Home»Artigos de Foto e Vídeo»10 Coisas sobre fotografia infantil que você não sabia

10 Coisas sobre fotografia infantil que você não sabia

eMania https://blog.emania.com.br/content/uploads/2015/05/logotipo.png
eMania
5
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

A fotografia infantil às vezes pode ser uma tarefa desafiadora, uma vez que as crianças normalmente não gostam de posar para a câmera, especialmente, quando elas estão muito ocupadas, fazendo algo que gostam. Tudo acontece muito rápido, tornando extremamente complicado para o fotógrafo capturar o momento de forma adequada.

Por causa disso, muitos de nós acabamos com um par de fotografias infantis borradas e fora de foco. Por conta disto, talvez, você esteja se perguntando: como posso melhorar minhas habilidades em fotografia infantil para obter resultados satisfatórios?

Depois de percorrer toda a internet em busca de dicas sobre fotografia infantil e tirar fotos feito um louco de todas as crianças que atravessam o seu caminho, você precisa encontrar um artigo claro e específico que reúna todas as dicas para conseguir uma fotografia infantil deslumbrante.

Mas, antes deve compreender que a fotografia infantil vai muito além do que apenas pedir às crianças que olhem para a câmera e deem um sorriso. Um verdadeiro retrato irá refletir a personalidade, a energia de uma criança e singularidade que cada uma delas tem e suas alegrias.

Aqui está o resumo dos fatores mais importantes na fotografia infantil que você deve levar sempre em consideração:

  • Planejar o processo, conhecer a sua câmera e obter o equipamento certo
  • Conheça as crianças e aprenda a interagir e se conectar com elas
  • Seja criativo, imaginativo e divertido para tornar tudo mais agradável
  • Tenha os adereços para entreter a criança ou para melhorar o humor para a sessão de fotos
  • Descubra ângulos diferenciados ficando na altura dos pequenos
  • Escolha o local certo, roupas e horários adequados
  • Verifique se os pais da criança estão na mesma sintonia que você
  • Seja paciente e esteja pronto para mudanças de humor
  • Tire muitas fotos
  • Por fim, use o pós-processamento e retoques nas imagens com cautela

1.     Planeje o processo de sua fotografia infantil
fotografia infantil planejar

Mesmo que as coisas podem ficar um pouco fora de mão na fotografia infantil, tente planejar a sessão de fotos, tanto quanto você puder. Primeiro você precisa conhecer que tipo de equipamento será necessário para essa sessão de fotos em particular.

Se você está planejando filmar em ambientes fechados, mantenha todo o equipamento necessário com você. A luz dentro da casa ou do edifício não pode ser tão grande como ao ar livre e você pode precisar de equipamento fotográfico extra para fazer as coisas funcionarem. Quando estiver usando uma câmera de apontar e disparar, não é recomendado fotografar com ela dentro de casa, simplesmente porque essas câmeras produzem muito ruído em ambientes de pouca luz.

Para ter imagens de qualidade dentro de casa, você vai precisar de uma boa fonte de luz para iluminar as crianças e todo o ambiente. Capturar a fotografia infantil por uma grande janela ou uma sala bem iluminada pode ajudar muito. Mas, você também pode contar com o seu flash, e outros equipamentos de iluminação profissional se a luz natural estiver longe de seu alcance.

Já para a fotografia infantil ao ar livre, você deve conhecer as técnicas básicas de luz. Lembre-se que capturar imagens de encontro ao sol não é agradável, especialmente, se você não sabe como controlar manualmente a câmera.

Quais as configurações da câmera que você deveria usar?
fotografia infantil camera

Uma vez que as crianças são rápidas, dinâmicas e espontâneas, é praticamente impossível comandá-las a fazer o que você deseja. Configure sua câmera para um ambiente onde você será capaz de controlar o processo facilmente. O modo Prioridade de Abertura é extremamente recomendado para fotografia infantil, uma vez, que você será capaz de jogar com a profundidade de campo, alterar a abertura e deixar sua câmera escolher a velocidade do obturador mais indicada.

Em ambientes de pouca luz, você provavelmente terá de definir a sua abertura para o menor número possível, porém, uma lente rápida com uma abertura grande, como f / 1.4 ajuda muito a ter uma velocidade de obturador razoavelmente rápida. Se as imagens ficarem mais escuras e a luz começar a esgotar, aumente a sua configuração ISO um pouco. Mesmo que as imagens fiquem um pouco granuladas, você pode capturar uma imagem que pode valer a pena por toda a sessão de fotos.

