, catálogos, revistas e, até mesmo, folhas avulsas de imagens sobre moda, sugestões de iluminação, maquiagem, cabelo, estilo, poses, edição, etc. É muito fácil ficar sem palpite como fotógrafo de moda, mas levar este conteúdo com você ou mantê-los em sua escrivaninha vai ajudar a obter excelentes opções para a sua fotografia de moda.

Trabalhar com moda não é restrito, apenas, a uma equipe de cabeleireiros, maquiadores, estilistas, vai muito além, e você precisa se envolver em todo o processo de A até Z. Fique aberto a sugestões e ideias, veja o que os outros podem trazer à discussão, mas nunca entregue as rédeas da fotografia a ninguém.

Você não pode deixar alguém assumir a sua visão de fotógrafo profissional, até porque, ninguém será capaz de obter o mesmo ponto de vista. Se fizer isso, ele irá controlar todas as suas fotos e você precisa de uma execução muito suave de sua história e ordem, para o seu público aceitá-la, por isso, não se esqueça de tomar o controle de sua sessão de fotografia de moda.

Além disso, você tem que acreditar em si mesmo, e seu trabalho! A melhor maneira de aprender é assumir novos desafios e se lançar para eles sem medo de estragar tudo. Algumas vezes, você pode realmente estragar tudo, mas é com os erros que você aprende.

Para um fotógrafo de moda novato realmente a primeira sessão de fotos pode ser difícil. Você pode se deparar com a sua mente rodando todas as possibilidades de erro e acabar paralisado. Evite isso deixando todos os seus medos fora do local onde serão capturadas as fotografias de moda.

Ambiente para a fotografia de moda
fotografia de moda ambiente

Escolher o local certo é importante se você quer transmitir uma narrativa dentro de sua fotografia de moda. Por exemplo, se o vestuário é mais agitado, ou provocativo você pode querer considerar um cenário urbano, como alternativa para modas de primavera / verão encontre um ambiente rural como um banco de campo, praia, floresta ou rio.

A fotografia de moda subdivide-se em dois padrões básicos, interna e externa. O cenário da fotografia de moda interna pode ser a sua casa, ou qualquer estúdio fotográfico. Já para a externa, costuma-se usar da fotografia de moda em qualquer ambiente interessante e, até mesmo, ao ar livre.

Um estúdio fotográfico é um lugar ideal para realizar um ensaio de fotografia de moda porque os fotógrafos podem facilmente controlar a iluminação e estabilizar as condições. Se você está atirando em um ambiente de estúdio lembre-se de iluminar todas as áreas da cena para evitar sombras indesejáveis ​​e o uso de uma iluminação separada em vez de acoplada a sua câmera digital, isso vai oferecer uma leitura mais precisa.

Entretanto, as sessões de fotografia de moda ao ar livre são geralmente mais difíceis do que capturas internas, uma vez que o ajuste de câmera se torna mais importante neste formato em decorrência do tempo.

Escolha o seu modelo com sabedoria

Um dos pontos fundamentais da fotografia de moda é a escolha de seu modelo para as fotos. Não adianta você ser um fotógrafo profissional e tirar fotos incríveis se o seu tema estiver desligado durante a sessão.

A fotografia de moda deve transmitir uma essência de autoridade, por isso, o seu modelo precisa ser autoconfiante. Mostrar sinais de ansiedade, estresse ou falta de direção será invariavelmente refletido no desempenho de suas fotos de moda.

Organize uma lista antes das filmagens e ensaie técnicas e composição de cada fotografia de moda em sua mente e com seu modelo. Prepare a localização, adereços e roupas antes do tempo e para uma sessão verdadeiramente eficaz, não se esqueça de anotar em sua agenda as instruções de forma coerente e com calma.

Procure identificar o modelo adequado para a sua fotografia de moda. Lembre-se que podem existir diferentes tipos de fotos e cenários e nem todos os modelos se encaixam neles.

Equipamento para fotografia de moda
fotografia de moda equipamentos

Ao contrário da crença popular, você não precisa de um grande equipamento para tirar uma excelente fotografia de moda. Se você é um iniciante, com um orçamento limitado, pode tirar fotos de boa qualidade usando, nada mais, do que uma única fonte de luz, dois refletores e uma câmera, por exemplo.

Você não precisa de um kit enorme de equipamentos para fotografia de moda, mas certamente, ajuda se você tiver uma câmera digital de boa qualidade. A menos que você está indo para o estilo cru, que é usado mais frequentemente em anúncios americanos, verifique se você tem uma câmera DSLR de qualidade.

