Início » LENTE FOTOGRÁFICA OU CINEMATOGRÁFICA E SUAS CARACTERÍSTICAS – “A MONTAGEM”
Artigos de Foto e Vídeo

LENTE FOTOGRÁFICA OU CINEMATOGRÁFICA E SUAS CARACTERÍSTICAS – “A MONTAGEM”

Dando continuidade a série de posts “lente fotográfica ou cinematográfica e suas características”, onde falamos sobre a Distância Focal e o que são Prime Lens neste post eu vou explicar ...

Artigos de Foto e Vídeo

LENTE FOTOGRÁFICA OU CINEMATOGRÁFICA E SUAS CARACTERÍSTICAS – “A MONTAGEM”

Dando continuidade a série de posts “lente fotográfica ou cinematográfica e suas características”, onde falamos sobre a Distância Focal e o que são Prime Lens neste post eu vou explicar ...

Dando continuidade a série de posts “lente fotográfica ou cinematográfica e suas características”, onde falamos sobre a Distância Focal e o que são Prime Lens neste post eu vou explicar sobre as várias montagens das lentes de fotografia e das lentes de cinema.

 

Lentes Primes com várias montagens
Lentes Primes com várias montagens

A montagem de uma lente fotográfica ou cinematográfica,  é uma interface mecânica e elétrica entre o corpo da câmera e a lente. A montagem é uma exclusividade das câmeras que permitem a troca das lentes intercambiáveis Ele se limita a câmeras onde o corpo permite lentes intercambiáveis, geralmente os modelos de câmeras são:  Rangefinder, SLR (Single Lens Reflex) hoje em dia DSLR ou HDSLR e as câmeras de Cinema 16mm, 35mm, etc. . A montagem das lentes também existem para conectar componentes óticos em instrumentações que podem ou não envolver uma câmera, exemplos: Microscópios e Telescópios.

Microscópio com câmera acoplada
Microscópio com câmera acoplada
Telescópio com câmera acoplada
Telescópio com câmera acoplada

 

A montagem de uma lente fotográfica ou cinematográfica, pode ser do tipo “rosca” ou “baioneta”. Atualmente o tipo baioneta é o mais utilizado, pela precisão do alinhamento mecânico e elétrico entre a lente e o corpo da câmera e o seu sistema seguro de travamento.

Lente com montagem de rosca
Lente com montagem de rosca
Lente com montagem baioneta
Lente com montagem baioneta

As montagens de baioneta possuem um certo número de abas, geralmente são três em torno da base da lente, com um tamanho determinado pelo fabricante que se encaixam no bocal da frente da câmara digital. As abas são frequentemente “keyed“, e o que isto significa?  Além de encaixar a lente com o corpo da câmera por um sistema preciso, com uma única orientação, ela também possui um sistema de travamento, que assegura este encaixe. Uma vez inserida a lente ela é presa, rodando uma pequena quantidade, em seguida é bloqueada no por um pino ligado a um botão que possui uma mola nas câmeras fotográficas ou por um anel de bloqueio nas câmeras de cinema onde estes sistemas são utilizados para travar ou remover a lente.

Sistema de Baioneta (Montagem e Bocal) Minolta (SLR)
Sistema de Baioneta (Montagem e Bocal) Minolta (SLR)
Câmera Sony F55 com bocal PL ("Positive Lock")
Câmera Sony F55 com bocal PL (“Positive Lock”), com uma lente com a montagem (baioneta) PL (“Positive Lock”)

Cada fabricante (Sony, Nikon, Canon, a Contax / Yashica, Pentax, etc.) possui o seu modelo de montagem (baioneta), que são quase sempre incompatíveis, além das variações mecânicas e elétricas. Muitos alegam que essas incompatibilidades são devido ao desejo dos fabricantes de “fidelizar” (segurar no português claro) os consumidores junto sua marca.

Nas câmeras de cinema, as montagens mais populares em uso corrente no seguimento profissional são: a montagem criada pela  ARRIFLEX  a montagem PL ( “Positive Lock” ),  e a da  Panavision, a montagem PV. A montagem PL é usada tanto nas câmeras da ARRI, como em vários modelos de câmeras cinema digital, tais como a RED, BlackMagic, Canon, Sony, Panasonic etc. As montagens Panavision são usadas exclusivamente com lentes e câmeras Panavision, e só estão disponíveis para serem alugadas por uma locadora  Panavision, ao passo que a montagem PL é oferecida por uma grande variedade  de fabricantes de câmeras e lentes prime de cinema. Ambas montagens tanto com a da Panavision como a da ARRI,  são fixadas com pinos e anéis de bloqueio.

