O conjunto de países conhecido como União Soviética terminou há quase 35 anos atrás. Por sua vez, as câmeras mirrorless apareceram no ano de 2008 através da Panasonic Lumix G1. Com isso, soa como impossível imaginar que essas duas histórias possam se cruzar de alguma forma.
Porém, graças a iniciativa da empresa norte-americana IronGlass, uma série de lentes que remetem ao período soviético estarão aptas a serem usadas em câmeras mirrorless. Assim, com base em produtos consagrados como Mir-1B, Helios 44-2 e Jupiter-9, nasce a ousada série de equipamentos batizada de Air.
Além da ideia de adaptação em si já ter seu grau de ambição, existe outro ponto chamativo no cenário. Isso porque a ideia dos desenvolvedores do projeto é abarcarem profissionais da área do cinema que usam esse tipo de equipamento. Ou seja, pessoas que usam tais itens com alta exigência de recursos.

Com isso, a abordagem para o lançamento da IronGlass considera produtos de 37 mm, 58 mm e 85 mm. Nesse sentido, a produção de todos os equipamentos possuem uniformidade de diâmetro focal em 80 mm. Sendo que, para o futuro próximo, existe a previsão de outros seis modelos de lentes entrarem nesta mesma série. Ao que se sabem, elas devem abarcar distâncias focais que vão de 20 até 105 mm.
Diante dessa ação, quem ganha com a novidade da IronGlass são os portadores de uma série de câmeras mirrorless conhecidas. Alguns exemplos a serem citados são a Sony E, Nikon Z, Canon RF (L-Mount) e a Fujifilm GF.