Na fotografia de moda a resolução é muito importante, pois elas acabam sendo direcionadas para revistas de moda ou catálogos. Desta maneira, elas precisam ser extremamente nítidas com uma resolução elevada, de modo, que a quantidade de megapixels de sua câmera digital DSLR tem de ser considerável.

Apesar de alguns fotógrafos de moda, mostrar preferência ainda pelo filme, não desanime se você só tem uma câmera digital. As Câmeras DSLRs modernas superam quase todas as câmeras de filme, com elas é possível conseguir uma grandiosa fotografia de moda, principalmente, se você tiver as lentes certas.

A fotografia de moda tem tudo a ver com a lente certa para o trabalho. Para os fotógrafos de paisagem ou esportes, devem colocar de lado a sua lente de zoom e escolher uma grande angular para telefoto média, ajustável entre 15 a 55 milímetros.

Você também deve ter uma lente de 50 milímetros de comprimento focal fixo, com uma abertura muito rápida – de preferência entre f/a 1,2 e f/a 1,8, para usar em fotografias de moda mais escuras, com pouca iluminação.

Adereços são fantásticos para contar uma história dentro da fotografia de moda, mas um dos melhores acessórios para usar é um espelho. Um espelho pode ser um usado para contar uma história e agir como uma ferramenta eficaz que permite ao fotógrafo exibir a frente e trás do seu modelo. Você pode usar do efeito de reflexão nestas fotos para obter uma perspectiva ótima, porém, tome cuidado com a iluminação para não estragar tudo.

Técnicas de fotografia de moda

Aos fotógrafos habituados com a fotografia de paisagem ou fotografia de rua, vão perceber que as técnicas da fotografia de moda podem ser parecidas e, por isso, muito simples de colocá-las em prática.

Muitos fotógrafos de moda mantêm o foco de sua lente automático quando capturam as imagens em um estúdio. Isso ocorre porque a distância entre a câmera e o modelo será praticamente a mesma durante toda a sessão de fotografia de moda e, para estes casos, o foco automático é mais preciso do que o controle manual.

Igualmente, você tem que definir suas configurações de exposição antes de começar a tirar fotografias de moda. Na maioria das vezes, você pode ficar com as mesmas configurações de ISO, velocidade do obturador e abertura em toda a sessão de fotos. Alguns fotógrafos de moda deixam a câmera administrar a exposição durante a filmagem.

Iluminação na fotografia de moda
fotografia de moda iluminacao

O que é muito mais importante do que a abertura e o foco é a iluminação. Sem o tipo certo de iluminação e a intensidade perfeita, até mesmo o melhor fotógrafo não terá sucesso com a fotografia de moda.

Demasiada iluminação, pode lavar o seu modelo. Muito pouca iluminação, vai criar muitas sombras e confundir o tema da sua imagem. Use a iluminação adequada para a fotografia de moda e seu espaço. Se for simplesmente muito brilhante, tente usar um softbox fotográfico para difundir um pouco dessa luz e suavizar.

Ao fotografar em condições de pouca luz ou de frente para o sol, pode ser necessária uma fonte de luz extra. Se tudo que você tem é um flash da camera, então, em vez de atirar em linha reta, configure-o para saltar de um refletor de iluminação nas proximidades da parede ou teto.

A experiência com ângulos também ajuda a criar uma matriz de efeitos e descobrir o que funciona melhor para você e para a cena que você está fotografando. Tenha cuidado de prestar atenção às sombras indesejáveis ​​que podem cair em todo o rosto e corpo.

Para os fotógrafos que ainda não podem investir em equipamentos caros e estúdios profissionais, pode improvisar em sua casa. Limpe um espaço em uma sala que se beneficia com grandes janelas e estenda um lençol branco, do lado oposto a janela. Em um dia ensolarado e brilhante você terá uma luz caseira incrível para a sua fotografia de moda.

Como um novato, você não precisa comprar qualquer equipamento de flash adicional. Um par de luzes com 500 watts de halogênio e dois refletores para difundir a luz uniformemente por todo o seu estúdio, já serão suficientes.

Fotografia de moda ao ar livre
fotografia de moda ao ar livre

Nem toda a fotografia de moda pode ser capturada em estúdio. Aquelas fotografias direcionadas para catálogos de moda, ou calendários, costumam ser capturadas ao ar livre, muitas vezes em cenários exóticos como praias e ambientes urbanos.

