Lente Sony FE 50mm f/1.8 E-Mount Full Frame – Review

0 552

Muitas vezes, afirma-se que as lentes de 50 mm dão um campo de visão semelhante ao olho humano, embora dada a extensão da nossa visão periférica, isso é uma simplificação excessiva. Mas é verdade que as lentes em torno do suporte de 40-50mm tendem a trazer uma perspectiva muito natural das imagens, impondo a distorção de largo alcance de distâncias focais mais curtas, nem os efeitos de compressão típicos das telefotos. Por causa dessas qualidades, eles ganharam o rótulo ‘normal’.

No entanto, a tecnologia avançou desde que filmávamos filme e focalizamos manualmente. Nestes dias de zooms de alta qualidade, estabilização de imagem no corpo e capacidades ISO além dos sonhos dos usuários de filmes, as atrações da lente principal de 50mm são menos claras. A Lente Sony FE 50MM F/1.8 E-Mount Full Frame (SEL50F18F) ainda garante um lugar no kit do usuário das Câmeras Mirrorless Sony Alpha 7.

Lente Sony FE 50MM F/1.8 E-Mount Full Frame (SEL50F18F)

Mesmo com um olhar superficial, a Lente Sony FE 50MM F/1.8 E-Mount Full Frame (SEL50F18F) é excepcionalmente dimensionada para este tipo de lente. No entanto, um olhar dentro de seu tambor de 60mm de comprimento revela por que: há muito espaço vazio entre o suporte e o elemento traseiro. Em essência, a Sony fez uma versão adaptada de uma lente SLR, começando pelo clássico design Gauss duplo, com o qual os primos mais rápidos de 50 milímetros foram tradicionalmente baseados, depois adicionando um tubo adaptador para colocá-lo a distância certa do sensor.

Lente Sony FE 50MM F/1.8 E-Mount Full Frame (SEL50F18F)

Ainda não é tão simples, porque, enquanto a fórmula óptica de seis elementos e cinco grupos parece bastante padrão, a Sony empregou um elemento asférico na parte de trás, o que é muito menos comum. Em princípio, isso deve percorrer um longo caminho para eliminar a aberração esférica, que tende a ser um problema com primes rápidos, roubando imagens de sua nitidez em grandes aberturas. Também se afirma reduzir as aberrações, como em direção às bordas do quadro.

O diafragma de abertura consiste em sete lâminas curvas que são projetadas para manter uma abertura quase circular em configurações mais amplas para características de desfocagem mais atraentes. Na parte da frente, há uma rosca de filtro não rotativa de 49mm e uma montagem em baioneta para a fixação do capô cilíndrico ALC-SH146 incluído.

A lente pode ser usada nas câmeras E-mount APS-C da Sony, como o Sony a6300 e a Sony A6500 no qual dá um ângulo de visão equivalente a 75mm popular para imagens de pessoas. No entanto, ao contrário do OSS existente da Lente Sony E-S 50 mm f / 1.8, não há estabilização óptica, o que torna a lente FE uma opção menos prática para os usuários do formato menor. Claro, os usuários de modelos como a Câmera Sony Alpha 7 de segunda geração se beneficiarão da estabilização do corpo no corpo.

Lente Sony FE 50MM F/1.8 E-Mount Full Frame (SEL50F18F)

Pesando apenas 186g, a Lente Sony FE 50MM F/1.8 E-Mount Full Frame (SEL50F18F) é claramente leve, como lentes de quadro completo, graças à sua construção de barril predominantemente de plástico. O anel de foco manual finamente alinhado tem uma cobertura de plástico rígido, enquanto em um toque reconfortante, a montagem é de metal. A lente é menor que qualquer um dos zoológicos FE da Sony e, quando usada em um corpo da Câmera Alpha 7, faz uma configuração bastante compacta e discreta. No entanto, não é tão pequeno como a Lente Sony FE 35 mm f / 2,8 e a Lente Sony FE 28 mm f / 2 primos, que usam a ótica projetada para a distância do flange curto da E-mount.
Focagem