Lentes Prime Panavision / Montagem PV
Lentes Prime Panavision / Montagem PV
Lentes Master Prime ARRI-Carl Zeiss / Montagem PL
Lentes Master Prime ARRI-Carl Zeiss / Montagem PL (Positve Lock)

 

Lentes Prime Cooke Montagem PL (Positve Lock)
Lentes Prime Cooke / Montagem PL (Positve Lock)
Lentes Prime Leica Summicron-C / PL (Positve Lock)
Lentes Prime Leica Summicron-C / PL (Positve Lock)

 

Segue abaixo uma lista com as principais montagens de lentes fotográficas e de lentes de cinematográficas e outras categorias:

Fotográficas (Stills)

Canon EF  /  Canon EF-M  /  Canon EF-S  /  Canon FD  /  Canon FL

Contax N  /  Contax – Yashica baioneta  /  Baioneta Contax RF

Diana +  /  Exakta baioneta  /  Baioneta Quatro Terços

Fujica X baioneta / Fujifilm X-mount

Hasselblad V-mount

Konica F-mount  /  Konica AR-mount

Lente M39 montagem  /  Leica M montagem  /  Leica R baioneta  /  Leica S-mount  /  Leica T mount

M42  /  Mamiya baioneta

Minolta A-mount aka Sony A-mount  /  Minolta V-mount (Vectis)  /  Minolta SR-mount (MC / MD)

Miranda baioneta (todos Miranda câmeras teve uma dupla baioneta / M44 parafuso de montagem)

Nikon F-mount  /  Nikon S-mount  /  Nikon 1-mount

Olympus OM-mount  /  Pentacon 6 – P6

Pentax K  /  Pentax Q

Rollei QBM rápida baioneta

Sigma SA  /  Samsung NX-mount

T-mount (T-thread)  /  Topcon (Exakta) baioneta

Yashica AF (MA)

Cinematografia

  • Aaton universal
  • Arri baioneta
  • Arri PL  ( “Positive Lock” )
  • Padrão Arri
  • B4
  • BNCR
  • C mount
  • Kodak S-mount [1]
  • CA-1
  • PV (Panavision)
  • Sony FZ-mount

Universais (fotos e filme)

  • Micro Quatro Terços
  • Sony E-mount / A-mount
Uso Médico
  • Minolta SR-mount (MC / MD)
  • Olympus OM-mount
Uso Industrial
  • C mount
  • CS
  • Montar Front-placa
  • T-mount (T-thread)
  • Minolta A-mount
  • Nikon F-mount
  • S-mount (rosca M12)
CCTV
  • C mount
  • CS
  • D montagem
  • S-mount (rosca M12)
Uso Científico
  • C mount
  • CS

No próximo post continuando a série eu  vou escrever sobre fator crop e aspect ratio.

Até mais!

Abs!

Fernando Rozzo


Fernando Rozzo

Fernando Rozzo trabalha no mercado de vídeo e cinema há 32 anos. Começou sua carreira nos anos 80, fazendo parte de uma das mais importantes produtoras de vídeo de São Paulo, a Olhar Eletrônico, onde trabalhou ao lado de Fernando Meirelles e Marcelo Tas, atuando como câmera, ass.de câmera e programador musical dos programas Olho Mágico (Ernesto Varela) e Cri-Há (Bobmackjack). Em 1987 na TV Gazeta-SP, dirigiu e produziu os programas DJTV, Edição Especial, Clip Trip e Night Clip. Na área de cinema publicitário atuou nas principais produtoras tais como: Chroma Filmes, 5.6, TVC, Vídeo Filmes, O2 Filmes entre outras. Hoje atua no mercado de cinematografia digital como professor e consultor técnico. Na área pedagógica ministra a mais de 10 anos cursos e treinamentos para emissoras de TV, locadoras de equipamentos, produtoras de vídeo, museus, escolas e faculdades. Entre elas: MASP (Museu de Arte de SP), Mackenzie, Metodista, Fazendo Vídeo Cursos, TVE-Salvador, KN Vídeo-RJ, Studio Motion Treinamentos, Full Digital, JKL, Rentalcam, Bureau Cine e Vídeo. Entre 2014 e 2015, prestou serviços de consultoria técnica para Sony Latin America para a divulgação no Brasil da linha de câmeras fotográficas "A7 / A7r / A7s / A99 e A77" e para linha de câmeras de ação "ActionCam". Atualmente juntamente com a artista multimídia Regina de Barros é proprietário da produtora “Ottica AudioVisual”, especializada em documentação e produção de conteúdo no segmento das artes, é a editora da revista multimídia digital mensal: “Ottica Art Magazine! ”


Artigos relacionados