As configurações de sua câmera digital para a fotografia de moda ao ar livre, geralmente, possuirão uma semelhança muito grande com as fotos de paisagens. Contudo, ela vai exigir um maior controle nos aspectos de iluminação, já que podem ser mais instáveis do que as fotografias em estúdio.

Foco na fotografia de moda

Em cada fotografia de moda o foco pode ser diferenciado. Na fotografia de joias, por exemplo, o destaque será para estes acessórios. Nas fotos de roupas, elas serão o foco da imagem e assim por diante.

O ponto fundamental é você identificar o foco da sua fotografia de moda e manter o destaque neste campo da imagem.

Composição na fotografia de moda
fotografia de moda composicao

Assim como em qualquer outro tipo de fotografia, na moda a composição também é importante. Em outras palavras, tudo na imagem precisa estar alinhado.

A fotografia de moda tem tudo a ver com roupas e beleza, assim todos os elementos da cena e do modelo devem refletir isso. Por exemplo, se a sessão enfoca o uso roupas, complemente com uma maquiagem para valorizar a roupa, e vice-versa.

Se você deseja um olhar provocador ou sedutor, uma maquiagem pesada e um cabelo bem cuidado vão ajudar a conseguir esse efeito. Alternativamente, para uma sensação inocente ou natural escolha tons de maquiagem mais suaves e penteados de fluxo macio.

Popularmente, a fotografia de moda traz um interesse especial para as peças, no entanto, as modelos femininas com grandes olhos, lábios, pequenos queixos e faces simétricas são consideradas “mais comerciais” neste mercado. Valorize este ponto!

Ângulos na fotografia de moda

Você não pode tirar todas as fotos de moda de um mesmo ângulo, caso contrário o resultado será o mesmo em toda a fotografia de moda. Para contornar este problema, experimente ângulos diferentes para cada imagem e perspectivas diferentes para uma mesma cena. Esta técnica pode lhe render imagens incríveis e abordagens inéditas.

Influenciar a imagem movendo-se ao redor da cena e explorar ângulos que funcionam melhor para expor a peça de vestuário, poderia significar subir uma escada, agachar-se, trabalhar um ângulo inclinado ou aproximar-se do assunto. Pense sobre o significado da mensagem em sua fotografia de moda e crie uma composição para reforçá-la.

Edição de fotografia moda

A fotografia de moda, raramente, será publicada sem uma edição digital. A partir de um software de pós produção é possível amenizar as rugas, remover manchas e ajustar pequenas deformações da imagem. O Adobe Photoshop, por exemplo, é um dos programas mais comuns para esta finalidade.

Se você ainda está cético em usar a edição na fotografia de moda, recomendo altamente que procure por um curso de pós produção para dominar este assunto por completo. Como disse antes, para a fotografia de moda a edição de fotos não é uma opção.

Conclusão sobre a fotografia de moda
fotografia de moda conclusao

Fotografia de moda é uma profissão exigente, mas também muito gratificante para os fotógrafos com o talento, criatividade e ética no trabalho. Lembramos que o mercado de fotografia de moda possui grandes oportunidades de emprego, então, aproveite.

Mesmo os maiores fotógrafos de moda precisam começar de algum modo, uma das melhores coisas que você pode fazer por si mesmo é pegar a sua câmera e capturar as mais variadas imagens. Se você não tiver o dinheiro para um modelo e vestuário, basta começar fotografando roupas dos membros de sua família.

Normalmente, os familiares estão dispostos a ajudá-lo a construir o seu portfólio de graça. Se você precisa de ideias para estilos e poses, olhe algumas revistas de moda. Todos os grandes nomes aprenderam copiando os seus antecessores e melhorando as suas técnicas, você pode fazer o mesmo.

Fotografe sempre, a todo o momento e lugar. A cada segundo que você para de fotografar, é o momento que começa a perder o seu conhecimento fotográfico aos poucos, ele vai lentamente desaparecendo e ficando preguiçoso. Você começa a perder a sua energia criativa, a autoconfiança e assim por diante. Continuando a tirar fotografia de moda, você não corre o risco de cair nesse buraco.

Agora, compartilhe a sua opinião sobre a fotografia de moda no campo abaixo. Vai ser incrível conhecer o seu ponto de vista sobre este tema.

Post anterior

RX1R II: uma câmera compacta e potente

Próximo post

Sigma anuncia nova lente da série Art

O Autor

Nizar Escandar

Nizar Escandar

Editor Chefe do Blog eMania