5 dicas para fotografar detalhes

0 19
Tempo de leitura: 3 minutos

Fotografar detalhes tem um poder todo especial.Vamos analisar um cenário específico: digamos que você entra em um restaurante cheio. Além de ter várias pessoas, o local é barulhento. Você acabou de ser avisado que a fila de espera está durando meia hora e você tem apenas alguns segundos para decidir se vai ficar ou não. Até que você escolhe que quer esperar pacientemente na fila.

O que fez você ficar?

Você tomou a sua decisão porque o coração mandou, com um simples olhar ao redor. É claro que existe um motivo que fez te ter vontade de ficar, então você olha atentamente ao local e tentar analisar o porquê. Até que você descobre: os detalhes.

Treinando o olhar para ver os detalhes

Para reparar nos detalhes de algo imediatamente, é necessário um olhar especial e alguma prática. O que há de tão único em um lugar, em um casamento, ou na casa de um cliente? Qual é a marca registrada de um casal que fez você querer fotografá-lo?

Pode ser o tecido e o design das roupas que eles vestem, os acessórios, os traços físicos, o estilo usado para decorar a cada, as cores… A resposta está sempre nos detalhes e nós vamos te ajudar a encontrá-los:

Dica para fotografar detalhes nº1: siga a luz

A luz é o elemento mais importante na fotografia. Estude a luz, siga a luz, posicione-se corretamente em relação à luz quando você for fotografar e tudo ficará bem!

A luz suave está presente nas primeiras e últimas horas do dia, como já explicamos aqui. Essa luz incide em um ângulo específico que cria sombras suaves.

Adversamente, a luz chocante é aquela que incide bem em cima do seu modelo principal, ou quando ele está olhando diretamente ao sol. Esse tipo de luz cria sombras pesadas e escuras e devem ser evitadas pelos fotógrafos.

É claro que há maneiras de evitar esse efeito com modificadores de luz e refletores – com esses acessórios de fotografia, a hora do dia é irrelevante. Porém, para resultados agradáveis, é preciso entender a luz, o efeito dela em cada situação e procurar pela iluminação correta quando você for fotografar.

5-tips-photographing-details-tutorial_0003

Dica para fotografar detalhes nº2: encontre padrões e formas

Qualquer coisa que parecer interessante, ou repetitiva, pode ser um bom começo para uma boa imagem. Procure por texturas como superfícies brilhantes contra superfícies foscas, metálicos contra vinil e assim por diante.

Dica para fotografar detalhes nº3: procure por contraste

Contrastes são cruciais na fotografia. Sem ele, você só consegue imagens sem graça. Você precisa do contraste e fotografar detalhes com contrastes para parecer que os elementos tenham três dimensões. Contrastes possíveis são:

1. Luz e sombra
2. Redondo e quadrado
3. Silhuetas contra o céu
4. Materiais sólidos com materiais transparentes
5. Cores opostas
6. Movimento e estático

fotografar detalhes

Dica para fotografar detalhes nº4: treine seus olhos para ver o incomum

É preciso se esforçar para realmente ver o incomum, ou ter uma visão original do que já foi retratado. Reflexos ajudam bastante aqui, assim como sobreposições. Posicione-se em ângulos incomuns e fotografe coisas de um ponto de vista diferente.

Dica para fotografar detalhes nº5: use dupla exposição

5-tips-photographing-details-tutorial_0014

Uma das ações mais difíceis nessa lista e fazer a dupla exposição. Ela é um desafio e pede um pouco de bom senso sobre o que fica bem junto. Esse é um bom exemplo de usar o seu instinto para saber o que fazer.

Por ser algo que necessita do senso de saber o que vai bem com o que, fica difícil descrever e racionalizar como fazer isso.
Mas a dica que fica é: pratique, pratique, pratique!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar Aceito Política de Privacidade