Lembre-se, é melhor ter uma imagem nítida com mais ruído do que uma imagem livre de ruído, mas embaçada! Se sua câmera tem uma funcionalidade Auto ISO ative-a. Um pouco de ruído não é um grande negócio, no entanto, você pode se livrar dele no Lightroom ou Photoshop, por exemplo.

Quais são as melhores câmeras e lentes para a fotografia infantil?

Qualquer câmera vai funcionar bem, embora uma Câmera DSLR com uma lente de abertura rápida é altamente recomendado. Você não precisa o topo caro das DSLRs para isso, qualquer câmera digital SLR vai trabalhar muito para a fotografia infantil, afinal, a parte mais importante é a lente.

Lentes rápidas é uma obrigação, porque elas trabalham muito bem em ambientes escuros e fazem um trabalho fantástico ao isolar indivíduos e criar uma bela desfocagem do fundo, também conhecido como “bokeh“.

Existem milhares de opções de lentes para sua câmera DSLR, o seu orçamento disponível é que determinará sua aquisição. Entretanto, lembre-se que este é o ponto fundamental para tornar a sua fotografia infantil um sucesso, então, não economize neste aspecto.

Qual equipamento de iluminação devo usar para fotografar em ambientes fechados com pouca luz?
fotografia infantil iluminacao

Excelente pergunta! Se você não tem uma fonte grande e poderosa de luz para iluminar o quarto, como uma grande janela, sua única opção, infelizmente, será a utilização de um flash fotográfico / iluminação externa. Só não se esqueça que você não deve usar um flash embutido para qualquer tipo de retrato. O flash embutido na câmara cria sombras feias tanto na face como atrás das crianças, de modo que você não deve tentar usá-lo.

Para as salas com teto branco e não muito alto, uma boa maneira de iluminar o quarto é usar um flash externo montado na parte superior da câmera, com a cabeça do flash apontada para cima. O que isto significa, é que conduz a luz para o teto, dando sombras mais suaves.

Quando usar um flash, defina-o para o modo “TTL”, configure a sua câmera para o modo “Manual“, em seguida, ajuste a abertura para algo entre f / 2.8 e f / 5.6, a velocidade do obturador a 1/200 a 1/250 de segundo e o ISO para o menor número (ISO 100 ou ISO 200).

No modo “TTL”, a câmera determina automaticamente a potência do flash e dispara a quantidade certa para expor adequadamente a imagem. Fazer isso vai deixá-lo livre de problemas, funciona muito bem e oferece grandes resultados.

Para as câmeras DSLRs da Nikon, você deve olhar para os flashes SB-600 e SB-900, enquanto, que para as DSLRs da Canon, verifique os flashes externos 430 EXII e 580 EXII.

2.     Conheça as crianças e aprenda a interagir e se conectar com elas
fotografia infantil interacao

Quando você tiver tempo, tente conhecer a criança antes da sessão de fotos. Tente determinar o que a criança gosta, encontrar um terreno comum, ser seu amigo. Não seja outro adulto para lhe ditar o que fazer. Atenha-se ao seu nível de inocência, lúdico e torne a sessão de fotografia infantil mais agradável para os pequenos, faça os rir e mostre que podem confiar em você.

Ao contrário do que a maioria dos fotógrafos pensa, não há absolutamente nenhuma necessidade de pedir que a criança sorria para a câmera. Além de ter imagens maçantes e falsas, você não vai obter qualquer coisa de extraordinária, pois, a maioria dos álbuns de fotografia infantil tem uma imagem semelhante.

Deixe a criança brincar e se divertir, ser ela mesma, enquanto você faz o seu trabalho de fotógrafo infantil. Peça aos pais para ficar bem atrás de você, então, quando estiver tudo pronto, chame a criança você mesmo ou peça aos pais para fazer isso. Assim que a criança olhar para a câmera, ajuste o foco instantaneamente o mais próximo do olho e tire uma foto. Lembre-se, mesmo sem um sorriso você pode ter algumas imagens emocionantes, sensíveis e tocantes, mas, é importante construir um vínculo com a criança para obter os melhores resultados.

