Fotojornalista das mais relevantes na história, a norte-americana Lee Miller, terá sua história de capítulos com inúmeras reviravoltas transformada em filme. Com direito, inclusive, a ter a famosa atriz Kate Winslet (a eterna Rose, de “Titanic”) como protagonista da obra.
De acordo com informações da emissora britânica Sky, as primeiras tomadas do filme que terá o nome de ‘Lee’ estão sendo feitas na Croácia. Nesse sentido, o foco da trama é na atuação de Lee Miller no período da Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945).
A família da fotojornalista está presente, por sinal, de maneira intensa na produção cinematográfica. Isso porque, como base de inspiração, a fonte é uma obra literária escrita pelo filho da fotojornalista. ‘As Vidas de Lee Miller’, com autoria de Anthony Penrose, foi publicada em 21 de setembro do ano passado.
Uma vida intensa
Miller viveu entre 1907 e 1977 onde os 70 anos de idade se notabilizam pela intensidade. Primeiro, diante de uma infância com a marca da benção e da maldição. Por um lado, a inspiração vinda do pai, também fotógrafo. Por outro, o incalculável trauma por ser vítima de estupro com apenas sete anos de idade.
Depois disso, Lee Miller viveu uma adolescência/fase adulta onde se tornou modelo fotográfica na mesma velocidade que decidiu ser fotógrafa.
Nova York, Paris, Cairo, Londres… a fotojornalista viveu diversos ambientes diversos. De proprietária de estúdio a criadora de técnicas fotográficas junto a nomes como Pablo Picasso e até a correspondente oficial na Segunda Guerra Mundial. A função, aliás, era exercida com tamanha competência para a revista Vogue ao ponto de ser considerada como correspondente oficial das Forças Armadas dos Estados Unidos. Não apenas no uso de suas fotografias, mas também de seus intensos relatos em textos.
A produção de ‘Lee’ conta com a experiência e capacidade técnica de Ellen Kuras, cineasta que conta no currículo com filmes como ‘Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (vencedor do Oscar de Melhor Roteiro em 2005) além de ‘Profissão de Risco, obra que tinha figuras de peso no elenco como Johnny Deep, Penélope Cruz e Ray Liotta.