Dando continuidade a série de posts “lente fotográfica ou cinematográfica e suas características”, onde falamos sobre a Distância Focal e o que são Prime Lens neste post eu vou explicar sobre as várias montagens das lentes de fotografia e das lentes de cinema.
A montagem de uma lente fotográfica ou cinematográfica, é uma interface mecânica e elétrica entre o corpo da câmera e a lente. A montagem é uma exclusividade das câmeras que permitem a troca das lentes intercambiáveis Ele se limita a câmeras onde o corpo permite lentes intercambiáveis, geralmente os modelos de câmeras são: Rangefinder, SLR (Single Lens Reflex) hoje em dia DSLR ou HDSLR e as câmeras de Cinema 16mm, 35mm, etc. . A montagem das lentes também existem para conectar componentes óticos em instrumentações que podem ou não envolver uma câmera, exemplos: Microscópios e Telescópios.
A montagem de uma lente fotográfica ou cinematográfica, pode ser do tipo “rosca” ou “baioneta”. Atualmente o tipo baioneta é o mais utilizado, pela precisão do alinhamento mecânico e elétrico entre a lente e o corpo da câmera e o seu sistema seguro de travamento.
As montagens de baioneta possuem um certo número de abas, geralmente são três em torno da base da lente, com um tamanho determinado pelo fabricante que se encaixam no bocal da frente da câmara digital. As abas são frequentemente “keyed“, e o que isto significa? Além de encaixar a lente com o corpo da câmera por um sistema preciso, com uma única orientação, ela também possui um sistema de travamento, que assegura este encaixe. Uma vez inserida a lente ela é presa, rodando uma pequena quantidade, em seguida é bloqueada no por um pino ligado a um botão que possui uma mola nas câmeras fotográficas ou por um anel de bloqueio nas câmeras de cinema onde estes sistemas são utilizados para travar ou remover a lente.
Cada fabricante (Sony, Nikon, Canon, a Contax / Yashica, Pentax, etc.) possui o seu modelo de montagem (baioneta), que são quase sempre incompatíveis, além das variações mecânicas e elétricas. Muitos alegam que essas incompatibilidades são devido ao desejo dos fabricantes de “fidelizar” (segurar no português claro) os consumidores junto sua marca.
Nas câmeras de cinema, as montagens mais populares em uso corrente no seguimento profissional são: a montagem criada pela ARRIFLEX a montagem PL ( “Positive Lock” ), e a da Panavision, a montagem PV. A montagem PL é usada tanto nas câmeras da ARRI, como em vários modelos de câmeras cinema digital, tais como a RED, BlackMagic, Canon, Sony, Panasonic etc. As montagens Panavision são usadas exclusivamente com lentes e câmeras Panavision, e só estão disponíveis para serem alugadas por uma locadora Panavision, ao passo que a montagem PL é oferecida por uma grande variedade de fabricantes de câmeras e lentes prime de cinema. Ambas montagens tanto com a da Panavision como a da ARRI, são fixadas com pinos e anéis de bloqueio.
Segue abaixo uma lista com as principais montagens de lentes fotográficas e de lentes de cinematográficas e outras categorias:
Fotográficas (Stills)
Canon EF / Canon EF-M / Canon EF-S / Canon FD / Canon FL
Contax N / Contax – Yashica baioneta / Baioneta Contax RF
Diana + / Exakta baioneta / Baioneta Quatro Terços
Fujica X baioneta / Fujifilm X-mount
Hasselblad V-mount
Konica F-mount / Konica AR-mount
Lente M39 montagem / Leica M montagem / Leica R baioneta / Leica S-mount / Leica T mount
M42 / Mamiya baioneta
Minolta A-mount aka Sony A-mount / Minolta V-mount (Vectis) / Minolta SR-mount (MC / MD)
Miranda baioneta (todos Miranda câmeras teve uma dupla baioneta / M44 parafuso de montagem)
Nikon F-mount / Nikon S-mount / Nikon 1-mount
Olympus OM-mount / Pentacon 6 – P6
Pentax K / Pentax Q
Rollei QBM rápida baioneta
Sigma SA / Samsung NX-mount
T-mount (T-thread) / Topcon (Exakta) baioneta
Yashica AF (MA)
Cinematografia
- Aaton universal
- Arri baioneta
- Arri PL ( “Positive Lock” )
- Padrão Arri
- B4
- BNCR
- C mount
- Kodak S-mount [1]
- CA-1
- PV (Panavision)
- Sony FZ-mount
Universais (fotos e filme)
- Micro Quatro Terços
- Sony E-mount / A-mount
- Uso Médico
- Minolta SR-mount (MC / MD)
- Olympus OM-mount
- Uso Industrial
- C mount
- CS
- Montar Front-placa
- T-mount (T-thread)
- Minolta A-mount
- Nikon F-mount
- S-mount (rosca M12)
- CCTV
- C mount
- CS
- D montagem
- S-mount (rosca M12)
- Uso Científico
- C mount
- CS
No próximo post continuando a série eu vou escrever sobre fator crop e aspect ratio.
Até mais!
Abs!
Fernando Rozzo