Lente Sony FE 28mm f/2 (SEL28F20) – Review

1 19
Tempo de leitura: 7 minutos

A Lente Sony FE 28mm f/2 (SEL28F20) é uma lente prime grande angular compacta e acessível para Câmeras Mirrorless Sony, que é corrigida para uso em corpos com estrutura completa. O tamanho pequeno e leve fazem dele um companheiro perfeito para os corpos menores da Sony, enquanto um par de adaptadores opcionais o transforma em lente ultra wide de 21 mm ou uma olho-de-peixe de 16 mm. Pode não ter a melhor qualidade das lentes mais avançadas da Sony, mas o tamanho, peso e preço – para não mencionar a flexibilidade adicional dos adaptadores – são difíceis de discutir. De fato, junto com a Lente Sony FE 50mm f/1.8 (SEL50F18F) e a Lente Sony FE 85mm f/1.8 (SEL85F18), você pode ter um atraente trio de lentes primárias leves e de baixo custo.

Lente Sony FE 28mm f/2 (SEL28F20)

Introdução
A Lente Sony FE 28mm f/2 (SEL28F20) é uma lente grande angular padrão para as câmeras Mirrorless da Sony, e corrigida para uso em corpos full frame. Também conhecida como SEL28F20, a Lente Sony FE 28mm f/2 foi lançada em março de 2015 juntamente com a Lente Sony FE 90mm f/2.8 Macro G OSS (SEL90M28G) e Lente Sony Distagon T* FE 35mm f/1.4 ZA (SEL35F14Z). Ao contrário dessas outras duas lentes, a Lente Sony FE 28mm f/2 (SEL28F20) é uma opção muito menor, mais leve e mais acessível, voltada para aqueles que querem manter o tamanho total e os custos baixos.

A Lente Sony FE 28mm f/2 (SEL28F20) emprega nove elementos em oito grupos, tem nove lâminas de abertura e uma distância de focagem de armário de 0,29m ao usar AF ou 0,25m no foco manual. O barril da lente é um dos mais compactos do catálogo, medindo 64x60mm e pesando 200g, enquanto rosca frontal para filtros de Lente de 49mm. A lente pode ser uma das opções menores e mais acessíveis para a montagem FE, mas, como outros modelos, permanece com vedação contra intempéries. Um par de adaptadores opcionais também está disponível, o que transforma a lente ultra wide de 21 mm ou uma olho-de-peixe de 16 mm.

Lente Sony FE 28mm f/2 (SEL28F20)

Lente Sony FE 28mm f/2 (SEL28F20) pode não ser tão exótica nem tão bem corrigida quanto os irmãos mais sofisticados, mas, o que é mais importante, representa uma das poucas opções de baixo custo para os proprietários dos corpos sem espelho full frame da Sony; na verdade, apenas a Lente Sony FE 50mm f/1.8 (SEL50F18F)  é mais barata. Junte isso aos adaptadores opcionais para uma cobertura ainda mais ampla e você terá uma lente compacta, acessível e flexível, uma combinação vencedora.

Construção e Operação

Em 64x60mm de 200g, a Lente Sony FE 28mm f/2 (SEL28F20) veio com a proposta “mirrorless” de um sistema compacto e fácil de usar. Pequena e curta, ela equilibra bem com a Sony A7II ou a nova Sony A7III por ser leve e a pegada nas mãos fica justa, diminuta, como uma mini DSLR nas mãos. A ergonomia faz sentido neste caso: se usadas em modo totalmente automático, sem ajustar os dials, o conjunto fica gostoso de segurar, sem nada longe do alcance. Os ombros ficam flexionados com as mãos tão próximas, mas essa é a ideia.

Lente Sony FE 28mm f/2 (SEL28F20)

O design minimalista é parecido a linha “ZA”, mas faz de tudo para “empobrecer” o segmento de entrada. Vai embora o emblema azul da Zeiss e magicamente aparece um pedaço de plástico brilhante na frente. A parte traseira do corpo é do mesmo alumínio gerado da Lente Sony FE 55mm F/1.8 ZA Sonnar T* (SEL55F18Z), mas na frente o acabamento brilhante é “barato”. As marcações de especificação são decalcadas ao invés de gravadas no metal, e o look “barato” fica evidente. Continua bonita, mas não tão bem acabada.

