São diversas as fotos históricas desde que a fotografia tornou-se uma forma de arte e comunicação acessível. Mas, qual a verdadeira história das fotografias mais famosas dos últimos cem anos? Afinal, por trás de cada clique, sempre há uma história. Por isso, vamos desvendar os acontecimentos que envolvem o momento decisivo de cada clique na série “A história por trás das fotografias famosas”. Hoje, contaremos a história da foto mais famosa do físico teórico alemão, Albert Einstein.
Um dos nomes mais proeminentes da história humana, ele é responsável pelos principais trabalhos sobre a teoria da relatividade geral. Conhecimento esse que, ao lado da mecânica quântica, se tornaram verdadeiros pilares da física moderna.
Contexto
A famosa e popular foto do cartaz de Einstein foi capturada em 14 de março de 1951. O autor foi um fotógrafo da United Press International (UPI), Arthur Sasse. Depois de evento na universidade de Princeton, em comemoração ao aniversário de 72 anos do físico, Sasse e outros fotógrafos o convenceram a sorrir para a câmera.
Segundo os relatos da época, registrados por pesquisadores, indicam que o fotógrafo e outros profissionais que acompanharam as solenidades durante o dia pediram para que Einstein sorrisse para as câmeras diversas vezes. Porém, sem nenhum sucesso.
Cansado de tentar sorrir o dia todo, ele gritou: “Já basta! É suficiente!”. Porém, as palavras não foram suficientes para conter a ferocidade dos fotógrafos. Então, ele pôs a língua para fora, como uma espécie de “protesto” na hora de ir embora.
Curiosamente, Albert Einstein gostou tanto da fotografia que pediu uma cópia ao fotógrafo e recortou a imagem de modo que mostrasse apenas seu rosto, fez várias cópias e enviou a imagem como cartões postais aos seus amigos. Será que naquela época o físico e ganhador do Prêmio Nobel, chegou a imaginar que aquela foto caricata seria uma marca em sua biografia? Provavelmente não.