Fotógrafo freelancer: Conheça as vantagens e desafios dessa profissão!

2 1.213

Você é apaixonado por fotografia e decidiu trabalhar nesse ramo. Pesquisando na internet, chegou à profissão de fotógrafo freelancer e está muito interessado em atuar nesse mercado.

Afinal de contas, é fácil de começar, você tem muitas facilidades em mãos e ainda será o seu próprio chefe. Coisas que eliminam a maioria das dificuldades na hora de montar um negócio próprio ou achar um emprego.

Mas você sabe como funciona essa carreira, suas vantagens e desafios?

Veja neste post como ter uma carreira de sucesso e o que lhe espera pela frente nesse caminho. Acompanhe as vantagens de ser um fotógrafo freelancer e os desafios que precisara vencer para sobreviver nesse ramo. Confira!

O que é um fotógrafo freelancer?

Freelancer é um profissional autônomo que trabalha por conta própria, ou seja, sem nenhum vínculo empregatício com uma empresa. Esse fotógrafo é responsável tanto por conseguir os seus clientes, como executar os trabalhos para os quais foi contratado.

Ao contrário de uma empresa de fotografia formal, o freelancer geralmente atua como pessoa física. Ou seja, ele fecha um contrato direto com o cliente como profissional liberal e não como uma pessoa jurídica, na maioria das vezes.

No entanto, devido à flexibilização da legislação tributária no Brasil, já é possível formalizar o seu negócio como freelancer.

É comum trabalharem nesse formato pessoas que tem a fotografia como hobby, recém-formados, pessoas que precisam ganhar experiência no mercado, mas também profissionais experientes e bem vividos. Em suma, é um mercado bem versátil e cheio de oportunidades.

Vantagens de trabalhar como fotografo freelancer
Fotógrafo freelancer: Conheça as vantagens e desafios dessa profissão !

Vamos ver agora as principais vantagens de se tornar um fotógrafo freelancer e começar sua carreira nesse mercado. Confira!

Grande demanda no mercado

A maioria das empresas está lutando para reduzir custos diariamente. Um dos maiores ônus de um negócio é a folha de pagamento, que possui muitos encargos relacionados com a contratação de funcionários.

O trabalho freelancer, no entanto, é uma excelente oportunidade para contratações esporádicas e sem vínculo empregatício. Assim o empregador dispõe de um excelente profissional na área, mas não precisa lhe pagar os direitos trabalhistas.

Por causa disso, muitas empresas tem valorizado esse regime de contratação já que ajuda a enxugar as despesas do empreendimento.

Liberdade de horário

Um fotógrafo freelancer pode trabalhar em full time nessa profissão, ou dedicar parte de seu tempo para seus clientes. É comum, inclusive, que os freelances tenham mais de uma profissão e até trabalhem em um emprego formal, ao mesmo tempo em que executam freelas em seu tempo livre.

Dispor de mais tempo livre para curtir a família, estudar, se aperfeiçoar ou simplesmente descansar é uma das grandes vantagens de ser fotógrafo freelancer. Você não fica preso oito horas por dia em uma agência ou jornal, por exemplo.

Cabe a você delimitar os seus horários de trabalho e cumpri-los prontamente. No entanto, é preciso ter cuidado extra para não se confundir no tempo e acabar atrasando os projetos dos clientes.

Você faz seu preço!

Outra vantagem interessante de trabalhar como fotógrafo freelancer é fazer o seu próprio preço, ou seja, decidir quanto deseja cobrar por cada projeto ou ensaio fotográfico.

No modelo de contratação comum, na maioria das vezes, você tem uma salário delimitado e pode fazer muito pouco, ou nada, para aumentá-lo. O poder financeiro fica nas mãos do empregador, que raramente concede aumentos.

Já no caso do freelancer você decide quanto deseja receber por cada trabalho e de quanto precisa para se manter. Depois disso, basta fazer a precificação correta de seus serviços fotográficos.

Trabalha para diferentes clientes

Uma última vantagem do trabalho freelancer, mas não menos importante, é poder trabalhar para diferentes clientes ao mesmo tempo. Assim você consegue criar várias fontes de receita e aumentar o seu recebível no fim do mês, o que nem sempre é possível fazer em um emprego comum.

Apenas tenha cuidado para não pegar mais projetos do que consegue atender e assim prejudicar a sua imagem como profissional.

Desafios de um fotógrafo freelancer
Fotógrafo freelancer: Conheça as vantagens e desafios dessa profissão !

Nem só de flores é a vida de um fotógrafo freelancer. Na verdade há muitas barreiras que precisam ser ultrapassadas para que você consiga ter sucesso nesse mercado.

Veja os desafios mais comuns a seguir:

Equipamentos para comprar

A principal dificuldade de um fotógrafo freelancer é na compra de equipamentos. Sabemos que os produtos de fotografia não são baratos e, quando se é freelancer, você precisa comprar materiais de trabalho.

Por conta disso, prepare-se para gastar em torno de R$ 10 mil reais para montar seu kit de trabalho. O que pode dificultar para dar início a sua carreira, caso não tenha esse valor disponível.

Fazer seu portfólio

O portfólio é uma vitrine pela qual as pessoas veem seu trabalho e decidem por contratá-lo. Quando se está começando, no entanto, é difícil montar esse catálogo de fotos já que você ainda não tem clientes.

Uma dica é fazer fotos para amigos e familiares e pedir a autorização para divulgar as imagens em seu portfólio. Assim os seus conhecidos têm acesso a fotografias de qualidade, enquanto você começa a montar o seu portfólio profissional para conseguir clientes.

Conseguir os primeiros clientes

Outro desafio comum para um fotógrafo freelancer é conseguir seus primeiros clientes. Com pouca experiência e sem ter nome no mercado, fica difícil ganhar a confiança das pessoas e conseguir trabalho.

A dica é divulgar suas fotos na internet, trabalhar o seu marketing pessoal e investir em seu aperfeiçoamento. Essas coisas juntas vão ajudar a atrair seus primeiros clientes e movimentar o seu negócio como freelancer.

Aproveite também para participar de sites específicos de freelances, que conectam contratantes aos profissionais. Assim, fica mais fácil conseguir seus primeiros clientes de fotografia.

Como você viu, a profissão de fotógrafo freelancer tem seus desafios e benefícios. Basta se preparar e saber por onde ir para alcançar o sucesso nessa carreira. Então, prepare-se, mantenha-se atualizado e coloque a mão na massa já!

Gostou de aprender mais sobre fotógrafo freelancer? Está pronto para trabalhar nesse mercado e desfrutar dos benefícios dessa ocupação? Compartilhe suas expectativas e opiniões abaixo!

você pode gostar também
2 Comentários
  1. […] que pode ser virada para frente . Esse recurso será particularmente apreciado por vloggers e fotógrafos que estão interessados ​​em tirar selfies. As informações de velocidade do obturador […]

  2. […] A7R III Mirrorless também adiciona um soquete de sincronização flash. Isso pode ser útil para fotógrafos de estúdio que ainda usam conexões de cabo direto para unidades de flash, apesar de muitos […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.