15 motivos para você dar mais atenção a sua foto de perfil nas redes sociais!

1 6.119

Andy Warhol, considerado o gênio da pop art, disse certa vez, de forma bastante categórica, que “a imagem é tudo”. E disse mais: “na sociedade, pessoas, eventos e produtos dependem de projeção contínua de sua imagem nos meios de comunicação para ‘existir’ aos olhos do público”.

Pensamento que na época pareceu um exagero, mas que muitas décadas depois se enquadraria perfeitamente dentro do contexto atual.

Pois, segundo uma pesquisa publicada pela Universidade de Ohio, com quase 200 alunos, a maioria esmagadora admitiu que as imagens que viam na TV ou nas redes sociais as interessavam mais do que, propriamente, aquilo que estava escrito juntamente com elas.

É um exemplo claro do poder da imagem, que em outros tempos era relegada a algo de segundo plano, pois durante muito tempo a palavra escrita (em forma de Literatura e Filosofia, basicamente) configurava-se como o motor indutor da sociedade, que identificava as qualidades ou as deficiências com base no que era escrito ou dito através de discursos.

Já a partir do séc. XX, a imagem, muito em função do estabelecimento da fotografia, do cinema e, principalmente, da televisão, passou a ser o principal mecanismo de identificação de uma pessoa ou de um grupo quanto às suas qualidades, num modo claramente narcisista, diga-se de passagem, que passou a supervalorizar os atributos da imagem física.

No entanto, essa superexposição da imagem, vem gerando modificações, inclusive no mercado de trabalho com a ascensão de fotógrafos do Branding, por exemplo, uma categoria de fotógrafos que cresce a cada dia, cujo objetivo é tirar fotos de perfil profissional, utilizando-se de técnicas específicas.

Nesse caso, ouvir o cliente, focar nas suas qualidades interiores, ser o mais natural possível; tudo isso com o intuito de que os registros possam ter resultados práticos no mercado de trabalho, mas, acima de tudo, com verdade e com a mais naturalidade possível.

Segue, portanto, uma lista com os motivos que, segundo especialistas, tornam as fotos de perfil tão importantes nos dias atuais. Tanto como uma arma para as conquistas profissionais, como para o desenvolvimento de relacionamentos.

  1. Acessibilidade
    foto de perfil acessibilidade

De acordo com especialistas no mercado de trabalho, uma foto profissionalmente elaborada, por profissionais que lidam especificamente com esse nicho, pode aumentar em até 65% as chances de alguém ler na integra uma mensagem ou um currículo de um indivíduo.

Logo, a importância de uma foto de perfil, seja ela para fins profissionais ou para divulgação em redes sociais, tem muito a ver com a quantidade de pessoas que a visualizam, pois pode garantir bem mais que o dobro do acesso de uma simples descrição destituída de imagem. Isso se dá, entre outros motivos, pela dificuldade que se tem nos tempos atuais de se debruçar sobre um texto, fazendo com que uma imagem facilite a decisão.

  1. É atrativo

Muitos profissionais em psicologia já se debruçaram sobre essa questão, a de saber por que uma foto pode ser tão atrativa. Para alguns há, imediatamente, uma sensação de familiaridade, de que está diante de algo familiar e que, portanto, não precisar temer.

Já para uma corrente mais esotérica, a importância de uma foto de perfil tem a ver com a energia transmitida pela imagem, principalmente, através do olhar que, segundo esses, teria um poder natural de atração, desde que conduzido profissionalmente para esse objetivo.

  1. Desperta curiosidade

Sem sombra de dúvidas é uma das grandes vantagens utilizadas pelo mercado de trabalho, em relação às fotos que são publicadas, principalmente, em redes sociais.

É o caráter de curiosidade que ela desperta, pois, imediatamente, surge uma espécie de ligação entre a imagem e o negócio executado pelo indivíduo.

Por isso, de acordo com fotógrafos especializados no chamado Branding, ou marketing de valorização pessoal, uma boa foto de perfil, deve conseguir estampar no indivíduo a característica do negócio que pretende representar.

     4.Transmite segurança
foto de perfil segurança

Sem dúvida, há uma sensível diferença entre exibir ou não uma foto de perfil nas redes sociais, tanto para o objetivo de chamar a atenção do mercado de trabalho, como para encetar relacionamentos, que muitas vezes pode servir, mesmo que indiretamente, a fins profissionais.