Uma característica da Lente Sony FE 50MM F/1.8 E-Mount Full Frame (SEL50F18F) que se passou das lentes tradicionais SLR de foco manual relaciona-se com a focagem. Ao contrário de projetos mais modernos, que empregam esmagadoramente foco interno de alta velocidade, a Lente Sony FE 50MM F/1.8 E-Mount Full Frame (SEL50F18F) e funciona ao espalhar toda a unidade óptica de volta e regular. De fato, na sua distância de foco mínima de 0.45m, à frente da lente se estende quase 1cm para frente de sua posição infinita. Esta abordagem não é um problema para focagem manual, mas acaba por ser ideal para autofoco.

Lente Sony FE 50MM F/1.8 E-Mount Full Frame (SEL50F18F)

Com assuntos estáticos, está lente não é muito prejudicial para o processo de fotografar. Felizmente, a precisão do foco é consistente, mesmo que você coloque a área AF em um alvo de alto contraste. Mas quando confrontado com a tentativa de obter um disparo rápido, isso também frequentemente não consegue reagir no tempo. Para fornecer algum contexto, a recente lente EF 50mm f/1.8 STM da Canon também usa um projeto Gauss de foco em unidade e duplo, mas é visivelmente mais silenciosa e rápida.

Você pode, é claro, focar manualmente, usando o anel largo e rotativo suavemente. Isso emprega um mecanismo de foco por fio que instrui o motor interno da lente a mover a unidade óptica. Como a maioria desses sistemas, ele permite uma focagem muito precisa quando usado em conjunto com as ajudas de foco da câmera, como vistas ampliadas e picos. Mas não é especialmente intuitivo – por exemplo, não há mudanças na resistência quando o foco atinge o final de sua viagem. Para ser justo, isso é comum com as lentes CSC, e você só terá mais foco manual tátil de projetos bastante elevado.

Lente Sony FE 50MM F/1.8 E-Mount Full Frame (SEL50F18F)
A distância focal de 50mm é ideal para a fotografia de rua.

Qualidade da imagem

A focagem da Lente Sony FE 50MM F/1.8 E-Mount Full Frame (SEL50F18F) sua qualidade óptica é excepcional. De fato, as imagens que ela cria são geralmente excelentes, Amplo aberto, combina nitidez impressionante no plano focal com um borrão de fundo atraente. Parado para suas aberturas ótimas, ela fornece excelentes níveis de detalhe em toda a estrutura. Esse comportamento é geralmente típico das lentes duplas de Gauss 50mm f/1.8 em geral, mas o elemento asférico parece estar fazendo seu trabalho e a nitidez dos cantos em aberturas grandes é bastante melhor do que o habitual para projetos que dependem exclusivamente de superfícies de lentes esféricas convencionais.

Lente Sony FE 50MM F/1.8 E-Mount Full Frame (SEL50F18F)
A grande abertura permite focagem seletiva com profundidade de campo superficial.
Lente Sony FE 50MM F/1.8 E-Mount Full Frame (SEL50F18F)
Lente Sony FE 1.8/50 f/11 com Câmera Sony a7

Um outro ponto é que as lentes são boas também em dar Disparos mais nítidos do que habituais quando parados consideravelmente, porque, embora o efeito de amaciamento da difração seja impossível de evitar, há poucas outras aberrações para agravá-lo.

A distorção é, para todos os efeitos, inexistente, assim como a aberração cromática lateral. A vinheta é bastante visível na Lente Sony FE 50MM F/1.8 E-Mount Full Frame, mas não é visivelmente censurável e acrescenta personagem a disparos de foco seletivo que muitas vezes ajuda a concentrar a atenção no assunto.

No entanto, há alguma aberração cromática longitudinal, que se manifesta como uma franja colorida em torno de destaques brilhantes ao fotografar em aberturas grandes, particularmente em áreas fora do foco da armação. Embora isso às vezes possa ser prejudicial às suas imagens e é difícil de remover no pós-processamento, você terá dificuldade em encontrar um melhor aperfeiçoamento corrigido neste tipo de preço.