3.     Seja criativo, imaginativo e divertido
fotografia infantil criatividade

Storyboard: Para capturar realmente a personalidade da criança, a fotografia infantil deve estar no seu aspecto mais puro, capturando a criança enquanto ela está em movimento e brincando. Com isso, você terá, pelo menos, 3 a 4 grandes imagens com apenas 15 minutos para criar uma série de imagens em um quadro. Esta série de imagens cheias de ação conta uma história maior do que uma única imagem e também adiciona uma variedade ao seu produto final. Os pais amam estes tipos de tiros!

Tente mostrar o recurso emocional, sensibilidade e espontaneidade em suas imagens. Deixe a criança se conectar com você. Permita que a criança toque na parte de trás da sua câmera e mostre suas imagens no LCD. Os pequenos possuem uma curiosidade natural, aproveite isso para deixá-los mais a vontade com a sessão de fotografia infantil.

4.     Tenha os adereços para entreter a criança
fotografia infantil aderecos

Assim como os adultos, as crianças tendem a ficar nervosas depois de ver uma sala cheia de equipamentos ou uma pessoa estranha na família. Enquanto nós já sabemos que a ligação com a criança é essencial, ela também é útil para ajudá-los a ficar relaxados.

Dê-lhes algo para brincar, uma pessoa pode ter inúmeras opções para entreter as crianças. O primeiro passo é consultar os pais e descobrir o que seus filhos gostam de fazer, em seguida, certifique-se de que é você quem traz o material para fins de ligação. Mantenha alguns brinquedos como bolas, balões, doces, frutas sempre à mão. Enquanto você pode perfeitamente utilizar estes adereços em seus quadros, o principal objetivo é fazer com que a criança fique relaxada e distraia a sua mente durante a sessão de fotografia infantil.

5.     Descubra novos ângulos e perspectivas
fotografia infantil angulos

Embora seja uma regra comum você descer até ao nível dos olhos da criança com a sua câmera, a fim de obter imagens mais fantásticas, você também pode tentar um par de coisas contra essas regras comuns.

Tire algumas fotos de diversas perspectivas, capture os brinquedos e objetos da criança, experimente ângulos variados e, até mesmo, inusitados. Lembre-se, a criatividade é sua amiga, por isso, trabalhe com ela. Tenha em mente, que você está criando memórias para os próximos anos, em decorrência disto, a sensibilidade é uma grande parte da fotografia infantil e precisa estar evidente em suas imagens.

6.     Escolha o local certo, roupas e horário
fotografia infantil roupas

Local – A localização é muito importante para criar grandes imagens e você já deve ter lido isso em outro momento, mas, na fotografia infantil é especialmente verdade. Alguns pais deixam o fotógrafo escolher o local, outros querem fazer parte desta escolha.

De qualquer forma, apenas certifique-se de escolher a área com antecedência, não desperdice a oportunidade de viajar, se tiver tempo e meios para isso. Dessa forma, você vai conhecer melhor a região, identificar os melhores pontos para a sua fotografia infantil e, por fim, planejar melhor a fotografia infantil.

Planos de fundo – Ao tirar fotos, certifique-se de que não há distrações no fundo. Idealmente, a criança deve ser isolada do plano fundo, que deve aparecer agradavelmente macio e borrado. Preste atenção aos objetos ásperos e cores feias, tanto no fundo quanto nos arredores do cenário para a fotografia infantil ser mais eficaz.

Roupas – Eu aconselho a vestir a criança com algo que realmente combina com a sua personalidade. É o seu trabalho ser criativo e tentar coisas diferentes para ver se uma abordagem funciona melhor do que outra, então, diga aos pais para trazer roupas adicionais e outros itens, como chapéus, óculos de sol, etc. para fazer experimentos durante a sessão de fotografia infantil. Se você acreditar que a roupa não é muito atraente ou apropriada para o ambiente, converse com os pais e peça-lhes, gentilmente, para mudar a roupa, se for o caso, atribua algumas sugestões baseadas em sua experiência como fotógrafo infantil.

Horário – O horário é outro grande fator para imagens bem-sucedidas. Para evitar sombras e vários problemas de exposição, tente fotografar no início da manhã ou final da tarde. Dias nublados contribuem para um grande trabalho também, porque as nuvens ajudam a suavizar a luz.

7.     Verifique se os pais da criança estão no mesmo barco com você
fotografia infantil pais

Não presuma que os pais da criança compreendem e compartilham com as suas táticas e com a forma como você está tratando os seus filhos. Tire um tempo para explicar seus planos e sua abordagem para eles. Uma vez que eles estão confortáveis ​​e confiantes com o seu estilo e ideia, podem ajudá-lo muito durante todo o tempo de fotografia infantil.

