OS MELHORES FILMES SOBRE FOTOGRAFIA: SMASH HIS CAMERA

0 320

Friozinho aparecendo e não há nada melhor do que chegar em casa do trabalho ou esperar o final de semana para ver um bom filme debaixo das cobertas, certo? Pensando nisso, estamos fazendo um especial dos melhores filmes sobre fotografia já lançados. Hoje, falaremos um pouco sobre o documentário americano, Smash His Camera, com direção assinada por Leon Gast.

Smash His Camera  é um documentário  sobre a vida e  trabalho do conhecido paparazzo ainda vivo, Ron Galella (81 anos), um fotógrafo americano o qual usava lentes poderosas para fotografar celebridades. Ele tinha uma obsessão com Jacqueline Kennedy Onassis, que acabou levando-o duas vezes ao tribunal.

Um dos melhores atores de todos os tempos, Marlon Brando, quebrou o queixo do paparazzo uma vez. Inerentes à história deste notório fotógrafo são as questões complexas do direito à privacidade, à liberdade de imprensa e ao crescente culto às celebridades.

Ron Galella fotografava como um franco-atirador e fez de tudo para conseguir seus bons cliques, chegou a dormir com ratos por três dias. Durante uma entrevista, disse: “Amo o meu trabalho. Uma boa foto é a minha maior motivação, a única coisa que realmente importa”.

Leon Gast dirigiu tão bem esse documentário sobre Ron Galella, que ganhou o prêmio de melhor direção no Festival de Cinema de Sundance, no ano de 2010.  Estima-se que no porão da casa do fotógrafo, onde funciona seu escritório, há mais de 3 milhões de negativos arquivados em caixas.

Há fotos de Michael Jackson a Muhammad Ali, de Frank Sinatra a Whitney Houston. Assim como o francês Henri Cartier-Bresson, um dos maiores fotógrafos de todos os tempos, Ron Galella acredita na força do momento decisivo.

Desse modo, Smash His Camera nos leva a conhecer mais sobre a vida e os propósitos do primeiro paparazzo da história. Bem como, traz também uma reflexão ao culto extremo da nossa sociedade pelas imagens, principalmente das celebridades.

Ficha Técnica

Nome original: Smash His Camera (2010)

Diretor: Leon Gast

Trilha Sonora: David Wolfert, Craig Hazen

Duração: 87min

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.