Lente Sony FE 28mm f/2 (SEL28F20)

Do lado de fora o único controle é o anel de foco manual, totalmente eletrônico como a FE 55 ZA. E vou repetir os mesmos problemas: é praticamente impossível usá-lo com precisão sem hard stops ou janela de distância, e no grande angular é ainda mais difícil dizer que alguma coisa está acontecendo. A Sony espera que você se vire com o AF ou com o peaking, incompatível com quem quer “revolucionar” o mercado fotográfico. Menos não é mais quando falamos de uma ferramenta.

Lente Sony FE 28mm f/2 (SEL28F20)

Na frente a rosca de filtros é estranho porque é mais fundo que o elemento frontal, e a rosca termina abaixo do primeiro vidro. Com filtros grossos, com certeza as duas peças encostarão, então tomem cuidado. Mas este espaço está ali para encaixar os tais “conversores” Wide e Fisheye. São estas decisões que não fazem sentido na Sony: eles comprometem o uso com filtros mas abrem espaço para vender acessórios.


Lente Sony FE 28mm f/2 (SEL28F20)

Do lado de dentro o motor linear de foco é tão silencioso e rápido que questiono o esforço da Canon em vender os USM e o STM (ou mesmo a Nikon com o SWM). O AF das Sony FE são rápidos mas silenciosas, completamente quietas em comparação as concorrentes. E com a Sony A7II é veloz e preciso: apertou, focou, sem caçar. Dá pra confiar e se virar tranquilamente com esta Alpha pelo menos em modo single shot, para fotografias espontâneas na rua.

Lente Sony FE 28mm f/2 (SEL28F20)
“Naked Cowboy” com a Sony A7II + FE 28mm f/2 em f/8 1/125 ISO100.

Dentro o projeto óptico é complexo com nove elementos em oito grupos, sendo três deles esféricos (um “avançado”, que imagino ser híbrido) e duas peças UD. A abertura de nove lâminas é redonda para um bokeh teoricamente mais suave. E diz a Sony que a construção tem selagem de clima, mas, de novo, sem vedação na montagem. Ela vale o seu valor e se comporta bem nas mãos, sem firúlas para encantar o fotógrafo. Você fica livre pra pegar e usar, sem grandes expectativas.

Qualidade da Imagem

Lente Sony FE 28mm f/2 (SEL28F20)
“Yoga” em f/2 1/4000 ISO100. Todas as fotos com a Sony A7II; arquivos raw disponíveis no Patreon.

Sem intromissão da Zeiss, a Lente Sony FE 28mm f/2 (SEL28F20) tem uma performance muito mais orgânica e as fotos saem bem mais simpáticas que aquele olhar clínico da ZA 55. Os arquivos continuam escuros e com contraste alto direto da câmera, qualidade que estou atribuindo ao projeto mirrorless full frame como um todo. Mas as cores são vivas e a vinheta junto do bokeh esbanjam personalidade. Esta é daquelas objetivas curinga no lineup: o equipamento é descompromissado, mas os resultados impressionam pela clareza, cores saturadas e resolução alta.

Lente Sony FE 28mm f/2 (SEL28F20)
“Naked Cowboy II” em f/8 1/320 ISO100.

De novo a característica mais marcante das fotos é o look “low key”. Com um quadro escuro independente da exposição, as fotos direto da câmera tem contraste altíssimo. Não sei se a Sony programa as Sony A7 para preservar os destaques e escurecer a foto, mas os JPEG jogam fora qualquer informação nas sombras. É tudo preto e destaca demais contornos e sombras. Eu que fotografo em raw consigo “iluminar” a foto de volta no computador, mas direto da câmera os JPEG não tem salvação. É um look eletrônico, chapadão, que “vaza” tinta nas impressões sem correção.

Lente Sony FE 28mm f/2 (SEL28F20)
A diferença dos arquivos raw processados e JPEG direto da câmera: pelo menos tem salvação!

Com um pós-processamento relativamente pesado, puxando sliders além de +50 no Adobe Camera Raw, o poder dos Exmor aparece nas cores e na aparência mais realista das fotos. Com ajuda do computador eu consegui fotos agradáveis, vibrantes, próximas do real, um mundo de diferença a FE 55 ZA porque tudo é mais saturado, vivo, com amarelos que lembram o dia ensolarado que eu fiz as fotos. Dá pra ver que a Lente Sony FE 28mm f/2 (SEL28F20) é “neutra” porque registra tons de amarelo que a Zeiss joga fora, e prefiro esta flexibilidade no “post” do que o look cinzento da ZA.