O que muitos especialistas dizem é que o fato de mostrar sua imagem em um perfil, já significaria uma disposição para correr riscos, uma qualidade imprescindível para quem pretende ingressar nesse tão acirrado e disputado mercado de trabalho.

Portanto, ao utilizar-se de um esquema profissional que possa valorizar as suas características pessoais, já estará largando na frente do ponto de vista profissional.

      5. Causa empatia

De acordo com o Michaelis, empatia significa: “projeção imaginária ou mental de um estado subjetivo, quer afetivo, quer cognitivo […]”. Na psicanálise, estado de espírito no qual uma pessoa se identifica com outra, presumindo sentir o que está sentindo.

Significa dizer que, a importância de uma foto de perfil, seja ela em redes sociais ou em outros meios, pode ocasionar uma identificação entre o observador e o observado, algo que não acontece através do que se vê escrito numa descrição.

Causar ou não, de imediato, uma empatia a quem visualiza a foto, pode, portanto, ser uma vantagem a mais de um candidato ao mercado de trabalho.

     6. É um fator de humanização

Já é sabido como o fator de humanização em qualquer representação, inclusive numa foto de perfil em redes sociais, configura-se como uma arma eficientíssima quando o assunto é atrair a atenção de outro ser humano.

Uma foto humanizada traz uma ideia de proximidade entre ambos, uma sensação de que ambas as necessidades possam ser atendidas, que nasce ali uma cumplicidade que, para fins de mercado de trabalho, pode identificar a atuação de um indivíduo envolvido em situações que só um ser humano pode enfrentar.

Essa seria, sem dúvida, uma das importâncias das fotos de perfil em redes sociais: caracterizar uma relação de humano para humano.

     7. Transmite autoconfiança

A importância de uma foto de perfil em uma rede social, se adequadamente trabalhada por profissionais especializados no chamado Marketing Pessoal, pode ser imensurável, na medida em que revela no profissional, de imediato, as características que uma determinada organização necessita.

Isso é feito através de um trabalho de postura, colocação adequada do olhar, posição da cabeça e dos ombros, e tudo o mais que transmita autoconfiança e vontade de utilizá-la na instituição ou no mercado de trabalho como um todo.

É importante salientar que autoconfiança nada tem a ver com beleza e, sim, com a postura e o olhar do indivíduo durante o registro fotográfico.

      8. Atinge mecanismos cerebrais
foto de perfil cerebrais

Pesquisas científicas bastante respeitadas garantem que o tempo que uma pessoa precisa para gostar ou não de uma determinada imagem não ultrapassa 1/10 de segundo.

Isso significa dizer que, esse é o tempo que uma imagem tem para agradar determinado indivíduo sob pena de que, este, resolva passar à frente em suas buscas e esquecer definitivamente a sua foto vista a pouco tempo em uma determinada rede social.

Essas técnicas já são bastante utilizadas no mercado de trabalho e em vários ramos da atividade humana, como: no cinema, televisão, propaganda, etc.; ao fazerem com que o indivíduo fique exposto a determinada imagem por fração de segundos, que, segundo eles, seria o suficiente para que aquela imagem fique impregnada no cérebro humano.

Logo, se a foto de um perfil em redes sociais, é elaborada de forma a impressionar à primeira vista, sairá na frente na concorrência pela visualização.

      9. Ela diz muito sobre quem você é

Uma foto de perfil, seja ela para redes sociais com o intuito de desenvolver relacionamentos ou para marcar presença no mercado de trabalho, pode ser responsável por revelar entre 80% e 90% de quem você é. Quando esta foto é trabalhada por especialistas em valorização pessoal, por exemplo, as chances das suas melhores características serem utilizadas positivamente são muito maiores.

Pode parecer um exagero, mas o que diz muitos especialistas é que a ausência de uma foto no perfil de uma rede social pode significar timidez ou algo a esconder ou até mesmo desinteresse pela vaga.

       10. Causa boa impressão

Esse tópico tem mais a ver com as fotos que são trabalhadas por profissionais em fotografia que se dedicam em valorizar as características próprias de cada indivíduo, buscando essas características e superdimensionando-as, para que o resultado tenha naturalidade e ao mesmo tempo um toque artístico.

