Fotografia profissional: Uma imagem vale mais que mil palavras!
Você reconhece o tamanho do poder de uma imagem? Sabia que uma fotografia profissional pode causar os mais diversos tipos de sentimentos na pessoa que a observa? Pois é! Mais do congelar um momento, fotos são grandes transmissoras de emoções e sentimentos.
Reflita um minuto: Qual imagem mais lhe chamou a atenção nos últimos tempos? O que a tornou atrativa e marcante para você? E, por fim, você sabe dizer por que você pensou nela agora?
Talvez o poder da imagem que lhe ocorreu esteja na doçura ou na amargura de seu conteúdo, na representação de um momento feliz ou, quem sabe, de um instante triste. Não importa, exatamente, o porquê, o interessante é que você repare que a imagem, em si, ficou marcada na sua memória.
Na hora de fotografar, lembre-se de sempre causar essa mesma impressão nas imagens que você registra, despertando, ainda, a atenção e a comoção das pessoas, afinal, como já dizia um velho ditado, conhecido nosso, “uma imagem vale mais do que mil palavras” e saber explorar todos os recursos da arte da fotografia servirá, sem dúvida alguma, como um grande diferenciador do seu trabalho.
Hoje, devido a toda a tecnologia que foi desenvolvida e posta à disposição dos fotógrafos e, também, a uma gigantesca inovação dos costumes das pessoas, que querem fotografar cada instante de suas vidas para compartilhar nas redes sociais, por exemplo, a área profissional da fotografia tem alavancado muito, ocupando um belíssimo lugar de destaque no mercado nacional.
E, mais do que uma oportunidade, para se obter sucesso na fotografia profissional, é preciso, primeiramente, entender tudo aquilo que uma bela imagem desperta, afinal, quanto mais o fotógrafo souber sobre as opções de sentimentos que podem ser despertadas por sua imagem, maior será sua capacidade, e facilidade, de atingir o objetivo final do trabalho.
Pensando em tudo isso, separamos alguns dos principais sentimentos que podem ser transmitidos por uma única fotografia, que contribuem com a otimização da mensagem a ser emitida pela imagem que foi, ou será, capturada. Vamos conhecê-los?
3 Sentimentos e emoções que expressam o poder da imagem
1- Influenciando opiniões
A fotografia profissional faz parte do contexto diário de um número gigantesco de mensagens emitidas e recebidas ao redor do mundo. Se você pensar, por um instante, se recordará de que há imagens em jornais, revistas, anúncios, sites, blogs, outdoors, panfletos e etc. Mais do que ilustrar um conteúdo, as fotos podem, sozinhas, transmitir uma mensagem impactante.
Afinal, o poder da imagem em influenciar opiniões é gigantesco!
Por exemplo, nos maços de cigarro é comum observarmos imagens chocantes, no verso, que visam levar o fumante a refletir sobre o que está ingerindo em seu organismo. Mesmo que as pessoas não deixem de fumar ao ver a imagem, o impacto da fotografia é grande e serve como um alerta, principalmente, para os que não fazem uso da droga, mantendo-os afastados de seu consumo.
Atualmente, com o acesso instantâneo a internet, temos acompanhado muitos casos em que imagens são usadas como precursores de opinião nas redes sociais.
Recentemente, durante uma manifestação pró impeachment, um casal, que estava vestido com as cores da bandeira nacional, foi fotografado, e julgado pelos internautas, por estarem acompanhados de sua babá, negra, que vestia as roupas brancas, que são costumeiras para a profissão.
Em questão de minutos a imagem ganhou destaque nas mídias e muitos internautas deram sua opinião a respeito. Vários concordando com a situação geral apresentada pela foto, outros discordando totalmente.
O fotógrafo, responsável pelo registro desta imagem, provavelmente não imaginou as proporções que sua foto alcançaria. O impacto que seu simples “clique” gerou na vida das pessoas envolvidas no retrato, principalmente na vida do empresário e da babá, teve seus longos cinco minutos de repercussão!
É importante, por isso, reconhecer que o olhar do profissional, sob o ambiente, tem uma potencial habilidade em servir como divisor de águas, gerando, ou, quem sabe, levantando, opiniões e as influenciando.
Mas, atenção: Vale ressaltar que uma única imagem pode apresentar diversas opiniões, tanto positivas quanto negativas. O trabalho do fotógrafo, que deseja ser neutro, é apenas registrar sem, portanto, intitular sua arte, deixando que as pessoas definam seu trabalho.
Já, para os profissionais que optam por trabalhar criando ou levantando polêmicas, a preciosidade de saber encontrar bons ângulos, para serem fotografados em determinada situação, é o fator determinante para o alcance do sucesso na carreira.
Esse tipo de fotógrafo, costumeiramente, trabalha para jornais e revistas, contextos em que são sempre exigidas imagens que possam influenciar os leitores de acordo com a visão que está sendo defendida pelo conteúdo.
