Fototurismo – Um guia rápido para tirar as melhores fotos nas suas viagens

0 416

Quer pegar a máquina fotográfica e cair na estrada? O fototurismo é uma ótima oportunidade para conhecer pessoas novas, experimentar culturas diferentes e praticar a fotografia, que é o nosso principal objetivo. No meio dessas viagens registradas em cliques, existem algumas dicas que são sempre bem vindas para você acertar de primeira. Quer saber quais são? Confira elas aqui!

Primeiro de tudo, tenha um roteiro em mente. Antes da viagem, faça uma lista com os diferentes assuntos que você quer fotografar, como alimentos, pequenas lojas, pôr do sol e mantenha o humor para perceber cada detalhe. Mantenha-se atento para situações engraçadas, elas podem não parecer tão legais no momento, mas depois essas imagens geralmente acabam sendo as favoritas.

Conheça as pessoas locais
É sempre divertido conhecer pessoas novas, mas como você vai fotografá-las sem elas olharem desajeitadas? Primeiro de tudo, não fotografe imediatamente. Ao invés disso, tome um tempo para conhecê-los, iniciar uma conversa, perceber algo em comum. Assim, você pode tirar fotos deles mais relaxados e à vontade.

Fotografe o seu veículo

fototurismo
Se estiver de bicicleta, moto, carro ou trailer, a fotografia que não pode faltar no álbum da viagem é a do seu veículo, porque ele é o seu parceiro de viagem. Uma maneira fácil de fazer isso é procurar edifícios com decorações coloridas. Coloque o seu veículo perto da decoração ou pintura, de preferência contra um pedaço de parede colorido liso e bom clique.

Acampamento
Se você for acampar com os amigos durante a viagem, passe um tempo extra olhando as pessoas através do visor da câmera. Em algum momento elas vão se ajoelhar para ajustar o ziper da tenda ou sorrir entre elas com um cenário maravilhoso de plano de fundo.

Quartos de hotel
Se você se hospedar em um hotel, experimente tirar fotografias das rotinas diárias, tais como planejamento de rotas, pessoas lendo um livro ou a chegada e saída de hospedes, com as malas e expressões faciais marcantes. Também esteja atento a pontos de vista originais, como reflexos em um espelho, tiro entre as pás do ventilador do teto ou também use o seu veículo como objeto de primeiro plano.

Pontos específicos da estrada
Quando você se deparar com um belo trecho da estrada, espere um objeto estar em movimento nela. Seja ele um automóvel ou uma pessoa. Se for necessário, espere algo passar pela estrada, com a câmera parada. Assim você estará preparado e pode clicar no momento certo. Estradas que começam em uma determinada largura e terminam em um ponto (linhas convergentes) dão a sua imagem um efeito tridimensional. Para enfatizar o efeito, tente fotografar com uma lente grande angular.

Crianças
Ao fotografar crianças, você tem que trabalhar rapidamente. As crianças têm atenção de curto prazo, depois de poucos segundos elas perdem o interesse e começam a olhar ao redor, ou procurar outra coisa para fazer. Tente segurar a atenção delas fazendo caretas ou mesmo conversando sobre um personagem de desenho que elas gostarem.

Saia do seu veículo para fotografar

fototurismo
Quando você vê uma imagem sensacional, desça do seu veículo e procure um ponto melhor ainda para fotografar aquela cena. Um mal de fotógrafos em viagens é achar que encontrou a imagem perfeita de primeira, porque tudo é novo e maravilhoso quando está viajando. Por isso, se você descer do veículo e procurar um pouquinho mais, terá uma fotografia muito melhor. Muitas vezes, você pode encontrá-la na forma de um objeto plano, ou um ângulo incomum da câmera. O tempo extra gasto geralmente se traduz em uma grande imagem que você vai querer pendurar em sua parede quando chegar em casa.

Tente, tente e tente novamente
Para ter ótimas fotos no seu fototurismo, fotografe a partir de muitas perspectivas diferentes, perceba outros pontos de vista e até mesmo experimente ângulos inusitados. Quando terminar, impiedosamente edite e apague as fotos até que você tenha aquela que melhor capture a cena. Em outras palavras: uma parte importante de ser um bom fotógrafo é mostrar apenas as suas melhores fotografias.

Profundidade de campo
Se no meio do seu fototurismo você encontrou um objeto inusitado, que vale ser fotografado, o primeiro passo é definir uma profundidade de campo pequena e colocar ele em primeiro plano. Fotografar com uma pequena profundidade de campo também é útil quando os colegas de fototurismo estão de pé na frente de paisagens incríveis, que serão enquadradas a espera do seu clique final.

Mantenha o simples
Em turismo, o que encanta é o cotidiano, o dia a dia, os detalhes da cultura local, por isso é melhor você manter o simples e capturar cada detalhe que muitas vezes passam despercebidos até mesmo pela comunidade local, mas carrega neles a identidade daquele lugar.
Agora que você já tem bastante informações sobre fototurismo, aproveite essas dicas e torne as fotografias das suas viagens muito mais técnicas. Acompanhe o nosso blog e fique por dentro de outras dicas!

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.