O DNA DOS ESTABILIZADORES DE IMAGEM – GIMBAL

1 866

Olá para todos, depois  de uma longa pausa por questões profissionais, eu estou aqui de volta e muito feliz publicando posts com muitas informações do audiovisual, tanto na fotografia como na cinematografia. E dando início a este retorno, eu vou começar apresentando para vocês uma série de posts sobre estabilização de imagens. Neste primeiro post da série, eu vou explicar um pouco da origem dos estabilizadores de imagem. Vamos começar pelo “Estabilizador Gimbal” que muita gente se refere somente como um estabilizador de imagem que pode ser usado com uma câmera ou smartphone, mas ele mais que isto e está presente em vários setores a muito tempo. Para vocês terem uma ideia os primeiros gimbals surgiram na Grécia e na China por volta 200 a 300 aC.

Mas vamos lá, simplificando o gimbal é nada mais, nada menos que um suporte articulado que permite a rotação de um objeto em torno de um único eixo.

O gimbal já é utilizado pelo homem a bastante tempo, você vai encontra-los em bússolas, navios, aviões, foguetes, instrumentos de precisão e etc. Resumindo ele já está presente em nossas vidas bem antes de se tornar um cobiçado acessório de câmera.

O gimbal também esta presente a muito tempo na indústria cinematográfica. Você pode encontrar a presença dele no pioneiro sistema de estabilização de imagem criado por Garrett Brown em 1975. Eu estou me referindo do steadicam.

Em cabeças remotas giroscópicas utilizadas em guras:

 O steadicam é precursor e referencia em estabilização de imagem. Dele se originou todos os estabilizadores de imagem que conhecemos hoje, nos drones, estabilizadores para Câmeras DSLR e smartphones. E por causa deste suporte o “gimbal“, que os estabilizadores de imagem herdaram este nome!

No próximo post eu vou começar com os estabilizadores para celular.  Em especial eu apresento um modelo que eu recebi da eMania, o “ Zhiyun Smooth Q2“. Eu fiz um super review onde apresento as suas principais funções, explico a  importância de  um estabilizador que possuir 3 eixos e quais as situações para utilizar os seus 3 modos de operação. Mas confira lá tem muitos outros modelos de Gimbals para SmartPhone

Até o próximo post!

Abração para todos!

Fernando Rozzo

você pode gostar também
1 comentário
  1. […] o WEEBILL LAB e o CRANE 3 LAB . O Estabilizador Eletônico WEEBILL-S não substitui nenhum desses gimbals, é simplesmente uma nova adição à linha da fabricante. A Zhiyun já lançou mais de 15 […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.