Algumas crianças tendem a responder melhor ao fotógrafo se notarem que seus pais simpatizam com o profissional, ou seja, conquiste aos pais primeiramente para a simpatia da criança vir na sequência. Além disso, os pais podem atuar como intermediadores entre você e o pequeno, ajudando-os a interagir um com o outro e deixando tudo mais natural.

Outro ponto que você não pode negar é que os pais conhecem o seu próprio filho melhor do que ninguém, a dica deles pode ser indispensável na hora de compor uma fotografia infantil de sucesso sem muito trabalho.

8.     Seja paciente e esteja pronto para mudanças de humor
fotografia infantil paciencia

Ser um fotógrafo infantil não é uma tarefa fácil. As crianças são muito imprevisíveis, você não consegue sequer prever o comportamento dos seus filhos, se os tem, o que dirá de uma criança que acabou de conhecer.

Seja paciente, dê-lhes algum tempo para se acostumar com você e sua presença. Tranquilizar os pais e a criança principalmente irá tornar os seus investimentos em fotografia infantil mais fáceis e se você estiver paciente as coisas tendem a fluir melhor. Uma coisa especial em relação as crianças é que elas são muito sensíveis, com isso, podem notar o mínimo de estresse em seu comportamento e ficarem desconfortáveis por conta disto.

As crianças podem ficar muito temperamentais durante a sessão de fotografia infantil se elas estão cansadas ​​ou entediadas. Uma vez ou outra vão querer se levantar e ter sua atenção aprisionada, mesmo que temporariamente, por alguma coisa mais alegre em outro cômodo da casa.

Quando você perceber que está perdendo a atenção da criança, tente mudar a sua abordagem e atraí-lo de novo para a sessão de fotografia infantil. Alguns subornos do bem ajudam, mas, veja com os pais se permitem usar eles. Em último caso, se não conseguir capturar todas as imagens que precisa, marque uma sessão em outro dia, ou então, para mais tarde.

9.     Tire muitas fotos
fotografia infantil fotos

Sim, tirar muitas fotos é extremamente importante na fotografia infantil. Não basta sentar lá e esperar o melhor momento para pressionar o obturador da câmera, porque ele pode nunca aparecer. Tire muitas fotos, mude ângulos e capture ainda mais imagens, aproxime-se, afaste-se e continue disparando! Muito provavelmente, você terá uma abundância de imagens para selecionar a melhor delas a fim de fazer parte do resultado final de sua fotografia infantil.

Ah, e quando a criança estiver colaborando aproveite este momento para conseguir o máximo de fotos possíveis, afinal, você nunca sabe quando o humor dela mudará e a sessão de fotografia infantil chegará ao fim.

10.   Pós-processamento e retoque de imagem
fotografia infantil pos-processamento

Geralmente, recomendamos que não faça muito pós-processamento em suas imagens, principalmente, quando o seu trabalho render fotos bem compostas, que raramente precisam ser processadas.

A melhor parte da fotografia infantil é que as crianças não têm manchas ou imperfeições em qualquer parte, o que ajuda a descartar a edição de suas fotos, por isso, tente manter a imagem o mais natural possível.

Não há nada de errado em adicionar alguns retoques em sua fotografia infantil, mas, não fazê-lo pode poupar algumas horas de trabalho e, ao mesmo, o excesso de processamento será capaz de mudar a personalidade da criança e você não quer isso, estou certo?

Você pode precisar cortar a imagem, corrigir o ângulo e adicionar um pouco de vinhetas para destacar o tema no centro, neste caso, fique a vontade para editar as imagens. Mas, se puder deixar a fotografia infantil intacta é melhor!

É evidente, que em decorrência da impaciência das crianças será complicado ajustar a sua câmera adequadamente, algumas vezes, a configuração pode ser corrigida no pós-processamento. No entanto, quando puder conseguir a melhor composição na captura da imagem, o faça!

As dicas acima ajudam você a criar uma excelente fotografia infantil, como o protagonista da foto pode ser muito volátil, a última recomendação é tornar tudo o melhor possível para o seu astro.

Agora, se você é um fotógrafo infantil profissional, ajude a enriquecer esta discussão deixando a sua dica pessoal no campo abaixo, ou simplesmente, a sua opinião sobre artigo.

Post anterior

Então é Natal!

Próximo post

Uma exploração do estilo de David Lynch

O Autor

Nizar Escandar

Nizar Escandar

Editor Chefe do Blog eMania