Cabelos socialmente arrumados, uma inclinação estratégica da cabeça, um melhor lado facial; além de maquiagem, cabeleireiro, stylist, e outra gama de profissionais, podem proporcionar uma excelente boa impressão, confirmando, portanto, a importância de uma foto de perfil nas redes sociais visando o mercado de trabalho.

        11. Causa fidelidade
foto de perfil fidelidade

Uma foto de perfil postada por um bom tempo nas redes sociais tem o poder de causar o hábito nas pessoas. De tantas vezes que a verá exposta ali, ela se transformará numa espécie de marca personal, com caráter de familiaridade e confiança.

De tanto que uma imagem é exposta ela acaba fazendo parte de um contexto e confundindo-se com o espaço de uma rede social. Entra aí a curiosidade devido à insistência na divulgação e a vantagem em relação a outros perfis que estão sempre aparecendo e desaparecendo enquanto você continua firme.

        12. Demonstra conhecimento tecnológico

Mesmo que não seja esse o motivo, o não postar uma foto de perfil numa rede social, por exemplo, pode passar a impressão de uma inabilidade com recursos tecnológicos.

Cada vez mais o domínio desses recursos, existentes na atualidade, é um diferencial a mais para quem pleiteia um espaço no tão disputado mercado de trabalho.

Podendo ser, portanto, enquadrado como uma das características de quem utiliza de fotos de perfil, principalmente, quando o objetivo é profissional. Devendo, portanto, demonstrar sua habilidade com os mais diversos recursos tecnológicos oferecidos pela informática que, aos olhos do empregador, serão habilidosamente utilizados na empresa.

      13. Inspira confiança

Para esse tópico é fundamental a participação dos profissionais em fotografia que tratam de produzir fotos de perfis para redes sociais, como: Linkedin, Facebook, My Space, entre outros.

Esses profissionais utilizam técnicas que podem fazer uma pessoa comum aparecer na foto de forma mais descontraída e inspiradora de confiança. Eles utilizam técnicas que posicionam adequadamente os ombros e o rosto, que devem ser fotografados harmoniosamente.

Para uma expressão de autoconfiança, geralmente, recomendam olhar diretamente para a câmera fotográfica, juntamente com um sorriso que mostre os dentes; tudo isso em um fundo branco, que, dessa forma, não ofusque a imagem principal.

     14. Deve ser visto para ser lembrado!
foto de perfil lembrado

Frase geralmente atribuída ao filósofo e matemático francês René Descartes (1596-1650), que sabia do poder da fixação mental da imagem, que a qualquer momento poderia ser acessada quando uma necessidade surgisse, desde que já houvesse sido visualizada em algum momento.

Uma situação poderia ser identificada com determinada pessoa, desde que, esta, já tenha sido vista algumas vezes, e que se enquadrasse como uma possível solução para um problema.

De tanto que a sua foto de perfil é vista em uma rede social, por exemplo, pode-se criar uma relação entre aquele indivíduo, mesmo desconhecido, com uma necessidade para a vida ou até mesmo para uma determinada empresa.

      15. Demonstra profissionalismo

Isso porque o domínio dos recursos tecnológicos, associado com o cuidado de criar um perfil consistente, mostra que determinado indivíduo pode transmitir esse tipo de cuidado para a própria empresa. Se, além disso, mantém seu perfil atualizado, uma foto profissional, e constantes alterações curriculares, poderá ganhar pontos a mais por quem busca profissionais ágeis e participativos.

A importância de uma foto de perfil em uma rede social é a de que o mercado de trabalho nos dias atuais está cada vez mais concorrido, as qualificações se equivalem e, portanto, na hora de escolher, muitas vezes, a imagem inicial torna-se, para o bem ou para o mal, um importante fator de seleção.

Essa foi a nossa opinião sobre a importância das fotos de perfil nas redes sociais. Mas se possui alguma opinião que deseje compartilhar conosco, fique à vontade para fazê-lo através de um comentário, logo abaixo. Que será de extrema importância para a realização de outros trabalhos.

você pode gostar também
1 comentário
  1. […] conta de perfil com foto real passa mais confiança para os outros, além de demonstrar que se trata de uma conta […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.