Lente Sony FE 50MM F/1.8 E-Mount Full Frame (SEL50F18F)
A distância é excepcionalmente baixa, então as linhas retas permanecem retas.

Os fundos fora de foco geralmente são processados ​​sem problemas, embora destaques brilhantes tendem a surgir um pouco afiados e se tornem cada vez mais ovais à medida que você se desloca para fora do centro. No geral, A Lente Sony FE 50MM F/1.8 E-Mount Full Frame é capaz de dar imagens muito bonitas.

Nitidez, sombreamento e distorção

Nitidez: não há muito o que se queixar em termos de nitidez, com a lente fornecendo bons resultados bem abertos. Ele melhora progressivamente à medida que é interrompido, com as imagens muito mais nítidas obtidas em torno de f/5.6-f/11. Os cantos são imensuravelmente mais suaves do que o centro em todas as aberturas até f/8, mas graças ao elemento asférico, eles são melhores do que o que esperamos de um 50mm f/1.8 em grandes aberturas.

Lente Sony FE 50MM F/1.8 E-Mount Full Frame (SEL50F18F)
Nitidez, sombreamento e distorção

Linha contínua: Centro de linha pontilhada: Centro

Linha contínua: Centro

Linha Pontilhada: Canto

Sombreamento: Como de costume para este tipo de lente, a vinheta na fotografia é bastante óbvia em aberturas grandes, com um máximo de 1,5 paradas nos cantos da moldura em f / 1,8. Mas reduz-se rapidamente ao parar, caindo para apenas 0,6 paradas no f / 2.8 e desaparecendo inteiramente por f / 4.

Lente Sony FE 50MM F/1.8 E-Mount Full Frame (SEL50F18F)
F / 1.8
Lente Sony FE 50MM F/1.8 E-Mount Full Frame (SEL50F18F)
F / 2.8

Distorção

Normalmente, para um 50mm prime, a distorção é excepcionalmente baixa. Ao contrário de muitas lentes CSC, esta correção quase perfeita é inteiramente ótica e não depende de nenhuma compensação de software. Em conjunto com a distância focal normal da lente, isso resulta em assuntos desenhados de forma muito natural.

 

Conclusão

É fácil entender o que a Sony fez com essa lente FE 50mm f/1.8. Ao dar-lhe provado design Gauss duplo, a lente pode fornecer uma qualidade de imagem muito decente, o que significa que a empresa é poupada a necessidade de gastar recursos em desenvolver uma nova fórmula óptica. É adequado para gêneros onde a focagem rápida é desejável, como retrato de meio ambiente e fotografia de rua. Excelente qualidade de imagem de uma lente principal de grande abertura. Tradicionalmente, a Lente Sony FE 50MM F/1.8 E-Mount Full Frame oferece uma combinação de excelente qualidade de imagem e uma abertura máxima útil para disparos de pouca luz, ao mesmo tempo em que são mais compactas e menos onerosas em comparação com seus primos f / 1.4.
Características:

  • A lente principal de 50mm de comprimento normal foi projetada para câmeras sem espelho Sony E-mount, no entanto, também pode ser usada com modelos APS-C, onde proporcionará uma distância focal equivalente de 75mm.
  • Aberturas de abertura máxima f / 1.8 rápidas que trabalham em condições de iluminação difíceis e também oferece maior controle sobre a colocação de foco para trabalhar com técnicas de profundidade de campo superficial.
  • Um elemento asférico é incorporado no design da lente para reduzir astigmatismo, curvatura do campo, coma e outras aberrações monocromáticas.
  • A configuração óptica de duplo gauss ajuda a reduzir a curvatura e as distorções do campo para obter uma qualidade de imagem mais consistente da borda a borda.
  • O motor do atuador de CC oferece um desempenho de foco automático rápido, silencioso e preciso para se adequar a imagens de imagens e imagens.
  • A baioneta em metal oferece maior durabilidade e uma sensação sólida ao montar a lente.
  • O diafragma arredondado de sete lâminas contribui para uma qualidade de bokeh agradável ao empregar técnicas de foco seletivo.
  • Garantia nacional. Revendedor Autorizado Sony
você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.