Uma bonita iniciativa da fabricante de lentes alemã Leica chega a sua sexta edição. Trata-se do Leica Women Foto Project Award, concurso com foco no empoderamento feminino através da linguagem fotográfica.
Acompanhando a tendência de outras premiações, esse concurso trabalha no entorno de uma temática específica a cada ano. Assim, o tema em 2024 ficou definido da seguinte forma: Unidade Através da Diversidade. Expressão essa tão relevante em tempos atuais para a promoção de um mundo mais pacífico e tolerante nos mais diferentes aspectos.
Após o envio das imagens que sigam o tema descrito, haverá a avaliação feita por um corpo de 12 jurados. Os principais elementos avaliados em cada fotografia serão os seguintes:
- Qualidade;
- Profundidade do projeto;
- Comprometimento com a arte da fotografia.
Karin Kaufmann, diretora global das Galerias Leica, é uma das juradas do concurso e exaltou a oportunidade dada pela iniciativa. De acordo com sua avaliação, é empolgante a expectativa para saber como os participantes vão abordar o tema usando o poder da fotografia:
“A cada ano, testemunhamos histórias que não apenas cativam e inspiram, mas também desafiam e redefinem os limites da narrativa visual. Este projeto anual dá continuidade ao nosso compromisso de promover a diversidade e dar poder às vozes que precisam ser ouvidas. Estou entusiasmada para ver as poderosas narrativas que surgirão dos participantes deste ano e para apoiar sua jornada na formação do futuro da fotografia.”
Além da honraria em ser a vencedora de concurso com tamanho significado, o valor financeiro e de equipamentos do prêmio é considerável. Isso porque, além de uma câmera Leica SL3, a felizarda ganhará também uma lente Vario-Elmarit-SL 24-70mm f/2.8 ASPH bem como dez mil dólares (R$ 56,6 mil) em dinheiro.
Ponto a ser lamentado
Entretanto, a depender do seu país de moradia, saiba que a sua participação vai ficar para outra oportunidade. Afinal, o concurso só está aberto para participantes que vivem em Canadá (exceto Quebéc), Estados Unidos, México e Reino Unido. A saber, as inscrições vão até o dia 5 de novembro e a premiação ocorre no Dia Internacional da Mulher (8 de março), já em 2025.