Início » Google Photos causa revolta ao marcar “gorilas” em fotos com duas pessoas negras
Artigos de Foto e Vídeo

Google Photos causa revolta ao marcar “gorilas” em fotos com duas pessoas negras

Depois de um erro crasso cometido pela empresa de armazenamento online de fotos Flickr com relação a marcações “racistas” em suas fotos, em maio desse ano, agora foi a vez ...

Artigos de Foto e Vídeo

Google Photos causa revolta ao marcar “gorilas” em fotos com duas pessoas negras

Depois de um erro crasso cometido pela empresa de armazenamento online de fotos Flickr com relação a marcações “racistas” em suas fotos, em maio desse ano, agora foi a vez ...

Google-Photos-Post-02-07

Depois de um erro crasso cometido pela empresa de armazenamento online de fotos Flickr com relação a marcações “racistas” em suas fotos, em maio desse ano, agora foi a vez do Google Photos ter o mesmo tipo de equívoco relatado por um de seus usuários.

Enquanto visualizava as imagens de seu perfil no aplicativo, o norte-americano com ascendência haitiana Jerry Alciné reparou em algo extremamente constrangedor quando viu a tag inserida nas fotos em que aparecia com uma de suas amigas: Gorillas.

A indignação de Jacky foi relatada por ele mesmo no Twitter em uma série de postagens colocadas em sequência, sugerindo ainda em sua última mensagem que o programa não foi testado com pessoas negras:

Google-Photos-Post-1-02-07

“Google Photos, vocês são uma m… Minha amiga não é uma gorila.”

“P…, a única coisa sob essa marcação é minha amiga e eu sendo marcados como gorilas. Que p… é essa?”

“Que tipo de amostra vocês coletam para terem esse resultado?”

“E são somente as fotos que tenho com ela que está acontecendo isso (os resultados estão escondidos para preservar a identidade dela)”

“Apesar de eu querer entender COMO isso aconteceu, o maior problema é no POR QUE. Essa é a maneira que você determina o seu público-alvo.”

A repercussão do caso tomou proporções tamanhas que o arquiteto-chefe de redes sociais, Yonatan Zunger, respondeu Jacky no Twitter tendo ciência do problema e discordando da última insinuação do usuário.

Google-Photos-Post-2-02-07

“P… M…, aqui quem fala é o arquiteto-chefe do Google+. Não, esse não é o método de você determinar seu público-alvo. Isso está 100% incorreto.”

Em outras postagens, Zunger ainda disse que reuniu toda uma equipe de desenvolvimento para trabalhar em uma solução para o caso, bem como também melhorias para a marcação de longas expressões e reconhecimento de face aprimorado.


Alberto Barbosa

Formado em jornalismo no ano de 2012 pelo Centro Universitário FIAM, atuou em diversos segmentos da comunicação como editoras e sites de conteúdo esportivo. Foi editor e repórter do Universo dos Sports e hoje é, além de freelancer, Editor-Chefe do Futebol Latino e também do blog eMania.


Artigos relacionados