Lente Sony FE 28mm f/2 (SEL28F20)
“Coney Island” em f/8 1/80 ISO100; cores, cores, cores… Aprende, Zeiss!

E não falta resolução na Lente Sony FE 28mm f/2 (SEL28F20), apesar do preço baixo. Mesmo em f/2 o quadro inteiro tem detalhes de sobra para impressões gigantes e é uma tranquilidade na hora de usar. Com o entardecer eu não tive “medo” de fotografar na abertura máxima, já que não há sinal de floração no centro e o astigmatismo é discreto nas bordas. Se houver algum ponto de luz brilhante em f/2, você verá o formato estranho ao redor do quadro. Mas é menor que qualquer grande angular f/1.4.

Lente Sony FE 28mm f/2 (SEL28F20)
“Times Square” em f/8 1/250 ISO100.

A Sony não se preocupou com a distorção geométrica, que obviamente foi deixada na óptica a fim de ser corrigida pelo BIONZ X. Eu que não uso qualquer correção via processador na câmera recebi arquivos raw totalmente distorcidos com a Lente Sony FE 28mm f/2 (SEL28F20), prova que fazer o grande angular no mirrorless full frame, pelo menos nessa faixa de preço, será complicadíssimo. Talvez por isso anunciaram os adaptadores Wide e Fish, como alternativa a distância focal nativa.

Lente Sony FE 28mm f/2 (SEL28F20)
“The Arts” em f/9 1/1000 ISO100; sem correção e mesmo assim não dá pra notar.

Por outro lado as aberrações cromáticas laterais estão invisíveis, incomum para o projeto de alta resolução. Não vi qualquer linha colorida ao redor do quadro por mais que eu tenha fotografado linhas contra a luz. O mesmo para o CA axial no bokeh, que é suave e isola o sujeito no grande angular, look único do full frame que a A7 + FE 28 faz muito bem. Você não isola completamente o sujeito, mas cria um segundo plano colorido para destacá-lo na foto.

Lente Sony FE 28mm f/2 (SEL28F20)
“10*St” em f/9 1/160 ISO100.

Enfim as cores que eu estava praticamente em depressão no review da 55 ZA voltaram com a 28 F2, e dá pra ter esperanças no formato FE e principalmente nos sensores Exmor. Realmente é um problema daquela objetiva da Zeiss: o look é chapadão e falta o “punch” que estou acostumado nas fotos “publicitárias” das Canon EOS. Mas a 28mm se saiu bem melhor com azuis no mesmo quadro que vermelhos, amarelos em dias ensolarados e tons de pele bem mais neutros. Não dá pra acreditar que os dois reviews foram com a mesma câmera, na mesma cidade, no mesmo dia.

Lente Sony FE 28mm f/2 (SEL28F20)
“Polar Bear II” em f/2 1/25 ISO50; grading flexível já que as cores estão no arquivo.

Conclusão da  Sony FE 28mm f/2 

A Lente Sony FE 28mm f/2 (SEL28F20) sim, tem performance para ganhar o status de “clássica”. As fotos tem personalidade e dá para associar o look vibrante, com vinheta acentuada e cores bacanas (com pós-processamento) diretamente a objetiva. É engraçado como ela fez pela metade do preço as fotos que a Sony FE 55mm f/1.8 ZA (SEL55F18Z) não fez: boas para impressão, com destaque para o sujeito, coloridas sem muito esforço. É simples sem encher o saco, e faz o trabalho.

Boas fotos!

1 comentário
  1. […] A Lente Sony FE 28mm f/2 (SEL28F20) é uma lente prime grande angular compacta e acessível para Câmeras Mirrorless Sony, que é corrigida para uso em corpos com estrutura completa. O tamanho pequeno e leve fazem dele um companheiro perfeito para os corpos menores da Sony, enquanto um par de adaptadores opcionais o transforma em lente ultra wide de 21 mm ou uma olho-de-peixe de 16 mm. Pode não ter a melhor qualidade das lentes mais avançadas da Sony, mas o tamanho, peso e preço – para não mencionar a flexibilidade adicional dos adaptadores – são difíceis de discutir. De Leia tudo… […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar Aceito Política de Privacidade