A digitalização de filmes pode ser bem mais simples com o Pixl-latr

0 455

Existem diversas pessoas nas mais variadas áreas que persistem em utilizar técnicas mais rebuscadas ou mesmo que possuem idade para terem vivido o que pode ser chamado de fenômeno da tecnologia no antes e depois. Dentro do mundo da fotografia, isso evidentemente não é diferente e os antigos filmes usados nas câmeras que exigiam a revelação de suas fotos retratam muito bem esse processo.

Além do grande e meticuloso trabalho que era necessário para a revelação, quando atualmente fotógrafos ou entusiastas de imagens que só estão registradas nesses negativos tentam fazer a digitalização de filmes, eles percebem como pode ser difícil passar por esse processo. Pensando justamente nessa dificuldade, o proprietário de uma companhia de design, Hamish Gill, criou um mecanismo simples e aparentemente muito funcional, o Pixl-latr.

digitalizar-filmes-pode-se-tornar-bem-mais-simples-com-o-pixl-latr-1-eMania-18-06
Foto: Divulgação/Kickstarter

Através de somente algumas peças de ferro, alguns encaixes e um suporte que consegue fixar de maneira uniforme os filmes, você pode seja através de uma câmera fotográfica ou mesmo de seu smartphone fazer a digitalização de filmes sejam eles coloridos ou mesmo no formato em preto e branco. Não permitindo que excesso de luminosidade ou mesmo um posicionamento “curvo” do filme estrague o processo de reversão do negativo na imagem desejada.

Segundo a descrição do produto que nesse momento ainda está em fase de financiamento coletivo no site Kickstarter, os filmes suportados são os das categorias 35 mm, 120 mm (acima de 6×12) ou mesmo 5×4.

digitalizar-filmes-pode-se-tornar-bem-mais-simples-com-o-pixl-latr-eMania-18-06
Foto: Divulgação/Kickstarter

Após a compra do equipamento, as instruções dadas são apenas de posicionar o filme fixado no suporte em uma superfície clara e fazer a foto com sua câmera e/ou smartphone para posteriormente fazer a manipulação do negativo em qualquer programa de edição.

A previsão de custo feita por Hamish dentro da descrição do projeto era de que o valor do produto seria de 25 libras (algo em torno de R$ 124) desde que o mesmo atingisse o valor mínimo para seu financiamento. Algo que foi conseguido com bastante êxito.

digitalizar-filmes-pode-se-tornar-bem-mais-simples-com-o-pixl-latr-2-eMania-18-06
Foto: Divulgação/Kickstarter

Restando 29 dias para o término do prazo proposto, o orçamento de quase 14 mil dólares foi bastante superado, estando no mesmo de postagem desse conteúdo quase na casa dos 20 mil dólares.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.