2- Criando conceitos e paradigmas
O mundo está sujeito, a todo instante, a criação e a reorganização de conceitos e paradigmas e isso pode, e deve, ser considerado como algo absolutamente normal, visto que a cada momento novas tecnologias são desenvolvidas e lançadas, antigos estudos e modelos são desmentidos dando lugar a novas definições e descobertas.
Em todo momento a foto tem servido como grande difusora de pensamentos inovadores, inspirando e permitindo a expansão de novos conceitos e paradigmas.
Padrões de beleza, por exemplo, são estabelecidos através de fotos divulgadas amplamente pelas mídias impressas e digitais. Se analisarmos o histórico destas imagens veremos uma grande quebra na definição do que é ser belo, bonito.
Antigamente, apenas mulheres magras estampavam as capas de revista de moda. Com a difusão do entendimento de que a beleza é única e intransferível, passamos a ver capas e reportagens com fotos de mulheres de todos os tipos de estrutura corporal.
O poder da imagem fica evidente aqui, visto que as mais “gordinhas” passaram a ter a autoestima mais elevada após verem suas semelhantes sendo apreciadas pela sociedade em geral.
O fotógrafo precisa ter discernimento na hora de fazer uma fotografia profissional, estabelecendo o que será evidenciado e qual o impacto a ser gerado nos receptores da imagem.
Vamos ver outro exemplo bem interessante: As fotografias profissionais que são feitas em desfiles e, também, nas principais passarelas do mundo da moda, tornam-se tendências que fazem todo um mercado girar ao longo das próximas estações.
Assim como em muitos outros contextos, a foto tem a capacidade de direcionar as pessoas de acordo com o objetivo estabelecido para o trabalho que está sendo realizado.
Quantas vezes você folheou uma revista e desejou determinados artigos que foram ofertados através de imagens? Garanto que foram muitas!
Não se esqueça, o poder da imagem leva os consumidores a comprarem os lançamentos e as novidades de uma marca. E, mais do que isso, leva as pessoas, de um modo geral, a comprarem uma nova ideia e uma nova visão que foi transmitida através de um conjunto de fotos bem feitas.
Propagandas fotográficas, portanto, são ferramentas de suprema importância na área de marketing e publicidade, e os fotógrafos que optam trabalhar neste ramo da fotografia, garantem bons resultados ao longo de sua rotina de serviço.
O sucesso, na fotografia profissional, deve-se ao entendimento, a priori, de quais serão as mensagens a serem passadas pela imagem que será capturada, partindo para sua realização posteriormente a este estudo.
Um bom trabalho fotográfico cria conceitos e modifica pensamentos!
3- Transmitindo emoções
Falar do poder da imagem sem elencar as emoções que elas passam é uma total falta de respeito pelo trabalho do profissional que capta esse conjunto de elementos significativos para o nosso dia a dia.
Uma foto é capaz de despertar amor, ódio, paixão, dor, alegria, tristeza, vontade, saudade, desejo e mais uma lista gigantesca de sentimentos.
Uma única imagem pode carregar, em si, tamanho fator de impacto que o leve a nunca esquecer seu conteúdo, independente do tempo que passe.
É o caso de uma das fotos mais conhecidas do fotógrafo sul-africano Kevin Carter que, em 1993, registrou algumas das piores cenas de fome no Sudão, devido à guerra civil ali instaurada. Você já deve ter visto o retrato de uma criança, totalmente desnutrida e a beira da morte, sendo observada, bem de perto, por um corvo, que aguarda pacientemente para devorá-la.
Outras muitas imagens da África assustam e amedrontam a sociedade com suas verdades dolorosas sobre um outro lado do mundo que sofre com a falta de itens básicos.
Pode-se dizer que grande parte das fotografias profissionais que mais transmitem emoções são feitas em contextos de guerra e fome, pois mexem diretamente com o psicológico dos observadores da arte registrada.
Isso leva, também, a premiação mais constante dos fotógrafos que trabalham com este tipo de olhar artístico. Porém, a arte não sobrevive apenas de emoções tristes!
Há uma gigantesca gama de solicitações por profissionais que possam capturar cenas que ficarão marcadas para sempre como sendo os melhores momentos da vida de uma pessoa.
Nascimentos, casamentos, formaturas e aniversários, por exemplo, são trabalhos corriqueiros aos fotógrafos, que se empenham para registrar cada mínimo detalhe de alegria e amor, guardando-os em retratos que serão eternamente admirados.
Hoje, a novidade é fazer acompanhamento de vida através de filmes de fotos. Muitas mães e pais optam por registrar cada mês de seus bêbes, desde o seu nascimento, para que tudo fique guardado, transformando F em verdadeiras cápsulas do tempo, que um dia serão abertas novamente e admiradas.
Uma fotografia profissional consegue registrar cada fofura dessa fase em “cliques“ rápidos e precisos!
Conte sua história através de fotos!
A fotografia profissional funciona como uma memória perfeccionista de cada detalhe que merece, ou que simplesmente deve, ser recordado ao longo dos anos.
E, se uma imagem vale mais do que mil palavras, quantas milhares não valerão um conjunto de fotos cheias de significado?
Conte-nos, através dos comentários, quais foram os melhores momentos de sua vida registrados por fotos!