OS MELHORES FILMES SOBRE FOTOGRAFIA: JANELA INDISCRETA

2 554

Friozinho aparecendo e não há nada melhor do que chegar em casa do trabalho ou esperar o final de semana para ver um bom filme debaixo das cobertas, certo? Pensando nisso, este mês estamos fazendo um especial dos melhores filmes sobre fotografia já lançados. Hoje, falaremos um pouco sobre o filme americano Janela Indiscreta, do aclamado diretor Alfred Hitchcock, um dos maiores cineastas de todos os tempos.

Considerado extraordinário por muitos especialistas e fãs em cinema, Janela Indiscreta figura nas principais listas de melhores filmes já lançados, visto que é uma obra-prima de Hitchcock. É nesse filme que o diretor alcança a maturidade cinematográfica. Como também, é nele que podemos ver muitas referências hitchcockianas.

A história basicamente é sobre Jeff (James Stewart), um fotógrafo profissional muito charmoso confinado no seu apartamento (numa cadeira de rodas) em Nova York por causa de uma perna engessada. Entediado e sem nada para fazer, ele passa a observar seus vizinhos: uma mulher que vive só; um compositor sem inspiração e criatividade para escrever uma canção; um casal com um cachorrinho; e o principal, um vendedor o qual Jeff suspeita ter matado a esposa – o ponto alto da narrativa, já que acompanhamos toda a investigação durante o filme.

O que também chama atenção em Janela Indiscreta é a prática do voyeurismo, uma forma de interesse e curiosidade exacerbada pelo que é de foto íntimo. O olhar fotográfico de Jeff fica obcecado pela vida privada de seus vizinhos. Ponderemos: o que não é a fotografia e o cinema senão uma forma (reduzida, é claro) de voyeurismo?

Talvez aí more a crítica de Hitchcock. Vivemos em uma sociedade que gosta de contemplar e analisar o outro. E não há nada de mal nisso. Apenas devemos tomar cuidado para não ultrapassarmos a linha tênue da intimidade e do desrespeito.

Assistimos Janela Indiscreta pelos olhos do fotógrafo. É como se estivéssemos sentados ao lado de Jeff. Participamos de toda ação fílmica pelos olhos atentos e instigantes dele. O filme, além de uma ótima história, nos presenteia com atuações retumbantes. Thelma Ritter e a musa de Hitchcock, Grace Kelly, ajudam a compor esse universo intrigante que é o longa-metragem.

Ficha Técnica

Nome original: Rear Window (1954)

Diretor: Alfred Hitchcock

Roteirista: John Michael Hayes

Trilha Sonora: Franz Waxman

Elenco: James Stewart, Grace Kelly, Wendell Corey, Thelma Ritter, Raymond Burr, Judith Evelyn, Ross Bagdasarian, Georgine Darcy, Sara Berner, Frank Cady, Jesslyn Fax

você pode gostar também
2 Comentários
  1. conteúdo útil Diz

    Os preços dos produtos estão sujeitos an alteração sem aviso prévio.

  2. My Homepage

    … [Trackback]

    […] Read More: blog.emania.com.br/os-melhores-filmes-sobre-fotografia-janela-indiscreta/ […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.